O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucilene Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28361
Resumo: This monograph was developed in order to know a little more about what is the degree of importance that sports and games are in school life and student learning, since when we see a child playing make-believe we feel attracted by the representations it develops. This article aims to show the importance of play and games in schools for indigenous education. Through play and games, children develop knowledge, solve conflicts, experiencing sensations, deal with different feelings and learn to live and work with a group. While playing, the child is thinking, creating and developing, among other factors, the critical thinking. Playing is a daily reality in the lives of children. Play is not a prevented from exercising symbolic imagination, an instrument that provides them the means to assimilate to their real desires and interests. The play and the game are arguably the most natural way to awaken the child's attention to one activity. Games should be presented gradually, through the simple play, hone observation, comparison, imagination and reflection. Through fun activities, children develop oral language, attention, reasoning and the ability of handling, besides rescuing their potential and their knowledge. Develops the imagination, spontaneity, mental reasoning, attention, creativity, and both verbal expression and body
id PUC_SP-1_fca3d43c51ccabc8028ff4af3625e74b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28361
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Graciani, Maria Stela SantosSilva, Lucilene Santos2022-09-30T21:22:42Z2022-09-30T21:22:42Z2014-12-01Silva, Lucilene Santos. O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28361This monograph was developed in order to know a little more about what is the degree of importance that sports and games are in school life and student learning, since when we see a child playing make-believe we feel attracted by the representations it develops. This article aims to show the importance of play and games in schools for indigenous education. Through play and games, children develop knowledge, solve conflicts, experiencing sensations, deal with different feelings and learn to live and work with a group. While playing, the child is thinking, creating and developing, among other factors, the critical thinking. Playing is a daily reality in the lives of children. Play is not a prevented from exercising symbolic imagination, an instrument that provides them the means to assimilate to their real desires and interests. The play and the game are arguably the most natural way to awaken the child's attention to one activity. Games should be presented gradually, through the simple play, hone observation, comparison, imagination and reflection. Through fun activities, children develop oral language, attention, reasoning and the ability of handling, besides rescuing their potential and their knowledge. Develops the imagination, spontaneity, mental reasoning, attention, creativity, and both verbal expression and bodyEsta monografia foi desenvolvida com o objetivo de saber um pouco mais sobre qual é o grau de importância que os jogos e brincadeiras têm no cotidiano escolar e no aprendizado dos alunos, uma vez que quando vemos uma criança brincando de faz de conta sentimo-nos atraídos pelas representações que ela desenvolve. O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância das brincadeiras e jogos nas escolas de educação indígena. Através das brincadeiras e jogos, as crianças desenvolvem saberes, resolvem conflitos, experimentam sensações, lidam com diferentes sentimentos e aprendem a conviver e a cooperar com um grupo. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento critico. Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças. E para que brinquem é suficiente que não sejam impedidas de exercitar a imaginação simbólica, instrumento que lhes fornece os meios de assimilar o real aos seus desejos e aos seus interesses. A brincadeira e o jogo são sem dúvida a forma mais natural de despertar na criança a atenção para uma atividade. Os jogos devem ser apresentados gradativamente: por meio de o simples brincar, aprimorar a observação, comparação, imaginação e reflexão. Através das atividades lúdicas, as crianças desenvolvem a linguagem oral, a atenção, o raciocínio e a habilidade do manuseio, além de resgatar suas potencialidades e os seus conhecimentos. Desenvolve a imaginação, a espontaneidade, o raciocínio mental, a atenção, a criatividade e tanto a expressão verbal quanto a corporalporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOBrincadeiraEducaçãoTeoria histórico-culturalJogos e aprendizagemCultura indígenaBrincarCrianças indígenasRelações interculturaisEducação escolar indígenaJokeEducationCultural-historical theoryGames and learningIndigenous culturePlaying Indigenous childrenIntercultural relationsIndigenous School EducationO brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagemThe toy, the play and play in Indigenous education: as a tool and strengthening