O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferro, Maria do Amparo Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716
Resumo: O estudo objetiva analisar histórias de vida de professoras em escolas confessionais. Investiga de que forma essas mulheres construíram sua formação profissional e enfrentaram desafios. Fundamentado na Nova História Cultural, utiliza metodologia da História Oral, por meio da triangulação de fontes orais e escritas. Observa-se, no conjunto de análise, os desafios dessas mulheres em sua formação profissional – ser professora.
id PUC_SP-2_09c44ceb0d96b22af0caa292524b6f1e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22716
network_acronym_str PUC_SP-2
network_name_str Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
repository_id_str
spelling O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educaçãoHistória da EducaçãoFormação profissionalSer ProfessoraO estudo objetiva analisar histórias de vida de professoras em escolas confessionais. Investiga de que forma essas mulheres construíram sua formação profissional e enfrentaram desafios. Fundamentado na Nova História Cultural, utiliza metodologia da História Oral, por meio da triangulação de fontes orais e escritas. Observa-se, no conjunto de análise, os desafios dessas mulheres em sua formação profissional – ser professora.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2015-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade; n. 13 (2014): Mulheres na história, v. 22176-4174reponame:Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidadeinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716/16455Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo MagalhãesFerro, Maria do Amparo Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T18:58:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22716Revistahttps://revistas.pucsp.br/cordisPUBhttps://revistas.pucsp.br/cordis/oai||revistacordis@pucsp.br2176-41742176-4174opendoar:2022-12-13T18:58:07Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação
title O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação
spellingShingle O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação
Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães
História da Educação
Formação profissional
Ser Professora
title_short O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação
title_full O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação
title_fullStr O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação
title_full_unstemmed O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação
title_sort O ser/estar professora nos anos de 1940-1960: desafios de mulheres na história da educação
author Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães
author_facet Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães
Ferro, Maria do Amparo Borges
author_role author
author2 Ferro, Maria do Amparo Borges
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães
Ferro, Maria do Amparo Borges
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Formação profissional
Ser Professora
topic História da Educação
Formação profissional
Ser Professora
description O estudo objetiva analisar histórias de vida de professoras em escolas confessionais. Investiga de que forma essas mulheres construíram sua formação profissional e enfrentaram desafios. Fundamentado na Nova História Cultural, utiliza metodologia da História Oral, por meio da triangulação de fontes orais e escritas. Observa-se, no conjunto de análise, os desafios dessas mulheres em sua formação profissional – ser professora.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716
url https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22716/16455
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade; n. 13 (2014): Mulheres na história, v. 2
2176-4174
reponame:Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
collection Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
repository.name.fl_str_mv Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacordis@pucsp.br
_version_ 1799128544470630400