A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26895 |
Resumo: | Definem-se como “Cidades-Cinema”, para efeito de sistematização do vocabulário utilizado, as cidades idealizadas pelo Cinema a partir de produções fílmicas específicas. A ênfase recai sobre as cidades imaginárias produzidas pelas distopias futuristas encaminhadas pelo Cinema, examinando elementos de sua arquitetura, espacialidade, organização social, e buscando perceber a sua articulação com o roteiro do filme. A hipótese de trabalho apresentada é a de que as cidades imaginárias sempre expressam, de alguma forma, os medos, angústias, anseios, esperanças ou demandas da sociedade que as produziu. Neste sentido, operacionaliza-se aqui a postura metodológica que considera o real e o imaginário não como dimensões separáveis, mas complementares e constituintes de uma unidade complexa. O exemplo central examinado é o do filme Metrópolis, de Fritz Lang, realização máxima das distopias futuristas expressionistas |
id |
PUC_SP-2_ec1a7e4cf80bb9f37570611256e7e0a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26895 |
network_acronym_str |
PUC_SP-2 |
network_name_str |
Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade |
repository_id_str |
|
spelling |
A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XXCinemaCidadeFuturoImaginárioDistopiaDefinem-se como “Cidades-Cinema”, para efeito de sistematização do vocabulário utilizado, as cidades idealizadas pelo Cinema a partir de produções fílmicas específicas. A ênfase recai sobre as cidades imaginárias produzidas pelas distopias futuristas encaminhadas pelo Cinema, examinando elementos de sua arquitetura, espacialidade, organização social, e buscando perceber a sua articulação com o roteiro do filme. A hipótese de trabalho apresentada é a de que as cidades imaginárias sempre expressam, de alguma forma, os medos, angústias, anseios, esperanças ou demandas da sociedade que as produziu. Neste sentido, operacionaliza-se aqui a postura metodológica que considera o real e o imaginário não como dimensões separáveis, mas complementares e constituintes de uma unidade complexa. O exemplo central examinado é o do filme Metrópolis, de Fritz Lang, realização máxima das distopias futuristas expressionistasPontifícia Universidade Católica de São Paulo2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26895Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade; n. 15 (2015): História e Cinema2176-4174reponame:Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidadeinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26895/pdfBarros, José D'Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T18:58:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26895Revistahttps://revistas.pucsp.br/cordisPUBhttps://revistas.pucsp.br/cordis/oai||revistacordis@pucsp.br2176-41742176-4174opendoar:2022-12-13T18:58:09Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX |
title |
A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX |
spellingShingle |
A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX Barros, José D'Assunção Cinema Cidade Futuro Imaginário Distopia |
title_short |
A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX |
title_full |
A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX |
title_fullStr |
A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX |
title_full_unstemmed |
A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX |
title_sort |
A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX |
author |
Barros, José D'Assunção |
author_facet |
Barros, José D'Assunção |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, José D'Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Cidade Futuro Imaginário Distopia |
topic |
Cinema Cidade Futuro Imaginário Distopia |
description |
Definem-se como “Cidades-Cinema”, para efeito de sistematização do vocabulário utilizado, as cidades idealizadas pelo Cinema a partir de produções fílmicas específicas. A ênfase recai sobre as cidades imaginárias produzidas pelas distopias futuristas encaminhadas pelo Cinema, examinando elementos de sua arquitetura, espacialidade, organização social, e buscando perceber a sua articulação com o roteiro do filme. A hipótese de trabalho apresentada é a de que as cidades imaginárias sempre expressam, de alguma forma, os medos, angústias, anseios, esperanças ou demandas da sociedade que as produziu. Neste sentido, operacionaliza-se aqui a postura metodológica que considera o real e o imaginário não como dimensões separáveis, mas complementares e constituintes de uma unidade complexa. O exemplo central examinado é o do filme Metrópolis, de Fritz Lang, realização máxima das distopias futuristas expressionistas |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26895 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26895/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade; n. 15 (2015): História e Cinema 2176-4174 reponame:Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade |
collection |
Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade |
repository.name.fl_str_mv |
Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacordis@pucsp.br |
_version_ |
1799128544494747648 |