Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanilson Cosme Oliveira Couto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/33607
Resumo: A presente dissertação abrange investigações acerca de relações entre a acessibilidade promovida pelo sistema de transporte público coletivo rodoviário metropolitano, condições socioeconômicas e a disponibilidade de infraestrutura urbana. Posto que desigualdades de condições de acesso a oportunidades profissionais, de estudos etc. ocasionam exclusão social e acentuam a vulnerabilidade de segmentos populacionais, propõe-se um sistema de indicadores e índices de acessibilidade o qual permita identificar localidades a serem priorizadas no âmbito de políticas públicas dedicadas ao enfrentamento da pobreza e da exclusão social. Dispondo de dados do censo demográfico de 2010 e da pesquisa domiciliar de Origem-Destino (OD) de 2012, aplica-se esse sistema de indicadores/índices ao município de Belo Horizonte (BH) e a alguns municípios integrantes do vetor de desenvolvimento regional comumente denominado “Vetor Norte metropolitano”. Como resultado, constatam-se dinâmicas retroalimentadoras nas quais segmentos populacionais socialmente vulneráveis se instalam em localidades insuficientemente providas de infraestrutura urbana e acessibilidade, acentuando demandas por essa infraestrutura e essa acessibilidade. A identificação dessas localidades e a identificação de características do sistema de transporte público coletivo a serem aprimoradas representa contribuições sociais e a discriminação de indicadores/índices de acessibilidade o qual permita mensurar desigualdades, bem como equidades, representa contribuições científicas.
id UFMG_67861b86ef375d49b443da52ae217998
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/33607
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Fernando Ferreira Lobohttp://lattes.cnpq.br/5261484949232779Leandro CardosoPaulo Fernando Braga CarvalhoJupira Gomes de Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/2710644039012456Vanilson Cosme Oliveira Couto2020-06-09T23:33:19Z2020-06-09T23:33:19Z2020-02-10http://hdl.handle.net/1843/33607A presente dissertação abrange investigações acerca de relações entre a acessibilidade promovida pelo sistema de transporte público coletivo rodoviário metropolitano, condições socioeconômicas e a disponibilidade de infraestrutura urbana. Posto que desigualdades de condições de acesso a oportunidades profissionais, de estudos etc. ocasionam exclusão social e acentuam a vulnerabilidade de segmentos populacionais, propõe-se um sistema de indicadores e índices de acessibilidade o qual permita identificar localidades a serem priorizadas no âmbito de políticas públicas dedicadas ao enfrentamento da pobreza e da exclusão social. Dispondo de dados do censo demográfico de 2010 e da pesquisa domiciliar de Origem-Destino (OD) de 2012, aplica-se esse sistema de indicadores/índices ao município de Belo Horizonte (BH) e a alguns municípios integrantes do vetor de desenvolvimento regional comumente denominado “Vetor Norte metropolitano”. Como resultado, constatam-se dinâmicas retroalimentadoras nas quais segmentos populacionais socialmente vulneráveis se instalam em localidades insuficientemente providas de infraestrutura urbana e acessibilidade, acentuando demandas por essa infraestrutura e essa acessibilidade. A identificação dessas localidades e a identificação de características do sistema de transporte público coletivo a serem aprimoradas representa contribuições sociais e a discriminação de indicadores/índices de acessibilidade o qual permita mensurar desigualdades, bem como equidades, representa contribuições científicas.This dissertation covers investigations about the relationship between accessibility promoted by the metropolitan public transport system, socioeconomic conditions and the availability of urban infrastructure. Since inequalities in the conditions of access to professional opportunities, studies, etc., lead to social exclusion and accentuate the vulnerability of population segments, a system of accessibility indicators and indices is proposed, which allows the identification of localities to be prioritized by public policies dedicated to suppress poverty and social exclusion. Using data from the 2010 population census and the 2012 Origin-Destination (OD) household survey, this system of indicators/indexes is applied to the municipality of Belo Horizonte (BH) and to some municipalities which composse the regional development vector commonly called “Metropolitan North Vector”. Feedback dynamics are detected, while socially vulnerable population segments settle in locations where urban infrastructure and accessibility are insufficiently provided and accentuate demands for more urban infrastructure and accessibility. The identification of these locations and the identification fo characteristics of the public transport system to be improved represent social contributions and the discrimination of accessibilty indicatos/indexes that allow measuring inequalities, as well equities, representes scientific contributions.