the teaching - learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLUCILENE SANTOS SILVA - TCC.pdfapplication/pdf3638390https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28361/1/LUCILENE%20SANTOS%20SILVA%20-%20TCC.pdfdf39f92ad3e57ae65d94228e573f847eMD51TEXTLUCILENE SANTOS SILVA - TCC.pdf.txtLUCILENE SANTOS SILVA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain180686https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28361/2/LUCILENE%20SANTOS%20SILVA%20-%20TCC.pdf.txtbc3394cc4ab13176d4946940bd28cc71MD52THUMBNAILLUCILENE SANTOS SILVA - TCC.pdf.jpgLUCILENE SANTOS SILVA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28361/3/LUCILENE%20SANTOS%20SILVA%20-%20TCC.pdf.jpg180d58baf913c38de8d9f8035d12f7ecMD53handle/283612022-10-01 01:04:29.258oai:repositorio.pucsp.br:handle/28361Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:04:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv The toy, the play and play in Indigenous education: as a tool and strengthening the teaching - learning
title O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem
spellingShingle O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem
Silva, Lucilene Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Brincadeira
Educação
Teoria histórico-cultural
Jogos e aprendizagem
Cultura indígena
Brincar
Crianças indígenas
Relações interculturais
Educação escolar indígena
Joke
Education
Cultural-historical theory
Games and learning
Indigenous culture
Playing Indigenous children
Intercultural relations
Indigenous School Education
title_short O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem
title_full O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem
title_fullStr O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem
title_full_unstemmed O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem
title_sort O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem
author Silva, Lucilene Santos
author_facet Silva, Lucilene Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Graciani, Maria Stela Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucilene Santos
contributor_str_mv Graciani, Maria Stela Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Brincadeira
Educação
Teoria histórico-cultural
Jogos e aprendizagem
Cultura indígena
Brincar
Crianças indígenas
Relações interculturais
Educação escolar indígena
Joke
Education
Cultural-historical theory
Games and learning
Indigenous culture
Playing Indigenous children
Intercultural relations
Indigenous School Education
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeira
Educação
Teoria histórico-cultural
Jogos e aprendizagem
Cultura indígena
Brincar
Crianças indígenas
Relações interculturais
Educação escolar indígena
dc.subject.eng.fl_str_mv Joke
Education
Cultural-historical theory
Games and learning
Indigenous culture
Playing Indigenous children
Intercultural relations
Indigenous School Education
description This monograph was developed in order to know a little more about what is the degree of importance that sports and games are in school life and student learning, since when we see a child playing make-believe we feel attracted by the representations it develops. This article aims to show the importance of play and games in schools for indigenous education. Through play and games, children develop knowledge, solve conflicts, experiencing sensations, deal with different feelings and learn to live and work with a group. While playing, the child is thinking, creating and developing, among other factors, the critical thinking. Playing is a daily reality in the lives of children. Play is not a prevented from exercising symbolic imagination, an instrument that provides them the means to assimilate to their real desires and interests. The play and the game are arguably the most natural way to awaken the child's attention to one activity. Games should be presented gradually, through the simple play, hone observation, comparison, imagination and reflection. Through fun activities, children develop oral language, attention, reasoning and the ability of handling, besides rescuing their potential and their knowledge. Develops the imagination, spontaneity, mental reasoning, attention, creativity, and both verbal expression and body
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-30T21:22:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-30T21:22:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Lucilene Santos. O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28361
identifier_str_mv Silva, Lucilene Santos. O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação indígena: como ferramenta de fortalecimento no ensino – aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28361/1/LUCILENE%20SANTOS%20SILVA%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28361/2/LUCILENE%20SANTOS%20SILVA%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28361/3/LUCILENE%20SANTOS%20SILVA%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df39f92ad3e57ae65d94228e573f847e
bc3394cc4ab13176d4946940bd28cc71
180d58baf913c38de8d9f8035d12f7ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277825560084480