AS TRANSFORMAÇÕES GEOMéTRICAS E OS FRISOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, David Antonio da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/373
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar como o uso dos frisos com a ajuda do software Cabri- Géomètre-II, contribuiu para articular e dar significado aos conceitos de translação, simetria axial e simetria central. O pressuposto é de que os frisos potencializam o estudo das geometrias das transformações. Os padrões presentes nos frisos são ricos elementos de contextualização das transformações geométricas em uma dimensão artística. Como resultado encontrou-se que a abordagem de diferentes transformações geométricas é favorecida com a introdução de frisos por meio de sequencias didáticas e o uso de alguns recursos tecnológicos.
id UFPA-6_dce996e7f1a4c29935657d46030337f6
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/373
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling AS TRANSFORMAÇÕES GEOMéTRICAS E OS FRISOS Transformações GeométricasFrisosEducação MatemáticaArteO objetivo deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar como o uso dos frisos com a ajuda do software Cabri- Géomètre-II, contribuiu para articular e dar significado aos conceitos de translação, simetria axial e simetria central. O pressuposto é de que os frisos potencializam o estudo das geometrias das transformações. Os padrões presentes nos frisos são ricos elementos de contextualização das transformações geométricas em uma dimensão artística. Como resultado encontrou-se que a abordagem de diferentes transformações geométricas é favorecida com a introdução de frisos por meio de sequencias didáticas e o uso de alguns recursos tecnológicos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2012-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/373REMATEC; v. 7 n. 10 (2012)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/373/373Copyright (c) 2012 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, David Antonio da2022-10-15T13:57:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/373Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:57:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv AS TRANSFORMAÇÕES GEOMéTRICAS E OS FRISOS
title AS TRANSFORMAÇÕES GEOMéTRICAS E OS FRISOS
spellingShingle AS TRANSFORMAÇÕES GEOMéTRICAS E OS FRISOS
Costa, David Antonio da
Transformações Geométricas
Frisos
Educação Matemática
Arte
title_short AS TRANSFORMAÇÕES GEOMéTRICAS E OS FRISOS
title_full AS TRANSFORMAÇÕES GEOMéTRICAS E OS FRISOS
title_fullStr AS TRANSFORMAÇÕES GEOMéTRICAS E OS FRISOS
title_full_unstemmed AS TRANSFORMAÇÕES GEOMéTRICAS E OS FRISOS
title_sort AS TRANSFORMAÇÕES GEOMéTRICAS E OS FRISOS
author Costa, David Antonio da
author_facet Costa, David Antonio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Transformações Geométricas
Frisos
Educação Matemática
Arte
topic Transformações Geométricas
Frisos
Educação Matemática
Arte
description O objetivo deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar como o uso dos frisos com a ajuda do software Cabri- Géomètre-II, contribuiu para articular e dar significado aos conceitos de translação, simetria axial e simetria central. O pressuposto é de que os frisos potencializam o estudo das geometrias das transformações. Os padrões presentes nos frisos são ricos elementos de contextualização das transformações geométricas em uma dimensão artística. Como resultado encontrou-se que a abordagem de diferentes transformações geométricas é favorecida com a introdução de frisos por meio de sequencias didáticas e o uso de alguns recursos tecnológicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/373
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/373/373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 7 n. 10 (2012)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004212273152