Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32922 |
Resumo: | O brincar sempre esteve presente na vida do homem. No entanto, as manifestações deste podem diferenciar de acordo com a sociedade, cultura e costumes, já sendo utilizado, por exemplo, tanto para homenagear os deuses quanto para fins políticos. Atualmente, a brincadeira infantil é influenciada pelos conteúdos transmitidos pelos meios de comunicação, sendo a competitividade um aspecto que pode ser prejudicial ao desenvolvimento da criatividade. Este trabalho tem, então, o objetivo de estudar algumas contribuições da psicologia analítica sobre o brincar no desenvolvimento infantil. Apesar de C. G. Jung não ter estudado profundamente a primeira metade da vida, mais especificamente sobre o desenvolvimento da psique infantil, alguns paralelos podem ser traçados no sentido de auxiliar na compreensão do brincar. Por este motivo, alguns analistas junguianos que trabalham diretamente com crianças utilizaram alguns conceitos psicanalíticos como suporte para o entendimento dos estados psíquicos infantis e, consequentemente, do brincar já que este é significativamente valorizado pela psicanálise. A partir do presente estudo, pode-se dizer que, ao brincar, a criança se expressa simbolicamente, ativando sua imaginação, o que permite seu contato com o Self e revela os conflitos psíquicos vivenciados por esta. Quando elaborados, a criança amplia a consciência que ainda está no início do seu desenvolvimento, indicando o caminho pelo qual está seguindo seu processo de individuação |
id |
PUC_SP-1_f502a8ccb443d9727cf14fd430cea58c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/32922 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Assis, Fátima Regina Pires deMendonça, Isabela Zaide Teixeira de2023-06-20T18:15:04Z2023-06-20T18:15:04Z2013-08-15Mendonça, Isabela Zaide Teixeira de. Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32922O brincar sempre esteve presente na vida do homem. No entanto, as manifestações deste podem diferenciar de acordo com a sociedade, cultura e costumes, já sendo utilizado, por exemplo, tanto para homenagear os deuses quanto para fins políticos. Atualmente, a brincadeira infantil é influenciada pelos conteúdos transmitidos pelos meios de comunicação, sendo a competitividade um aspecto que pode ser prejudicial ao desenvolvimento da criatividade. Este trabalho tem, então, o objetivo de estudar algumas contribuições da psicologia analítica sobre o brincar no desenvolvimento infantil. Apesar de C. G. Jung não ter estudado profundamente a primeira metade da vida, mais especificamente sobre o desenvolvimento da psique infantil, alguns paralelos podem ser traçados no sentido de auxiliar na compreensão do brincar. Por este motivo, alguns analistas junguianos que trabalham diretamente com crianças utilizaram alguns conceitos psicanalíticos como suporte para o entendimento dos estados psíquicos infantis e, consequentemente, do brincar já que este é significativamente valorizado pela psicanálise. A partir do presente estudo, pode-se dizer que, ao brincar, a criança se expressa simbolicamente, ativando sua imaginação, o que permite seu contato com o Self e revela os conflitos psíquicos vivenciados por esta. Quando elaborados, a criança amplia a consciência que ainda está no início do seu desenvolvimento, indicando o caminho pelo qual está seguindo seu processo de individuaçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIABrincarCriançaDesenvolvimento infantilPsicologia analíticaBrincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALIsabela Zaide Teixeira de Mendonça - TCC.pdfapplication/pdf511561https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32922/1/Isabela%20Zaide%20Teixeira%20de%20Mendon%c3%a7a%20-%20TCC.pdf7a9e42b135c0d39800992a504f8ba8daMD51TEXTIsabela Zaide Teixeira de Mendonça - TCC.pdf.txtIsabela Zaide Teixeira de Mendonça - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain169228https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32922/2/Isabela%20Zaide%20Teixeira%20de%20Mendon%c3%a7a%20-%20TCC.pdf.txtc9f0948c28f57de264cf06e5ad31ef00MD52THUMBNAILIsabela Zaide Teixeira de Mendonça - TCC.pdf.jpgIsabela Zaide Teixeira de Mendonça - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32922/3/Isabela%20Zaide%20Teixeira%20de%20Mendon%c3%a7a%20-%20TCC.pdf.jpg9e48c5307ee8b1e837284e87f737e109MD53handle/329222023-06-21 01:04:41.693oai:repositorio.pucsp.br:handle/32922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-21T04:04:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil |
title |
Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil |
spellingShingle |
Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil Mendonça, Isabela Zaide Teixeira de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Brincar Criança Desenvolvimento infantil Psicologia analítica |
title_short |
Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil |
title_full |
Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil |
title_fullStr |
Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil |
title_full_unstemmed |
Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil |
title_sort |
Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil |
author |
Mendonça, Isabela Zaide Teixeira de |
author_facet |
Mendonça, Isabela Zaide Teixeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Assis, Fátima Regina Pires de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Isabela Zaide Teixeira de |
contributor_str_mv |
Assis, Fátima Regina Pires de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Brincar Criança Desenvolvimento infantil Psicologia analítica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Criança Desenvolvimento infantil Psicologia analítica |
description |
O brincar sempre esteve presente na vida do homem. No entanto, as manifestações deste podem diferenciar de acordo com a sociedade, cultura e costumes, já sendo utilizado, por exemplo, tanto para homenagear os deuses quanto para fins políticos. Atualmente, a brincadeira infantil é influenciada pelos conteúdos transmitidos pelos meios de comunicação, sendo a competitividade um aspecto que pode ser prejudicial ao desenvolvimento da criatividade. Este trabalho tem, então, o objetivo de estudar algumas contribuições da psicologia analítica sobre o brincar no desenvolvimento infantil. Apesar de C. G. Jung não ter estudado profundamente a primeira metade da vida, mais especificamente sobre o desenvolvimento da psique infantil, alguns paralelos podem ser traçados no sentido de auxiliar na compreensão do brincar. Por este motivo, alguns analistas junguianos que trabalham diretamente com crianças utilizaram alguns conceitos psicanalíticos como suporte para o entendimento dos estados psíquicos infantis e, consequentemente, do brincar já que este é significativamente valorizado pela psicanálise. A partir do presente estudo, pode-se dizer que, ao brincar, a criança se expressa simbolicamente, ativando sua imaginação, o que permite seu contato com o Self e revela os conflitos psíquicos vivenciados por esta. Quando elaborados, a criança amplia a consciência que ainda está no início do seu desenvolvimento, indicando o caminho pelo qual está seguindo seu processo de individuação |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-20T18:15:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-20T18:15:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Mendonça, Isabela Zaide Teixeira de. Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32922 |
identifier_str_mv |
Mendonça, Isabela Zaide Teixeira de. Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32922/1/Isabela%20Zaide%20Teixeira%20de%20Mendon%c3%a7a%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32922/2/Isabela%20Zaide%20Teixeira%20de%20Mendon%c3%a7a%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32922/3/Isabela%20Zaide%20Teixeira%20de%20Mendon%c3%a7a%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a9e42b135c0d39800992a504f8ba8da c9f0948c28f57de264cf06e5ad31ef00 9e48c5307ee8b1e837284e87f737e109 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278030581858304 |