Ser criança: uma leitura fenomenológica da infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29076 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é analisar a possibilidade de uma compreensão aprofundada sobre os modos de ser da criança, a partir de uma perspectiva fenomenológica. Em caráter teórico, procuramos uma leitura alternativa as teorias desenvolvimentistas presentes na Psicologia desde o contexto de seu surgimento, de modo a ir além dos parâmetros de normatividade, reducionismo e determinismo presentes no paradigma moderno. Para tanto, retomamos e discutimos as concepções tradicionais dos fenômenos infantis, fundamentadas na herança filosófica ocidental, propondo o questionamento da noção de desenvolvimento, e a compreensão do amadurecimento enquanto trajetória. Nosso norte é a construção de um conhecimento que preserve a ordem do vivido, como pré-objetivo e não do que é representado conceitualmente. Na relação consigo próprio, com os outros e com as coisas, inerente à condição do humano, e aqui, particularmente aos modos de ser da criança, esta investigação parte de sua situação, compreendida em um sentido originário, em suas dimensões existenciais fundamentais: corporalidade, espacialidade e temporalidade, além da expressividade de sua existência. Aprofundamos compreensão da linguagem enquanto expressão de sua situação mundana, como processo pré-reflexivo. A pesquisa tem como objetivo investigar a vivência de amadurecimento na infância enquanto experiência sensível e criativa de mundo. Vislumbramos, desta maneira, a possibilidade de uma leitura diferenciada da infância em suas manifestações expressivas, alternativa à racionalização da infância, aparente tendência da Psicologia moderna. Tal reflexão nos parece possível a partir de uma aproximação de sua experiência de mundo, do seu ponto de vista, leitura que chamaremos de antropológica, ao considerá-la de seu ponto de vista e contextualizada cultural e historicamente |
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