Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Margarida
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Fernando Nunes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Metrópole (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8657
Resumo: O artigo aborda os modelos de ordenamento territorial em confronto no processo de metropolização da região de Lisboa. Um, a partir do planeamento municipal, formaliza a cidade alargada. Outro, concebido à escala regional, aposta na cidade compacta. A execução do modelo extensivo conduziu a uma estrutura de cidade distendida. Esta ocupação, objecto de críticas, permanece activa, bem como os factores que a induzem, o que justifica as reticências sobre a inversão de tendências com uma expressão que signifique mudança de paradigma. O modelo de contenção proposto pressupõe uma forte acção voluntarista da Administração e um envolvimento empenhado dos municípios nessa estratégia, (ainda) não salvaguardado. Por isso, identificam-se factores críticos na mudança que importa controlar para caminhar no sentido da convergência.
id PUC_SP-5_c6a1238c215c71eab5a69713368ec458
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8657
network_acronym_str PUC_SP-5
network_name_str Cadernos Metrópole (Online)
repository_id_str
spelling Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?metropolizaçãocidade alargadacidade compactaplaneamento regionalplaneamento municipalgestão do territórioO artigo aborda os modelos de ordenamento territorial em confronto no processo de metropolização da região de Lisboa. Um, a partir do planeamento municipal, formaliza a cidade alargada. Outro, concebido à escala regional, aposta na cidade compacta. A execução do modelo extensivo conduziu a uma estrutura de cidade distendida. Esta ocupação, objecto de críticas, permanece activa, bem como os factores que a induzem, o que justifica as reticências sobre a inversão de tendências com uma expressão que signifique mudança de paradigma. O modelo de contenção proposto pressupõe uma forte acção voluntarista da Administração e um envolvimento empenhado dos municípios nessa estratégia, (ainda) não salvaguardado. Por isso, identificam-se factores críticos na mudança que importa controlar para caminhar no sentido da convergência.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2012-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8657Cadernos Metrópole; No. 20 (2008)Cadernos Metrópole; Núm. 20 (2008)Cadernos Metrópole; No. 20 (2008)Cadernos Metrópole; n. 20 (2008)2236-99961517-2422reponame:Cadernos Metrópole (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8657/6437Pereira, MargaridaSilva, Fernando Nunes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T13:58:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8657Revistahttps://revistas.pucsp.br/metropolePRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosmetropole@outlook.com||cadernosmetropole@outlook.com2236-99961517-2422opendoar:2024-05-15T13:58:40Cadernos Metrópole (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?
title Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?
spellingShingle Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?
Pereira, Margarida
metropolização
cidade alargada
cidade compacta
planeamento regional
planeamento municipal
gestão do território
title_short Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?
title_full Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?
title_fullStr Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?
title_full_unstemmed Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?
title_sort Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?
author Pereira, Margarida
author_facet Pereira, Margarida
Silva, Fernando Nunes da
author_role author
author2 Silva, Fernando Nunes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Margarida
Silva, Fernando Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv metropolização
cidade alargada
cidade compacta
planeamento regional
planeamento municipal
gestão do território
topic metropolização
cidade alargada
cidade compacta
planeamento regional
planeamento municipal
gestão do território
description O artigo aborda os modelos de ordenamento territorial em confronto no processo de metropolização da região de Lisboa. Um, a partir do planeamento municipal, formaliza a cidade alargada. Outro, concebido à escala regional, aposta na cidade compacta. A execução do modelo extensivo conduziu a uma estrutura de cidade distendida. Esta ocupação, objecto de críticas, permanece activa, bem como os factores que a induzem, o que justifica as reticências sobre a inversão de tendências com uma expressão que signifique mudança de paradigma. O modelo de contenção proposto pressupõe uma forte acção voluntarista da Administração e um envolvimento empenhado dos municípios nessa estratégia, (ainda) não salvaguardado. Por isso, identificam-se factores críticos na mudança que importa controlar para caminhar no sentido da convergência.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8657
url https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8657/6437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Metrópole; No. 20 (2008)
Cadernos Metrópole; Núm. 20 (2008)
Cadernos Metrópole; No. 20 (2008)
Cadernos Metrópole; n. 20 (2008)
2236-9996
1517-2422
reponame:Cadernos Metrópole (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Cadernos Metrópole (Online)
collection Cadernos Metrópole (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Metrópole (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cadernosmetropole@outlook.com||cadernosmetropole@outlook.com
_version_ 1799138660628561920