Recent uses of mentalistic data in reading strategy research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cohen, Andrew D.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43839
Resumo: Nestes últimos anos tem aumento o interesse no emprego de medidas mentalísticas no estudo do processo de leitura, tanto para as intravisões que a descrições fornecem aos professores no seu ensino quanto para as intravisões que as mesmas descrições fornecem para os leitores na sua leitura. Depois, definem-se "estratégias na leitura" e métodos de informe verbal para estudá-las. A última parte do artigo trata de pesquisas feitas por estudantes na Universidade Hebraica de Jerusalém que utilizaram do informe verbal em quatro áreas principais de investigação a saber: (1) o desenvolvimento de uma taxomania para estratégias de leitura. (2) a verificação de adequação de medidas mentalísticas para para populações diferentes, (3) a determinação de similaridades entre a leitura na língua materna num idioma estrangeiro, e (4) a descrição do processo quando os alunos fazem testes de compreensão de leitura. O artigo pretende apresentar descobertas que sejam ilustrativas dos tipos de dados empíricos que se pode obter por intermédio das medidas mentalísticas.
id PUC_SP-4_bb7bca109da4d2911d4e5352e71084b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43839
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Recent uses of mentalistic data in reading strategy researchNestes últimos anos tem aumento o interesse no emprego de medidas mentalísticas no estudo do processo de leitura, tanto para as intravisões que a descrições fornecem aos professores no seu ensino quanto para as intravisões que as mesmas descrições fornecem para os leitores na sua leitura. Depois, definem-se "estratégias na leitura" e métodos de informe verbal para estudá-las. A última parte do artigo trata de pesquisas feitas por estudantes na Universidade Hebraica de Jerusalém que utilizaram do informe verbal em quatro áreas principais de investigação a saber: (1) o desenvolvimento de uma taxomania para estratégias de leitura. (2) a verificação de adequação de medidas mentalísticas para para populações diferentes, (3) a determinação de similaridades entre a leitura na língua materna num idioma estrangeiro, e (4) a descrição do processo quando os alunos fazem testes de compreensão de leitura. O artigo pretende apresentar descobertas que sejam ilustrativas dos tipos de dados empíricos que se pode obter por intermédio das medidas mentalísticas.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2019-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43839DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 3 n. 1 (1987)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPenghttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43839/29115Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessCohen, Andrew D.2019-07-03T13:21:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43839Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2019-07-03T13:21:04DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Recent uses of mentalistic data in reading strategy research
title Recent uses of mentalistic data in reading strategy research
spellingShingle Recent uses of mentalistic data in reading strategy research
Cohen, Andrew D.
title_short Recent uses of mentalistic data in reading strategy research
title_full Recent uses of mentalistic data in reading strategy research
title_fullStr Recent uses of mentalistic data in reading strategy research
title_full_unstemmed Recent uses of mentalistic data in reading strategy research
title_sort Recent uses of mentalistic data in reading strategy research
author Cohen, Andrew D.
author_facet Cohen, Andrew D.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cohen, Andrew D.
description Nestes últimos anos tem aumento o interesse no emprego de medidas mentalísticas no estudo do processo de leitura, tanto para as intravisões que a descrições fornecem aos professores no seu ensino quanto para as intravisões que as mesmas descrições fornecem para os leitores na sua leitura. Depois, definem-se "estratégias na leitura" e métodos de informe verbal para estudá-las. A última parte do artigo trata de pesquisas feitas por estudantes na Universidade Hebraica de Jerusalém que utilizaram do informe verbal em quatro áreas principais de investigação a saber: (1) o desenvolvimento de uma taxomania para estratégias de leitura. (2) a verificação de adequação de medidas mentalísticas para para populações diferentes, (3) a determinação de similaridades entre a leitura na língua materna num idioma estrangeiro, e (4) a descrição do processo quando os alunos fazem testes de compreensão de leitura. O artigo pretende apresentar descobertas que sejam ilustrativas dos tipos de dados empíricos que se pode obter por intermédio das medidas mentalísticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43839
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43839
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43839/29115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 3 n. 1 (1987)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129303640702976