Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/33607 |
Resumo: | A presente dissertação abrange investigações acerca de relações entre a acessibilidade promovida pelo sistema de transporte público coletivo rodoviário metropolitano, condições socioeconômicas e a disponibilidade de infraestrutura urbana. Posto que desigualdades de condições de acesso a oportunidades profissionais, de estudos etc. ocasionam exclusão social e acentuam a vulnerabilidade de segmentos populacionais, propõe-se um sistema de indicadores e índices de acessibilidade o qual permita identificar localidades a serem priorizadas no âmbito de políticas públicas dedicadas ao enfrentamento da pobreza e da exclusão social. Dispondo de dados do censo demográfico de 2010 e da pesquisa domiciliar de Origem-Destino (OD) de 2012, aplica-se esse sistema de indicadores/índices ao município de Belo Horizonte (BH) e a alguns municípios integrantes do vetor de desenvolvimento regional comumente denominado “Vetor Norte metropolitano”. Como resultado, constatam-se dinâmicas retroalimentadoras nas quais segmentos populacionais socialmente vulneráveis se instalam em localidades insuficientemente providas de infraestrutura urbana e acessibilidade, acentuando demandas por essa infraestrutura e essa acessibilidade. A identificação dessas localidades e a identificação de características do sistema de transporte público coletivo a serem aprimoradas representa contribuições sociais e a discriminação de indicadores/índices de acessibilidade o qual permita mensurar desigualdades, bem como equidades, representa contribuições científicas. |
id |
UFMG_67861b86ef375d49b443da52ae217998 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/33607 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Fernando Ferreira Lobohttp://lattes.cnpq.br/5261484949232779Leandro CardosoPaulo Fernando Braga CarvalhoJupira Gomes de Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/2710644039012456Vanilson Cosme Oliveira Couto2020-06-09T23:33:19Z2020-06-09T23:33:19Z2020-02-10http://hdl.handle.net/1843/33607A presente dissertação abrange investigações acerca de relações entre a acessibilidade promovida pelo sistema de transporte público coletivo rodoviário metropolitano, condições socioeconômicas e a disponibilidade de infraestrutura urbana. Posto que desigualdades de condições de acesso a oportunidades profissionais, de estudos etc. ocasionam exclusão social e acentuam a vulnerabilidade de segmentos populacionais, propõe-se um sistema de indicadores e índices de acessibilidade o qual permita identificar localidades a serem priorizadas no âmbito de políticas públicas dedicadas ao enfrentamento da pobreza e da exclusão social. Dispondo de dados do censo demográfico de 2010 e da pesquisa domiciliar de Origem-Destino (OD) de 2012, aplica-se esse sistema de indicadores/índices ao município de Belo Horizonte (BH) e a alguns municípios integrantes do vetor de desenvolvimento regional comumente denominado “Vetor Norte metropolitano”. Como resultado, constatam-se dinâmicas retroalimentadoras nas quais segmentos populacionais socialmente vulneráveis se instalam em localidades insuficientemente providas de infraestrutura urbana e acessibilidade, acentuando demandas por essa infraestrutura e essa acessibilidade. A identificação dessas localidades e a identificação de características do sistema de transporte público coletivo a serem aprimoradas representa contribuições sociais e a discriminação de indicadores/índices de acessibilidade o qual permita mensurar desigualdades, bem como equidades, representa contribuições científicas.This dissertation covers investigations about the relationship between accessibility promoted by the metropolitan public transport system, socioeconomic conditions and the availability of urban infrastructure. Since inequalities in the conditions of access to professional opportunities, studies, etc., lead to social exclusion and accentuate the vulnerability of population segments, a system of accessibility indicators and indices is proposed, which allows the identification of localities to be prioritized by public policies dedicated to suppress poverty and social exclusion. Using data from the 2010 population census and the 2012 Origin-Destination (OD) household survey, this system of indicators/indexes is applied to the municipality of Belo Horizonte (BH) and to some municipalities which composse the regional development vector commonly called “Metropolitan North Vector”. Feedback dynamics are detected, while socially vulnerable population segments settle in locations where urban infrastructure and accessibility are insufficiently provided and accentuate demands for more urban infrastructure and accessibility. The identification of these locations and the identification fo characteristics of the public transport system to be improved represent social contributions and the discrimination of accessibilty indicatos/indexes that allow measuring inequalities, as well equities, representes scientific contributions.