Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauen, Fábio José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Helena Liberato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6287
Resumo: Analisamos nesta pesquisa a estrutura sociorretórica de 152 resumos de comunicações científicas da edição de 2016 da XI Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) e do XI Seminário de Pesquisa realizados na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Para dar conta dessa demanda, adaptamos o quadro de estratégias e movimentos retóricos de Motta-Roth e Hendges. Os resultados sugerem que os resumos, em geral, contêm movimentos e estratégias adequados. Todavia, entre outras questões, os resumos tendem a situar temas de pesquisa sem contextualizá-los com pesquisas prévias e a apresentar conclusões sem fundamentá-las em evidências ou contextualizá-las com a literatura, analisar suas limitações ou sugerir recomendações a partir delas.
id UNISUL-5_a621b20e48d6d3aafe66b0599258bb88
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6287
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016Redação AcadêmicaAnálise SociorretóricaResumosAnalisamos nesta pesquisa a estrutura sociorretórica de 152 resumos de comunicações científicas da edição de 2016 da XI Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) e do XI Seminário de Pesquisa realizados na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Para dar conta dessa demanda, adaptamos o quadro de estratégias e movimentos retóricos de Motta-Roth e Hendges. Os resultados sugerem que os resumos, em geral, contêm movimentos e estratégias adequados. Todavia, entre outras questões, os resumos tendem a situar temas de pesquisa sem contextualizá-los com pesquisas prévias e a apresentar conclusões sem fundamentá-las em evidências ou contextualizá-las com a literatura, analisar suas limitações ou sugerir recomendações a partir delas.Editora Unisul2018-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/628710.19177/memorare.v5e1201842-61Revista Memorare; v. 5 n. 1 (2018); 42-612358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6287/3806Copyright (c) 2018 Fábio José Rauen, Helena Liberato Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessRauen, Fábio JoséPereira, Helena Liberato2018-05-18T19:01:34Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6287Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2018-05-18T19:01:34Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016
title Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016
spellingShingle Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016
Rauen, Fábio José
Redação Acadêmica
Análise Sociorretórica
Resumos
title_short Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016
title_full Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016
title_fullStr Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016
title_full_unstemmed Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016
title_sort Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016
author Rauen, Fábio José
author_facet Rauen, Fábio José
Pereira, Helena Liberato
author_role author
author2 Pereira, Helena Liberato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauen, Fábio José
Pereira, Helena Liberato
dc.subject.por.fl_str_mv Redação Acadêmica
Análise Sociorretórica
Resumos
topic Redação Acadêmica
Análise Sociorretórica
Resumos
description Analisamos nesta pesquisa a estrutura sociorretórica de 152 resumos de comunicações científicas da edição de 2016 da XI Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) e do XI Seminário de Pesquisa realizados na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Para dar conta dessa demanda, adaptamos o quadro de estratégias e movimentos retóricos de Motta-Roth e Hendges. Os resultados sugerem que os resumos, em geral, contêm movimentos e estratégias adequados. Todavia, entre outras questões, os resumos tendem a situar temas de pesquisa sem contextualizá-los com pesquisas prévias e a apresentar conclusões sem fundamentá-las em evidências ou contextualizá-las com a literatura, analisar suas limitações ou sugerir recomendações a partir delas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6287
10.19177/memorare.v5e1201842-61
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6287
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v5e1201842-61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6287/3806
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Fábio José Rauen, Helena Liberato Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Fábio José Rauen, Helena Liberato Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 5 n. 1 (2018); 42-61
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335620583424