A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944 |
Resumo: | Na política educacional brasileira, o diploma de licenciatura constitui umatitulação acadêmica de nível superior que não apenas significa a conclusãode um ciclo formal de estudos, mas, sobretudo, um ato performativo quetransforma, automaticamente, o graduado em um profissional habilitadopara atuar como professor de determinada disciplina na educação básica.Neste artigo, problematizou-se se a concessão do diploma de licenciadoem Letras significa que todas as condições básicas necessárias para aformação profissionalizante inicial do professor de língua portuguesaforam atendidas. O quadro teórico conceitual que fundamentou a análise ediscussão das práticas de formação foi apresentado através da exposiçãocrítica das principais perspectivas de formação docente que influenciamo debate no âmbito acadêmico. A avaliação do caráter performativo dalicenciatura se deu por meio da triangulação de três diferentes eixos: alegislação educacional, os objetivos do ensino na educação básica e aformação universitária do professor. Concluiu-se que a performatividadeda licenciatura em Letras não é acompanhada de uma profissionalizaçãoefetiva. |
id |
PUC_SP-4_4a10e425fc3823a8cdcfc8d460c31653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40944 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua PortuguesaFormação docente. Licenciatura em Letras. Profissionalização do professorNa política educacional brasileira, o diploma de licenciatura constitui umatitulação acadêmica de nível superior que não apenas significa a conclusãode um ciclo formal de estudos, mas, sobretudo, um ato performativo quetransforma, automaticamente, o graduado em um profissional habilitadopara atuar como professor de determinada disciplina na educação básica.Neste artigo, problematizou-se se a concessão do diploma de licenciadoem Letras significa que todas as condições básicas necessárias para aformação profissionalizante inicial do professor de língua portuguesaforam atendidas. O quadro teórico conceitual que fundamentou a análise ediscussão das práticas de formação foi apresentado através da exposiçãocrítica das principais perspectivas de formação docente que influenciamo debate no âmbito acadêmico. A avaliação do caráter performativo dalicenciatura se deu por meio da triangulação de três diferentes eixos: alegislação educacional, os objetivos do ensino na educação básica e aformação universitária do professor. Concluiu-se que a performatividadeda licenciatura em Letras não é acompanhada de uma profissionalizaçãoefetiva.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2019-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 4 (2018)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944/27629Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessBispo, Marcos dos Santos2019-02-06T20:25:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40944Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2019-02-06T20:25:35DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa |
title |
A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa Bispo, Marcos dos Santos Formação docente. Licenciatura em Letras. Profissionalização do professor |
title_short |
A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa |
title_full |
A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa |
title_sort |
A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa |
author |
Bispo, Marcos dos Santos |
author_facet |
Bispo, Marcos dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bispo, Marcos dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente. Licenciatura em Letras. Profissionalização do professor |
topic |
Formação docente. Licenciatura em Letras. Profissionalização do professor |
description |
Na política educacional brasileira, o diploma de licenciatura constitui umatitulação acadêmica de nível superior que não apenas significa a conclusãode um ciclo formal de estudos, mas, sobretudo, um ato performativo quetransforma, automaticamente, o graduado em um profissional habilitadopara atuar como professor de determinada disciplina na educação básica.Neste artigo, problematizou-se se a concessão do diploma de licenciadoem Letras significa que todas as condições básicas necessárias para aformação profissionalizante inicial do professor de língua portuguesaforam atendidas. O quadro teórico conceitual que fundamentou a análise ediscussão das práticas de formação foi apresentado através da exposiçãocrítica das principais perspectivas de formação docente que influenciamo debate no âmbito acadêmico. A avaliação do caráter performativo dalicenciatura se deu por meio da triangulação de três diferentes eixos: alegislação educacional, os objetivos do ensino na educação básica e aformação universitária do professor. Concluiu-se que a performatividadeda licenciatura em Letras não é acompanhada de uma profissionalizaçãoefetiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40944/27629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 34 n. 4 (2018) 1678-460X 0102-4450 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1799129303274749952 |