O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716 |
Resumo: | O estudo objetiva analisar histórias de vida de professoras em escolas confessionais. Investiga de que forma essas mulheres construíram sua formação profissional e enfrentaram desafios. Fundamentado na Nova História Cultural, utiliza metodologia da História Oral, por meio da triangulação de fontes orais e escritas. Observa-se, no conjunto de análise, os desafios dessas mulheres em sua formação profissional – ser professora. |
id |
PUC_SP-2_09c44ceb0d96b22af0caa292524b6f1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22716 |
network_acronym_str |
PUC_SP-2 |
network_name_str |
Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade |
repository_id_str |
|
spelling |
O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educaçãoHistória da EducaçãoFormação profissionalSer ProfessoraO estudo objetiva analisar histórias de vida de professoras em escolas confessionais. Investiga de que forma essas mulheres construíram sua formação profissional e enfrentaram desafios. Fundamentado na Nova História Cultural, utiliza metodologia da História Oral, por meio da triangulação de fontes orais e escritas. Observa-se, no conjunto de análise, os desafios dessas mulheres em sua formação profissional – ser professora.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2015-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade; n. 13 (2014): Mulheres na história, v. 22176-4174reponame:Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidadeinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716/16455Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo MagalhãesFerro, Maria do Amparo Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T18:58:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22716Revistahttps://revistas.pucsp.br/cordisPUBhttps://revistas.pucsp.br/cordis/oai||revistacordis@pucsp.br2176-41742176-4174opendoar:2022-12-13T18:58:07Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação |
title |
O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação |
spellingShingle |
O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães História da Educação Formação profissional Ser Professora |
title_short |
O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação |
title_full |
O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação |
title_fullStr |
O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação |
title_full_unstemmed |
O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação |
title_sort |
O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação |
author |
Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães |
author_facet |
Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Ferro, Maria do Amparo Borges |
author_role |
author |
author2 |
Ferro, Maria do Amparo Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Ferro, Maria do Amparo Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Formação profissional Ser Professora |
topic |
História da Educação Formação profissional Ser Professora |
description |
O estudo objetiva analisar histórias de vida de professoras em escolas confessionais. Investiga de que forma essas mulheres construíram sua formação profissional e enfrentaram desafios. Fundamentado na Nova História Cultural, utiliza metodologia da História Oral, por meio da triangulação de fontes orais e escritas. Observa-se, no conjunto de análise, os desafios dessas mulheres em sua formação profissional – ser professora. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716/16455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade; n. 13 (2014): Mulheres na história, v. 2 2176-4174 reponame:Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade |
collection |
Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade |
repository.name.fl_str_mv |
Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacordis@pucsp.br |
_version_ |
1799128544470630400 |