Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237 |
Resumo: | Este artigo visa a apresentar a descrição de um modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no contexto do ensino médio técnico integrado. Inicialmente, o artigo traz a concepção sócio- retórica de gênero que fundamenta a proposição do modelo. A partir dessa fundamentação, o descreve detalhando os movimentos para escrita de um resumo escolar de reportagem. Em seguida, apresenta uma análise de textos conforme o modelo proposto. Os resultados indicam que, a partir da aplicação da estrutura retórica sugerida, os discentes escreveram um texto mais próximo ao gênero resumo escolar. |
id |
PUC_SP-4_a2dfad10aaec57ae354283bb0c845ef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35237 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical schoolResumo escolarSociorretóricaEstrutura retóricaEnsino Médio técnicoEste artigo visa a apresentar a descrição de um modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no contexto do ensino médio técnico integrado. Inicialmente, o artigo traz a concepção sócio- retórica de gênero que fundamenta a proposição do modelo. A partir dessa fundamentação, o descreve detalhando os movimentos para escrita de um resumo escolar de reportagem. Em seguida, apresenta uma análise de textos conforme o modelo proposto. Os resultados indicam que, a partir da aplicação da estrutura retórica sugerida, os discentes escreveram um texto mais próximo ao gênero resumo escolar.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2017-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 33 n. 3 (2017): Especial: Gêneros e ISD1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237/24092Copyright (c) 2017 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rita Rodrigues de2018-07-10T17:55:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35237Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-07-10T17:55:04DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school |
title |
Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school |
spellingShingle |
Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school Souza, Rita Rodrigues de Resumo escolar Sociorretórica Estrutura retórica Ensino Médio técnico |
title_short |
Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school |
title_full |
Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school |
title_fullStr |
Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school |
title_full_unstemmed |
Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school |
title_sort |
Modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no ensino médio técnico Rhetorical model to reading and writing pedagogical abstracts on technical school |
author |
Souza, Rita Rodrigues de |
author_facet |
Souza, Rita Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rita Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resumo escolar Sociorretórica Estrutura retórica Ensino Médio técnico |
topic |
Resumo escolar Sociorretórica Estrutura retórica Ensino Médio técnico |
description |
Este artigo visa a apresentar a descrição de um modelo de estrutura retórica para leitura e escrita de resumo escolar no contexto do ensino médio técnico integrado. Inicialmente, o artigo traz a concepção sócio- retórica de gênero que fundamenta a proposição do modelo. A partir dessa fundamentação, o descreve detalhando os movimentos para escrita de um resumo escolar de reportagem. Em seguida, apresenta uma análise de textos conforme o modelo proposto. Os resultados indicam que, a partir da aplicação da estrutura retórica sugerida, os discentes escreveram um texto mais próximo ao gênero resumo escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35237/24092 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 33 n. 3 (2017): Especial: Gêneros e ISD 1678-460X 0102-4450 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1799129302026944512 |