Curitiba, da cidade que inova à cidade que copia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pletz, Leo Rafael
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23543
Resumo: A cidade de Curitiba tornou-se conhecida mundialmente pela suas propostas e ações inovadoras em Planejamento Urbano, a partir de 1970 iniciou-se um processo urbanístico onde diversas ações foram implementadas com base no Plano Diretor da cidade que derivou do Plano Preliminar de Urbanismo criado em 1965 pelo Urbanista Jorge Wilheim e posteriormente revisado por uma equipe constituída pelo Arquiteto Jaime Lerner e técnicos da área. Naquele período, foram executadas diversas obras inovadoras baseadas nas diretrizes do Plano Diretor que, ao contrário do conceito setorizado aplicado em Brasília que inspirava diversos urbanistas pelo mundo, propunha um sistema diferenciado de ocupação linear integrando três elementos importantes do urbanismo moderno, mobilidade, uso do solo e sistema viário. Um dos destaques foi a implantação de um sistema inédito de transporte coletivo, atualmente denominado de BRT, o sistema foi se desenvolvendo ao longo das décadas e a inovação apresentada em 1974 serviu de inspiração para diversas cidades do mundo, além do sistema de transporte, marca de Jaime Lerner, outras ações inovadoras se desenvolveram na cidade como a primeira coleta seletiva de lixo do país e uma rua que funcionava ininterruptamente. Os sucessores de Lerner não deram continuidade a política inovadora do Urbanista e aos poucos, a cidade começou a enfrentar problemas comuns as grandes metrópoles como o aumento do trânsito e a degradação do sistema de transporte. Atualmente, na tentativa de solucionar os seus problemas, Curitiba tem importado soluções já implantadas em outras cidades, essas intervenções urbanas não atendem a real necessidade da cidade apesar de satisfatórias onde tiveram origem, isso tem acontecido devido as soluções serem meras cópias que não atendem a necessidade real e personalizada da cidade. Nesta dissertação analisou-se o processo urbano ocorrido em Curitiba com intenção de identificar os motivos da interrupção do ciclo inovador que projetou a cidade a nível internacional além de entender porque a cidade, ao invés de dar continuidade a sua política inovadora passou a copiar soluções urbanas já consagradas.
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Um dos destaques foi a implantação de um sistema inédito de transporte coletivo, atualmente denominado de BRT, o sistema foi se desenvolvendo ao longo das décadas e a inovação apresentada em 1974 serviu de inspiração para diversas cidades do mundo, além do sistema de transporte, marca de Jaime Lerner, outras ações inovadoras se desenvolveram na cidade como a primeira coleta seletiva de lixo do país e uma rua que funcionava ininterruptamente. Os sucessores de Lerner não deram continuidade a política inovadora do Urbanista e aos poucos, a cidade começou a enfrentar problemas comuns as grandes metrópoles como o aumento do trânsito e a degradação do sistema de transporte. Atualmente, na tentativa de solucionar os seus problemas, Curitiba tem importado soluções já implantadas em outras cidades, essas intervenções urbanas não atendem a real necessidade da cidade apesar de satisfatórias onde tiveram origem, isso tem acontecido devido as soluções serem meras cópias que não atendem a necessidade real e personalizada da cidade. Nesta dissertação analisou-se o processo urbano ocorrido em Curitiba com intenção de identificar os motivos da interrupção do ciclo inovador que projetou a cidade a nível internacional além de entender porque a cidade, ao invés de dar continuidade a sua política inovadora passou a copiar soluções urbanas já consagradas.The City of Curitiba has become widely known by it’s ideas and innovative actions in the urban planning. Since 1970 an urbanist process has begun, implementing a great number of actions in the city’s urban master plan. It has been based on the preliminar urban plan previously created by Mr. Jorge Wilheim and later reviewed by Mr. Jaime Lerner and a specialist architects team. In that years a great amount of innovative urban plant has been executed and processed, all of them based in the master plan directives in a way very different of the sectored concept applied in the City of Brasilia wich followed the wide world common sectored tendency in the urban planning. That new concept had the purpose to a linear occupation, linking three basic pillars of the modern urban planning: mobility, the use of the territory and the road system. The main highlight was the indent implementation of a collective transport system, nowadays called as BRT - Bus Rapid Transit. That system was been developed in the further years and that presented innovation from 1974 has been used as inspiration for some international cities. Not only the system of transport was the main mark for Jaime Lerner’s work, other innovative actions were pursuit in the city of Curitiba as the first selective and separated garbage collect in the country, as well as a commercial street with prolonged and almost uninterrupted opening time. Jaime Lerner’s successive mayors and administrators did not continue his legacy of that kind of innovative urbanist planning, slowly letting the city to experiment the common great issues of the big metropolis such as the uncontrolled increase of the transit and the constant degradation of the transport’s system. Curitiba is contemporary adopting solutions that has already been implemented in foreign cities as attempt to solve it’s main issues. Many of that processed urban interventions do not attempt to the realistic needs of the City, although successfully implemented in other Cities where they were originated from. That happened because this kind of solutions were mere copies of good and bad urban solutions wich did not attempt to a local and personalized response to Curitiba’s nuances. Curitiba’s urban planning process was analyzed in the present dissertation with the meaning of identifying the lack of new inventive and innovative urban processes, it’s reasons and causes, in other words, the interruption of the known innovative cycle of the city’s development that used to project the City’s image in the international urban planning scenery. Another important aspect in the current text is the analyzed reason why the City stopped creating it’s own planning ideals and simply begun to copy the common solutions applied in the common vulgar urban planing tendencies.Universidade de Aveiro2018-06-18T09:56:54Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23543TID:201936267porPletz, Leo Rafaelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:31Zoai:ria.ua.pt:10773/23543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:34.528069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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