Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11217 |
Resumo: | This thesis analyses studies and researches about teaching and learning of geometric transformations. It has as objective to contribute to the reflection about how this issue must be incorporated to the courses of mathematics teachers formation. In order to accomplish that, it elects as the main question the identification of the acquaintance of the studied subject, in many different approaches, as part of the formation of these teachers. One of these lines is the mathematical knowledge itself, a corner stone in the teaching practice. However the study shows the importance of the knowledge in epistemological, didactic and curricular fields and specially the one which is built in the own classroom experience. It supports itself through a case study of a group of public mathematics teachers, graduated in Sciences and complementing their formation in a course ministered by Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
id |
PUC_SP-1_fe6822638a14272385e98d4b3cedb603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11217 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Pires, Celia Maria Carolinohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643Y2Mabuchi, Setsuko Takara2016-04-27T16:58:17Z2008-03-192000-10-20Mabuchi, Setsuko Takara. Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores. 2000. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11217This thesis analyses studies and researches about teaching and learning of geometric transformations. It has as objective to contribute to the reflection about how this issue must be incorporated to the courses of mathematics teachers formation. In order to accomplish that, it elects as the main question the identification of the acquaintance of the studied subject, in many different approaches, as part of the formation of these teachers. One of these lines is the mathematical knowledge itself, a corner stone in the teaching practice. However the study shows the importance of the knowledge in epistemological, didactic and curricular fields and specially the one which is built in the own classroom experience. It supports itself through a case study of a group of public mathematics teachers, graduated in Sciences and complementing their formation in a course ministered by Pontifícia Universidade Católica de São PauloEste trabalho analisa estudos e pesquisas sobre o ensino e aprendizagem das transformações geométricas no ensino fundamental e tem como finalidade contribuir para a reflexão de como este tema deve ser incorporado aos cursos de formação de professores de Matemática. Para isso elege como questão central, a identificação de que conhecimentos sobre o assunto, em diferentes âmbitos, devem fazer parte da formação desses professores. Um desses âmbitos é o próprio conhecimento matemático, fundamental para apoiar qualquer prática docente. O estudo mostra, porém, a importância de conhecimentos construídos na própria experiência de sala de aula. Apóia-se no estudo de caso de um grupo de professores de Matemática da rede pública, com licenciatura em Ciências e que complementavam sua formação em um curso na Pontifícia Universidade Católica de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22330/setsuko%20mabuchi.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoMatematica -- Estudo e ensinoProfessores de matematica -- Formacao profissionalEducacao matematicaEnsino fundamentalTransformacoes geometricasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICATransformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTsetsuko mabuchi.pdf.txtsetsuko mabuchi.pdf.txtExtracted texttext/plain413583https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/3/setsuko%20mabuchi.pdf.txt3194461320320340b1c04581a9be3f87MD53ORIGINALsetsuko mabuchi.pdfapplication/pdf1395860https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/1/setsuko%20mabuchi.pdf9c03c85c462ba2650513c8fade3a27c3MD51THUMBNAILsetsuko mabuchi.pdf.jpgsetsuko mabuchi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3607https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/2/setsuko%20mabuchi.pdf.jpg8e90a4f4eaec2a8195dc82b1229412b8MD52handle/112172022-04-28 04:18:33.126oai:repositorio.pucsp.br:handle/11217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:18:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores |
title |
Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores |
spellingShingle |
Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores Mabuchi, Setsuko Takara Matematica -- Estudo e ensino Professores de matematica -- Formacao profissional Educacao matematica Ensino fundamental Transformacoes geometricas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores |
title_full |
Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores |
title_fullStr |
Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores |
title_full_unstemmed |
Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores |
title_sort |
Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores |
author |
Mabuchi, Setsuko Takara |
author_facet |
Mabuchi, Setsuko Takara |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pires, Celia Maria Carolino |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643Y2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mabuchi, Setsuko Takara |
contributor_str_mv |
Pires, Celia Maria Carolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matematica -- Estudo e ensino Professores de matematica -- Formacao profissional Educacao matematica Ensino fundamental Transformacoes geometricas |
topic |
Matematica -- Estudo e ensino Professores de matematica -- Formacao profissional Educacao matematica Ensino fundamental Transformacoes geometricas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This thesis analyses studies and researches about teaching and learning of geometric transformations. It has as objective to contribute to the reflection about how this issue must be incorporated to the courses of mathematics teachers formation. In order to accomplish that, it elects as the main question the identification of the acquaintance of the studied subject, in many different approaches, as part of the formation of these teachers. One of these lines is the mathematical knowledge itself, a corner stone in the teaching practice. However the study shows the importance of the knowledge in epistemological, didactic and curricular fields and specially the one which is built in the own classroom experience. It supports itself through a case study of a group of public mathematics teachers, graduated in Sciences and complementing their formation in a course ministered by Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000-10-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-03-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Mabuchi, Setsuko Takara. Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores. 2000. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11217 |
identifier_str_mv |
Mabuchi, Setsuko Takara. Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores. 2000. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/3/setsuko%20mabuchi.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/1/setsuko%20mabuchi.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/2/setsuko%20mabuchi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3194461320320340b1c04581a9be3f87 9c03c85c462ba2650513c8fade3a27c3 8e90a4f4eaec2a8195dc82b1229412b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277946067681280 |