Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Metrópole (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8720 |
Resumo: | É sabido que sistemas de transporte baseados no automóvel privado não são sustentáveis. Apesar disso, a maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento estão enfrentando um aumento nas taxas de motorização, com conseqüente diminuição no número de pessoas que utilizam transporte público, bicicletas e andam a pé. A desconexão entre o planejamento de transportes e a sustentabilidade afetam muitos países, mas é mais devastadora nas cidades dos países em desenvolvimento. Sistemas de transporte insustentáveis agravam questões de acesso aos centros urbanos e equidade de oportunidades, não sendo socialmente sustentáveis. Este artigo explora aspectos da sustentabilidade social no transporte em Brasília, Brasil, projetada dentro dos princípios funcionalistas em 1956. Ele também discute os impactos do transporte na paisagem social da cidade e oferece uma perspectiva geral da exclusão no transporte em Brasília. |
id |
PUC_SP-5_a84fd81b8522f81cf57944c8fdbf2883 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8720 |
network_acronym_str |
PUC_SP-5 |
network_name_str |
Cadernos Metrópole (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasíliasustentabilidadetransporteeqüidade socialBrasília.É sabido que sistemas de transporte baseados no automóvel privado não são sustentáveis. Apesar disso, a maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento estão enfrentando um aumento nas taxas de motorização, com conseqüente diminuição no número de pessoas que utilizam transporte público, bicicletas e andam a pé. A desconexão entre o planejamento de transportes e a sustentabilidade afetam muitos países, mas é mais devastadora nas cidades dos países em desenvolvimento. Sistemas de transporte insustentáveis agravam questões de acesso aos centros urbanos e equidade de oportunidades, não sendo socialmente sustentáveis. Este artigo explora aspectos da sustentabilidade social no transporte em Brasília, Brasil, projetada dentro dos princípios funcionalistas em 1956. Ele também discute os impactos do transporte na paisagem social da cidade e oferece uma perspectiva geral da exclusão no transporte em Brasília.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2012-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8720Cadernos Metrópole; No. 19 (2008)Cadernos Metrópole; Núm. 19 (2008)Cadernos Metrópole; No. 19 (2008)Cadernos Metrópole; n. 19 (2008)2236-99961517-2422reponame:Cadernos Metrópole (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8720/6471Silva, Carolina Pescatori Candido daBowns, Caruinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T13:58:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8720Revistahttps://revistas.pucsp.br/metropolePRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosmetropole@outlook.com||cadernosmetropole@outlook.com2236-99961517-2422opendoar:2024-05-15T13:58:40Cadernos Metrópole (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília |
title |
Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília |
spellingShingle |
Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília Silva, Carolina Pescatori Candido da sustentabilidade transporte eqüidade social Brasília. |
title_short |
Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília |
title_full |
Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília |
title_fullStr |
Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília |
title_full_unstemmed |
Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília |
title_sort |
Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília |
author |
Silva, Carolina Pescatori Candido da |
author_facet |
Silva, Carolina Pescatori Candido da Bowns, Caru |
author_role |
author |
author2 |
Bowns, Caru |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carolina Pescatori Candido da Bowns, Caru |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sustentabilidade transporte eqüidade social Brasília. |
topic |
sustentabilidade transporte eqüidade social Brasília. |
description |
É sabido que sistemas de transporte baseados no automóvel privado não são sustentáveis. Apesar disso, a maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento estão enfrentando um aumento nas taxas de motorização, com conseqüente diminuição no número de pessoas que utilizam transporte público, bicicletas e andam a pé. A desconexão entre o planejamento de transportes e a sustentabilidade afetam muitos países, mas é mais devastadora nas cidades dos países em desenvolvimento. Sistemas de transporte insustentáveis agravam questões de acesso aos centros urbanos e equidade de oportunidades, não sendo socialmente sustentáveis. Este artigo explora aspectos da sustentabilidade social no transporte em Brasília, Brasil, projetada dentro dos princípios funcionalistas em 1956. Ele também discute os impactos do transporte na paisagem social da cidade e oferece uma perspectiva geral da exclusão no transporte em Brasília. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8720 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8720/6471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Metrópole; No. 19 (2008) Cadernos Metrópole; Núm. 19 (2008) Cadernos Metrópole; No. 19 (2008) Cadernos Metrópole; n. 19 (2008) 2236-9996 1517-2422 reponame:Cadernos Metrópole (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Cadernos Metrópole (Online) |
collection |
Cadernos Metrópole (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Metrópole (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosmetropole@outlook.com||cadernosmetropole@outlook.com |
_version_ |
1799138660654776320 |