Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mabuchi, Setsuko Takara
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11217
Resumo: This thesis analyses studies and researches about teaching and learning of geometric transformations. It has as objective to contribute to the reflection about how this issue must be incorporated to the courses of mathematics teachers formation. In order to accomplish that, it elects as the main question the identification of the acquaintance of the studied subject, in many different approaches, as part of the formation of these teachers. One of these lines is the mathematical knowledge itself, a corner stone in the teaching practice. However the study shows the importance of the knowledge in epistemological, didactic and curricular fields and specially the one which is built in the own classroom experience. It supports itself through a case study of a group of public mathematics teachers, graduated in Sciences and complementing their formation in a course ministered by Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
id PUC_SP-1_fe6822638a14272385e98d4b3cedb603
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11217
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pires, Celia Maria Carolinohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643Y2Mabuchi, Setsuko Takara2016-04-27T16:58:17Z2008-03-192000-10-20Mabuchi, Setsuko Takara. Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores. 2000. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11217This thesis analyses studies and researches about teaching and learning of geometric transformations. It has as objective to contribute to the reflection about how this issue must be incorporated to the courses of mathematics teachers formation. In order to accomplish that, it elects as the main question the identification of the acquaintance of the studied subject, in many different approaches, as part of the formation of these teachers. One of these lines is the mathematical knowledge itself, a corner stone in the teaching practice. However the study shows the importance of the knowledge in epistemological, didactic and curricular fields and specially the one which is built in the own classroom experience. It supports itself through a case study of a group of public mathematics teachers, graduated in Sciences and complementing their formation in a course ministered by Pontifícia Universidade Católica de São PauloEste trabalho analisa estudos e pesquisas sobre o ensino e aprendizagem das transformações geométricas no ensino fundamental e tem como finalidade contribuir para a reflexão de como este tema deve ser incorporado aos cursos de formação de professores de Matemática. Para isso elege como questão central, a identificação de que conhecimentos sobre o assunto, em diferentes âmbitos, devem fazer parte da formação desses professores. Um desses âmbitos é o próprio conhecimento matemático, fundamental para apoiar qualquer prática docente. O estudo mostra, porém, a importância de conhecimentos construídos na própria experiência de sala de aula. Apóia-se no estudo de caso de um grupo de professores de Matemática da rede pública, com licenciatura em Ciências e que complementavam sua formação em um curso na Pontifícia Universidade Católica de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22330/setsuko%20mabuchi.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoMatematica -- Estudo e ensinoProfessores de matematica -- Formacao profissionalEducacao matematicaEnsino fundamentalTransformacoes geometricasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICATransformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTsetsuko mabuchi.pdf.txtsetsuko mabuchi.pdf.txtExtracted texttext/plain413583https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/3/setsuko%20mabuchi.pdf.txt3194461320320340b1c04581a9be3f87MD53ORIGINALsetsuko mabuchi.pdfapplication/pdf1395860https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/1/setsuko%20mabuchi.pdf9c03c85c462ba2650513c8fade3a27c3MD51THUMBNAILsetsuko mabuchi.pdf.jpgsetsuko mabuchi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3607https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/2/setsuko%20mabuchi.pdf.jpg8e90a4f4eaec2a8195dc82b1229412b8MD52handle/112172022-04-28 04:18:33.126oai:repositorio.pucsp.br:handle/11217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:18:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores
title Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores
spellingShingle Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores
Mabuchi, Setsuko Takara
Matematica -- Estudo e ensino
Professores de matematica -- Formacao profissional
Educacao matematica
Ensino fundamental
Transformacoes geometricas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores
title_full Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores
title_fullStr Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores
title_full_unstemmed Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores
title_sort Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores
author Mabuchi, Setsuko Takara
author_facet Mabuchi, Setsuko Takara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Celia Maria Carolino
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643Y2
dc.contributor.author.fl_str_mv Mabuchi, Setsuko Takara
contributor_str_mv Pires, Celia Maria Carolino
dc.subject.por.fl_str_mv Matematica -- Estudo e ensino
Professores de matematica -- Formacao profissional
Educacao matematica
Ensino fundamental
Transformacoes geometricas
topic Matematica -- Estudo e ensino
Professores de matematica -- Formacao profissional
Educacao matematica
Ensino fundamental
Transformacoes geometricas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This thesis analyses studies and researches about teaching and learning of geometric transformations. It has as objective to contribute to the reflection about how this issue must be incorporated to the courses of mathematics teachers formation. In order to accomplish that, it elects as the main question the identification of the acquaintance of the studied subject, in many different approaches, as part of the formation of these teachers. One of these lines is the mathematical knowledge itself, a corner stone in the teaching practice. However the study shows the importance of the knowledge in epistemological, didactic and curricular fields and specially the one which is built in the own classroom experience. It supports itself through a case study of a group of public mathematics teachers, graduated in Sciences and complementing their formation in a course ministered by Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-10-20
dc.date.available.fl_str_mv 2008-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mabuchi, Setsuko Takara. Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores. 2000. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11217
identifier_str_mv Mabuchi, Setsuko Takara. Transformações geométricas: a trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores. 2000. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/3/setsuko%20mabuchi.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/1/setsuko%20mabuchi.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11217/2/setsuko%20mabuchi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3194461320320340b1c04581a9be3f87
9c03c85c462ba2650513c8fade3a27c3
8e90a4f4eaec2a8195dc82b1229412b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277946067681280