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesTransportes coletivosEquidadeAcessibilidadePlanejamento urbanoTransporte coletivoAcessibilidadeEquidadePlanejamento urbanoDesigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS E DA ACESSIBILIDADE PROMOVIDA PELO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO RODOVIÁRIO - equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano.pdfDESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS E DA ACESSIBILIDADE PROMOVIDA PELO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO RODOVIÁRIO - equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano.pdfapplication/pdf18527948https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33607/1/DESIGUALDADES%20SOCIOESPACIAIS%20E%20DA%20ACESSIBILIDADE%20PROMOVIDA%20PELO%20TRANSPORTE%20P%c3%9aBLICO%20COLETIVO%20RODOVI%c3%81RIO%20-%20equidades%20em%20Belo%20Horizonte%20e%20no%20Vetor%20Norte%20metropolitano.pdfec96256d1a3710ee39d7d92a40617956MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33607/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/336072020-06-09 20:33:19.265oai:repositorio.ufmg.br:1843/33607TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-06-09T23:33:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano |
title |
Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano |
spellingShingle |
Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano Vanilson Cosme Oliveira Couto Transporte coletivo Acessibilidade Equidade Planejamento urbano Transportes Transportes coletivos Equidade Acessibilidade Planejamento urbano |
title_short |
Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano |
title_full |
Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano |
title_fullStr |
Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano |
title_full_unstemmed |
Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano |
title_sort |
Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano |
author |
Vanilson Cosme Oliveira Couto |
author_facet |
Vanilson Cosme Oliveira Couto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Fernando Ferreira Lobo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5261484949232779 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leandro Cardoso |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paulo Fernando Braga Carvalho |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Jupira Gomes de Mendonça |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2710644039012456 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanilson Cosme Oliveira Couto |
contributor_str_mv |
Carlos Fernando Ferreira Lobo Leandro Cardoso Paulo Fernando Braga Carvalho Jupira Gomes de Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte coletivo Acessibilidade Equidade Planejamento urbano |
topic |
Transporte coletivo Acessibilidade Equidade Planejamento urbano Transportes Transportes coletivos Equidade Acessibilidade Planejamento urbano |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Transportes Transportes coletivos Equidade Acessibilidade Planejamento urbano |
description |
A presente dissertação abrange investigações acerca de relações entre a acessibilidade promovida pelo sistema de transporte público coletivo rodoviário metropolitano, condições socioeconômicas e a disponibilidade de infraestrutura urbana. Posto que desigualdades de condições de acesso a oportunidades profissionais, de estudos etc. ocasionam exclusão social e acentuam a vulnerabilidade de segmentos populacionais, propõe-se um sistema de indicadores e índices de acessibilidade o qual permita identificar localidades a serem priorizadas no âmbito de políticas públicas dedicadas ao enfrentamento da pobreza e da exclusão social. Dispondo de dados do censo demográfico de 2010 e da pesquisa domiciliar de Origem-Destino (OD) de 2012, aplica-se esse sistema de indicadores/índices ao município de Belo Horizonte (BH) e a alguns municípios integrantes do vetor de desenvolvimento regional comumente denominado “Vetor Norte metropolitano”. Como resultado, constatam-se dinâmicas retroalimentadoras nas quais segmentos populacionais socialmente vulneráveis se instalam em localidades insuficientemente providas de infraestrutura urbana e acessibilidade, acentuando demandas por essa infraestrutura e essa acessibilidade. A identificação dessas localidades e a identificação de características do sistema de transporte público coletivo a serem aprimoradas representa contribuições sociais e a discriminação de indicadores/índices de acessibilidade o qual permita mensurar desigualdades, bem como equidades, representa contribuições científicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-09T23:33:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-09T23:33:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/33607 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/33607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33607/1/DESIGUALDADES%20SOCIOESPACIAIS%20E%20DA%20ACESSIBILIDADE%20PROMOVIDA%20PELO%20TRANSPORTE%20P%c3%9aBLICO%20COLETIVO%20RODOVI%c3%81RIO%20-%20equidades%20em%20Belo%20Horizonte%20e%20no%20Vetor%20Norte%20metropolitano.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33607/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec96256d1a3710ee39d7d92a40617956 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676840763392000 |