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesTransportes coletivosEquidadeAcessibilidadePlanejamento urbanoTransporte coletivoAcessibilidadeEquidadePlanejamento urbanoDesigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS E DA ACESSIBILIDADE PROMOVIDA PELO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO RODOVIÁRIO - equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano.pdfDESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS E DA ACESSIBILIDADE PROMOVIDA PELO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO RODOVIÁRIO - equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano.pdfapplication/pdf18527948https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33607/1/DESIGUALDADES%20SOCIOESPACIAIS%20E%20DA%20ACESSIBILIDADE%20PROMOVIDA%20PELO%20TRANSPORTE%20P%c3%9aBLICO%20COLETIVO%20RODOVI%c3%81RIO%20-%20equidades%20em%20Belo%20Horizonte%20e%20no%20Vetor%20Norte%20metropolitano.pdfec96256d1a3710ee39d7d92a40617956MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33607/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/336072020-06-09 20:33:19.265oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-06-09T23:33:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano
title Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano
spellingShingle Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano
Vanilson Cosme Oliveira Couto
Transporte coletivo
Acessibilidade
Equidade
Planejamento urbano
Transportes
Transportes coletivos
Equidade
Acessibilidade
Planejamento urbano
title_short Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano
title_full Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano
title_fullStr Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano
title_full_unstemmed Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano
title_sort Desigualdades socioespaciais e da acessibilidade promovida pelo transporte coletivo rodoviário : equidades em Belo Horizonte e no Vetor Norte metropolitano
author Vanilson Cosme Oliveira Couto
author_facet Vanilson Cosme Oliveira Couto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Fernando Ferreira Lobo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5261484949232779
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leandro Cardoso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo Fernando Braga Carvalho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jupira Gomes de Mendonça
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2710644039012456
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanilson Cosme Oliveira Couto
contributor_str_mv Carlos Fernando Ferreira Lobo
Leandro Cardoso
Paulo Fernando Braga Carvalho
Jupira Gomes de Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte coletivo
Acessibilidade
Equidade
Planejamento urbano
topic Transporte coletivo
Acessibilidade
Equidade
Planejamento urbano
Transportes
Transportes coletivos
Equidade
Acessibilidade
Planejamento urbano
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transportes
Transportes coletivos
Equidade
Acessibilidade
Planejamento urbano
description A presente dissertação abrange investigações acerca de relações entre a acessibilidade promovida pelo sistema de transporte público coletivo rodoviário metropolitano, condições socioeconômicas e a disponibilidade de infraestrutura urbana. Posto que desigualdades de condições de acesso a oportunidades profissionais, de estudos etc. ocasionam exclusão social e acentuam a vulnerabilidade de segmentos populacionais, propõe-se um sistema de indicadores e índices de acessibilidade o qual permita identificar localidades a serem priorizadas no âmbito de políticas públicas dedicadas ao enfrentamento da pobreza e da exclusão social. Dispondo de dados do censo demográfico de 2010 e da pesquisa domiciliar de Origem-Destino (OD) de 2012, aplica-se esse sistema de indicadores/índices ao município de Belo Horizonte (BH) e a alguns municípios integrantes do vetor de desenvolvimento regional comumente denominado “Vetor Norte metropolitano”. Como resultado, constatam-se dinâmicas retroalimentadoras nas quais segmentos populacionais socialmente vulneráveis se instalam em localidades insuficientemente providas de infraestrutura urbana e acessibilidade, acentuando demandas por essa infraestrutura e essa acessibilidade. A identificação dessas localidades e a identificação de características do sistema de transporte público coletivo a serem aprimoradas representa contribuições sociais e a discriminação de indicadores/índices de acessibilidade o qual permita mensurar desigualdades, bem como equidades, representa contribuições científicas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-09T23:33:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-09T23:33:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/33607
url http://hdl.handle.net/1843/33607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33607/1/DESIGUALDADES%20SOCIOESPACIAIS%20E%20DA%20ACESSIBILIDADE%20PROMOVIDA%20PELO%20TRANSPORTE%20P%c3%9aBLICO%20COLETIVO%20RODOVI%c3%81RIO%20-%20equidades%20em%20Belo%20Horizonte%20e%20no%20Vetor%20Norte%20metropolitano.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33607/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec96256d1a3710ee39d7d92a40617956
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676840763392000