Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Beatriz Caroline da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252359
Resumo: Estudar acerca dos povos indígenas é engrandecedor, pois é a cada estudo que aprendemos e nos instigam a valorizar a cultura dos povos originários, re(significando) nossa prática pedagógica. E com isso, os jogos e as brincadeiras advindas dos povos indígenas que fazem parte da nossa cultura, enquanto professores é nosso dever refletir e criticar as implicações, enquanto não indígenas, e o que fazemos para a valorização da cultura e luta daqueles que sofrem e são marginalizados por não ampliarmos nossos olhares. O objetivo deste estudo foi investigar a produção acadêmica no campo de estudos dos jogos e brincadeiras indígenas na escola, mediante revisão sistemática da literatura. Mapear e caracterizar os estudos no âmbito da produção acadêmica acerca dos jogos e brincadeiras indígenas no contexto escolar entre os anos de 2008 e 2020. Trata-se de uma pesquisa pautada na abordagem metodológica qualitativa de natureza descritiva e bibliográfica. Compreende-se que os jogos e as brincadeiras indígenas são proveitosas para o ensino-aprendizagem, ajudando na construção do pensamento crítico, relações culturais e históricas, e que a Educação Física é o componente curricular que está em destaque acerca dos trabalho realizados nas escolas para a valorização da cultura indígena. Logo, esse estudo proporciona novos olhares para a interculturalidade dos diversos jogos e brincadeiras indígenas, para que as crianças possam levantar questionamentos, mostrando a importância dessa temática ser levada ao espaço escolar.
id UNSP_9d161f3adfb66202659f8ab6ea34accd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252359
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literaturaIndigenous games at school: a systematic review of the literatureInterculturalidadeJogos e brincadeirasCultura IndígenaInterculturalityInterculturalityGamesIndigenous CultureEstudar acerca dos povos indígenas é engrandecedor, pois é a cada estudo que aprendemos e nos instigam a valorizar a cultura dos povos originários, re(significando) nossa prática pedagógica. E com isso, os jogos e as brincadeiras advindas dos povos indígenas que fazem parte da nossa cultura, enquanto professores é nosso dever refletir e criticar as implicações, enquanto não indígenas, e o que fazemos para a valorização da cultura e luta daqueles que sofrem e são marginalizados por não ampliarmos nossos olhares. O objetivo deste estudo foi investigar a produção acadêmica no campo de estudos dos jogos e brincadeiras indígenas na escola, mediante revisão sistemática da literatura. Mapear e caracterizar os estudos no âmbito da produção acadêmica acerca dos jogos e brincadeiras indígenas no contexto escolar entre os anos de 2008 e 2020. Trata-se de uma pesquisa pautada na abordagem metodológica qualitativa de natureza descritiva e bibliográfica. Compreende-se que os jogos e as brincadeiras indígenas são proveitosas para o ensino-aprendizagem, ajudando na construção do pensamento crítico, relações culturais e históricas, e que a Educação Física é o componente curricular que está em destaque acerca dos trabalho realizados nas escolas para a valorização da cultura indígena. Logo, esse estudo proporciona novos olhares para a interculturalidade dos diversos jogos e brincadeiras indígenas, para que as crianças possam levantar questionamentos, mostrando a importância dessa temática ser levada ao espaço escolar.Studying indigenous peoples is empowering, as each study teaches us and encourages us to value the culture of indigenous peoples, re(signifying) our pedagogical practice. And with that, the games that come from indigenous peoples who are part of our culture, as teachers it is our duty to reflect and criticize the implications, as non-indigenous people, and what it does to value culture and fight against those who suffer and they are marginalized because we do not broaden our views. The objective of this study was to investigate academic production in the field of studies of indigenous games at school, through a systematic literature review. Map and characterize studies within the scope of academic production on indigenous games in the school context between the years 2008 and 2020. This is research based on a qualitative methodological approach of a descriptive and bibliographic nature. It is understood that indigenous games are useful for teaching-learning, helping to build critical thinking, cultural and historical relationships, and that Physical Education is the curricular component that is highlighted in the work carried out in schools for the appreciation of indigenous culture. Therefore, this study provides new perspectives on the interculturality of different indigenous games, so that children can raise questions, showing the importance of this theme being taken to the school space.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Denise Aparecida [UNESP]Pereira, Beatriz Caroline da Silva2024-01-04T11:35:01Z2024-01-04T11:35:01Z2023-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Beatriz Caroline da Silva. Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252359DOIporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:29:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252359Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-12T06:29:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura
Indigenous games at school: a systematic review of the literature
title Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura
spellingShingle Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura
Pereira, Beatriz Caroline da Silva
Interculturalidade
Jogos e brincadeiras
Cultura Indígena
Interculturality
Interculturality
Games
Indigenous Culture
title_short Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura
title_full Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura
title_fullStr Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura
title_sort Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura
author Pereira, Beatriz Caroline da Silva
author_facet Pereira, Beatriz Caroline da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Denise Aparecida [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Beatriz Caroline da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Jogos e brincadeiras
Cultura Indígena
Interculturality
Interculturality
Games
Indigenous Culture
topic Interculturalidade
Jogos e brincadeiras
Cultura Indígena
Interculturality
Interculturality
Games
Indigenous Culture
description Estudar acerca dos povos indígenas é engrandecedor, pois é a cada estudo que aprendemos e nos instigam a valorizar a cultura dos povos originários, re(significando) nossa prática pedagógica. E com isso, os jogos e as brincadeiras advindas dos povos indígenas que fazem parte da nossa cultura, enquanto professores é nosso dever refletir e criticar as implicações, enquanto não indígenas, e o que fazemos para a valorização da cultura e luta daqueles que sofrem e são marginalizados por não ampliarmos nossos olhares. O objetivo deste estudo foi investigar a produção acadêmica no campo de estudos dos jogos e brincadeiras indígenas na escola, mediante revisão sistemática da literatura. Mapear e caracterizar os estudos no âmbito da produção acadêmica acerca dos jogos e brincadeiras indígenas no contexto escolar entre os anos de 2008 e 2020. Trata-se de uma pesquisa pautada na abordagem metodológica qualitativa de natureza descritiva e bibliográfica. Compreende-se que os jogos e as brincadeiras indígenas são proveitosas para o ensino-aprendizagem, ajudando na construção do pensamento crítico, relações culturais e históricas, e que a Educação Física é o componente curricular que está em destaque acerca dos trabalho realizados nas escolas para a valorização da cultura indígena. Logo, esse estudo proporciona novos olhares para a interculturalidade dos diversos jogos e brincadeiras indígenas, para que as crianças possam levantar questionamentos, mostrando a importância dessa temática ser levada ao espaço escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-09
2024-01-04T11:35:01Z
2024-01-04T11:35:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Beatriz Caroline da Silva. Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252359
DOI
identifier_str_mv PEREIRA, Beatriz Caroline da Silva. Jogos e brincadeiras indígenas na escola: um estudo de revisão sistemática da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
DOI
url https://hdl.handle.net/11449/252359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965599111053312