A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, José D'Assunção
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26895
Resumo: Definem-se como “Cidades-Cinema”, para efeito de sistematização do vocabulário utilizado, as cidades idealizadas pelo Cinema a partir de produções fílmicas específicas. A ênfase recai sobre as cidades imaginárias produzidas pelas distopias futuristas encaminhadas pelo Cinema, examinando elementos de sua arquitetura, espacialidade, organização social, e buscando perceber a sua articulação com o roteiro do filme. A hipótese de trabalho apresentada é a de que as cidades imaginárias sempre expressam, de alguma forma, os medos, angústias, anseios, esperanças ou demandas da sociedade que as produziu. Neste sentido, operacionaliza-se aqui a postura metodológica que considera o real e o imaginário não como dimensões separáveis, mas complementares e constituintes de uma unidade complexa. O exemplo central examinado é o do filme Metrópolis, de Fritz Lang, realização máxima das distopias futuristas expressionistas
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