Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Isabela Zaide Teixeira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32922
Resumo: O brincar sempre esteve presente na vida do homem. No entanto, as manifestações deste podem diferenciar de acordo com a sociedade, cultura e costumes, já sendo utilizado, por exemplo, tanto para homenagear os deuses quanto para fins políticos. Atualmente, a brincadeira infantil é influenciada pelos conteúdos transmitidos pelos meios de comunicação, sendo a competitividade um aspecto que pode ser prejudicial ao desenvolvimento da criatividade. Este trabalho tem, então, o objetivo de estudar algumas contribuições da psicologia analítica sobre o brincar no desenvolvimento infantil. Apesar de C. G. Jung não ter estudado profundamente a primeira metade da vida, mais especificamente sobre o desenvolvimento da psique infantil, alguns paralelos podem ser traçados no sentido de auxiliar na compreensão do brincar. Por este motivo, alguns analistas junguianos que trabalham diretamente com crianças utilizaram alguns conceitos psicanalíticos como suporte para o entendimento dos estados psíquicos infantis e, consequentemente, do brincar já que este é significativamente valorizado pela psicanálise. A partir do presente estudo, pode-se dizer que, ao brincar, a criança se expressa simbolicamente, ativando sua imaginação, o que permite seu contato com o Self e revela os conflitos psíquicos vivenciados por esta. Quando elaborados, a criança amplia a consciência que ainda está no início do seu desenvolvimento, indicando o caminho pelo qual está seguindo seu processo de individuação
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