A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Marcos dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944
Resumo: Na política educacional brasileira, o diploma de licenciatura constitui umatitulação acadêmica de nível superior que não apenas significa a conclusãode um ciclo formal de estudos, mas, sobretudo, um ato performativo quetransforma, automaticamente, o graduado em um profissional habilitadopara atuar como professor de determinada disciplina na educação básica.Neste artigo, problematizou-se se a concessão do diploma de licenciadoem Letras significa que todas as condições básicas necessárias para aformação profissionalizante inicial do professor de língua portuguesaforam atendidas. O quadro teórico conceitual que fundamentou a análise ediscussão das práticas de formação foi apresentado através da exposiçãocrítica das principais perspectivas de formação docente que influenciamo debate no âmbito acadêmico. A avaliação do caráter performativo dalicenciatura se deu por meio da triangulação de três diferentes eixos: alegislação educacional, os objetivos do ensino na educação básica e aformação universitária do professor. Concluiu-se que a performatividadeda licenciatura em Letras não é acompanhada de uma profissionalizaçãoefetiva.
id PUC_SP-4_4a10e425fc3823a8cdcfc8d460c31653
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40944
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua PortuguesaFormação docente. Licenciatura em Letras. Profissionalização do professorNa política educacional brasileira, o diploma de licenciatura constitui umatitulação acadêmica de nível superior que não apenas significa a conclusãode um ciclo formal de estudos, mas, sobretudo, um ato performativo quetransforma, automaticamente, o graduado em um profissional habilitadopara atuar como professor de determinada disciplina na educação básica.Neste artigo, problematizou-se se a concessão do diploma de licenciadoem Letras significa que todas as condições básicas necessárias para aformação profissionalizante inicial do professor de língua portuguesaforam atendidas. O quadro teórico conceitual que fundamentou a análise ediscussão das práticas de formação foi apresentado através da exposiçãocrítica das principais perspectivas de formação docente que influenciamo debate no âmbito acadêmico. A avaliação do caráter performativo dalicenciatura se deu por meio da triangulação de três diferentes eixos: alegislação educacional, os objetivos do ensino na educação básica e aformação universitária do professor. Concluiu-se que a performatividadeda licenciatura em Letras não é acompanhada de uma profissionalizaçãoefetiva.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2019-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 4 (2018)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944/27629Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessBispo, Marcos dos Santos2019-02-06T20:25:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40944Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2019-02-06T20:25:35DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa
title A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa
spellingShingle A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa
Bispo, Marcos dos Santos
Formação docente. Licenciatura em Letras. Profissionalização do professor
title_short A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa
title_full A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa
title_fullStr A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa
title_sort A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa
author Bispo, Marcos dos Santos
author_facet Bispo, Marcos dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo, Marcos dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Licenciatura em Letras. Profissionalização do professor
topic Formação docente. Licenciatura em Letras. Profissionalização do professor
description Na política educacional brasileira, o diploma de licenciatura constitui umatitulação acadêmica de nível superior que não apenas significa a conclusãode um ciclo formal de estudos, mas, sobretudo, um ato performativo quetransforma, automaticamente, o graduado em um profissional habilitadopara atuar como professor de determinada disciplina na educação básica.Neste artigo, problematizou-se se a concessão do diploma de licenciadoem Letras significa que todas as condições básicas necessárias para aformação profissionalizante inicial do professor de língua portuguesaforam atendidas. O quadro teórico conceitual que fundamentou a análise ediscussão das práticas de formação foi apresentado através da exposiçãocrítica das principais perspectivas de formação docente que influenciamo debate no âmbito acadêmico. A avaliação do caráter performativo dalicenciatura se deu por meio da triangulação de três diferentes eixos: alegislação educacional, os objetivos do ensino na educação básica e aformação universitária do professor. Concluiu-se que a performatividadeda licenciatura em Letras não é acompanhada de uma profissionalizaçãoefetiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944/27629
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 4 (2018)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129303274749952