Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rita Rodrigues de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237
Resumo: Este artigo visa a apresentar a descrição de um modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no contexto do ensino médio técnico integrado. Inicialmente, o artigo traz a concepção sócio- retórica de gênero que fundamenta a proposição do modelo. A partir dessa fundamentação, o descreve detalhando os movimentos para escrita de um resumo escolar de reportagem. Em seguida, apresenta uma análise de textos conforme o modelo proposto. Os resultados indicam que, a partir da aplicação da estrutura retórica sugerida, os discentes escreveram um texto mais próximo ao gênero resumo escolar.
id PUC_SP-4_a2dfad10aaec57ae354283bb0c845ef5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35237
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical schoolResumo escolarSociorretóricaEstrutura retóricaEnsino Médio técnicoEste artigo visa a apresentar a descrição de um modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no contexto do ensino médio técnico integrado. Inicialmente, o artigo traz a concepção sócio- retórica de gênero que fundamenta a proposição do modelo. A partir dessa fundamentação, o descreve detalhando os movimentos para escrita de um resumo escolar de reportagem. Em seguida, apresenta uma análise de textos conforme o modelo proposto. Os resultados indicam que, a partir da aplicação da estrutura retórica sugerida, os discentes escreveram um texto mais próximo ao gênero resumo escolar.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2017-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 33 n. 3 (2017): Especial: Gêneros e ISD1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237/24092Copyright (c) 2017 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rita Rodrigues de2018-07-10T17:55:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35237Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-07-10T17:55:04DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school
title Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school
spellingShingle Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school
Souza, Rita Rodrigues de
Resumo escolar
Sociorretórica
Estrutura retórica
Ensino Médio técnico
title_short Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school
title_full Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school
title_fullStr Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school
title_full_unstemmed Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school
title_sort Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school
author Souza, Rita Rodrigues de
author_facet Souza, Rita Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rita Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Resumo escolar
Sociorretórica
Estrutura retórica
Ensino Médio técnico
topic Resumo escolar
Sociorretórica
Estrutura retórica
Ensino Médio técnico
description Este artigo visa a apresentar a descrição de um modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no contexto do ensino médio técnico integrado. Inicialmente, o artigo traz a concepção sócio- retórica de gênero que fundamenta a proposição do modelo. A partir dessa fundamentação, o descreve detalhando os movimentos para escrita de um resumo escolar de reportagem. Em seguida, apresenta uma análise de textos conforme o modelo proposto. Os resultados indicam que, a partir da aplicação da estrutura retórica sugerida, os discentes escreveram um texto mais próximo ao gênero resumo escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237/24092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 33 n. 3 (2017): Especial: Gêneros e ISD
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129302026944512