Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balula, Luís
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Metrópole (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5983
Resumo: A criatividade urbana é abordada neste estudo a partir do binômio espaço público/esfera pública. Simultaneamente, distinguem-se políticas de planeamento urbano estratégico-radicais de políticas qualitativo-incrementais e analizam-se comparativamente as dinâmicas de três áreas urbanas informalmente reconhecidas enquanto ‘bairros criativos’, ou ‘bairros culturais’: Bairro Alto em Lisboa; Vila Gracia em Barcelona; e Vila Madalena em São Paulo. Os espaços públicos e os espaços privados de uso público dos três bairros são analisados em termos da sua funcionalidade, acessibilidade e morfologia. Por outro lado, analiza-se igualmente a percepção dos agentes locais das relações entre estes fatores urbanísticos e a criatividade, vitalidade e competitividade dos bairros em causa. Identificam-se assim algumas das condições e oportunidades dos territórios urbanos tradicionais para atrair e fixar atores criativos e atividades inovadoras, enquanto se examina criticamente a possibilidade de um desenvolvimento urbano competitivo, mas social e culturalmente responsável.
id PUC_SP-5_e3a5d83f5d6e90124f5f99da9759029f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5983
network_acronym_str PUC_SP-5
network_name_str Cadernos Metrópole (Online)
repository_id_str
spelling Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Pauloespaço públicocriatividadecidades criativasbairros culturaisatividades econômicasvitalidade urbanacompetitividade urbanaBairro AltoGraciaVila MadalenaA criatividade urbana é abordada neste estudo a partir do binômio espaço público/esfera pública. Simultaneamente, distinguem-se políticas de planeamento urbano estratégico-radicais de políticas qualitativo-incrementais e analizam-se comparativamente as dinâmicas de três áreas urbanas informalmente reconhecidas enquanto ‘bairros criativos’, ou ‘bairros culturais’: Bairro Alto em Lisboa; Vila Gracia em Barcelona; e Vila Madalena em São Paulo. Os espaços públicos e os espaços privados de uso público dos três bairros são analisados em termos da sua funcionalidade, acessibilidade e morfologia. Por outro lado, analiza-se igualmente a percepção dos agentes locais das relações entre estes fatores urbanísticos e a criatividade, vitalidade e competitividade dos bairros em causa. Identificam-se assim algumas das condições e oportunidades dos territórios urbanos tradicionais para atrair e fixar atores criativos e atividades inovadoras, enquanto se examina criticamente a possibilidade de um desenvolvimento urbano competitivo, mas social e culturalmente responsável.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2011-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5983Cadernos Metrópole; Vol. 13 No. 25 (2011): grandes projetos urbanosCadernos Metrópole; Vol. 13 Núm. 25 (2011): grandes projetos urbanosCadernos Metrópole; Vol. 13 No. 25 (2011): grandes projetos urbanosCadernos Metrópole; v. 13 n. 25 (2011): grandes projetos urbanos2236-99961517-2422reponame:Cadernos Metrópole (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5983/4326Balula, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T13:58:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5983Revistahttps://revistas.pucsp.br/metropolePRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosmetropole@outlook.com||cadernosmetropole@outlook.com2236-99961517-2422opendoar:2024-05-15T13:58:40Cadernos Metrópole (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Paulo
title Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Paulo
spellingShingle Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Paulo
Balula, Luís
espaço público
criatividade
cidades criativas
bairros culturais
atividades econômicas
vitalidade urbana
competitividade urbana
Bairro Alto
Gracia
Vila Madalena
title_short Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Paulo
title_full Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Paulo
title_fullStr Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Paulo
title_full_unstemmed Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Paulo
title_sort Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Paulo
author Balula, Luís
author_facet Balula, Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balula, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv espaço público
criatividade
cidades criativas
bairros culturais
atividades econômicas
vitalidade urbana
competitividade urbana
Bairro Alto
Gracia
Vila Madalena
topic espaço público
criatividade
cidades criativas
bairros culturais
atividades econômicas
vitalidade urbana
competitividade urbana
Bairro Alto
Gracia
Vila Madalena
description A criatividade urbana é abordada neste estudo a partir do binômio espaço público/esfera pública. Simultaneamente, distinguem-se políticas de planeamento urbano estratégico-radicais de políticas qualitativo-incrementais e analizam-se comparativamente as dinâmicas de três áreas urbanas informalmente reconhecidas enquanto ‘bairros criativos’, ou ‘bairros culturais’: Bairro Alto em Lisboa; Vila Gracia em Barcelona; e Vila Madalena em São Paulo. Os espaços públicos e os espaços privados de uso público dos três bairros são analisados em termos da sua funcionalidade, acessibilidade e morfologia. Por outro lado, analiza-se igualmente a percepção dos agentes locais das relações entre estes fatores urbanísticos e a criatividade, vitalidade e competitividade dos bairros em causa. Identificam-se assim algumas das condições e oportunidades dos territórios urbanos tradicionais para atrair e fixar atores criativos e atividades inovadoras, enquanto se examina criticamente a possibilidade de um desenvolvimento urbano competitivo, mas social e culturalmente responsável.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5983
url https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5983/4326
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Metrópole; Vol. 13 No. 25 (2011): grandes projetos urbanos
Cadernos Metrópole; Vol. 13 Núm. 25 (2011): grandes projetos urbanos
Cadernos Metrópole; Vol. 13 No. 25 (2011): grandes projetos urbanos
Cadernos Metrópole; v. 13 n. 25 (2011): grandes projetos urbanos
2236-9996
1517-2422
reponame:Cadernos Metrópole (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Cadernos Metrópole (Online)
collection Cadernos Metrópole (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Metrópole (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cadernosmetropole@outlook.com||cadernosmetropole@outlook.com
_version_ 1799138660608638976