As possíveis contribuições dos psicodramas públicos para a subjetividade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gisele Dias da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26288
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as características das subjetividades contemporâneas a partir da teoria do sociólogo Z. Bauman e refletir como os psicodramas públicos podem contribuir no resgaste da espontaneidade, fortalecimento/construção de vínculos e tomada de consciência de questões de interesses coletivos. A subjetividade humana é constituída por diversos fatores históricos e, para compreendê-la, foi feito um breve levantamento sobre a modernidade e a pós-modernidade para apontar as particularidades de cada período histórico e as afetações geradas nas vivências humanas. Para pensar e analisar o comportamento e as relações humanas contemporâneas, foi realizada uma análise documental da obra “Cidade Subjetiva” (2003) onde são mostradas cenas de diversos psicodramas públicos realizados no município de São Paulo em março de 2001, propostos pela então prefeita Marta Suplicy com o objetivo promover reflexões relacionadas a ética e a cidadania. A partir das cenas vistas sob um olhar do conteúdo teórico apresentado, é possível apontar algumas particularidades presentes nos indivíduos contemporâneos como a insegurança em relação aos espaços públicos e às outras pessoas da comunidade, fragilidade nas relações interpessoais fora do núcleo familiar e a dinâmica temporal da falta de tempo, etc. Por fim, percebeu-se que os sociodramas conseguiram provocar um início de um processo de conscientização e de constituição de vínculos entre os cidadãos, além de favorecer o surgimento de propostas coletivas concretas visando a transformação dos significados atribuídos aos espaços públicos e privados
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