Habitação e governança urbana: avaliação da experiência em 10 cidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Adauto Lúcio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Valle, Cleber Lago do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Metrópole (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9301
Resumo: O texto que se segue tem como objetivo apresentar e discutir os formatos institucionais e as experiências de participação popular em programas habitacionais, desenvolvidos segundo iniciativas de administrações municipais, durante a gestão 1993-1996. A partir de uma avaliação inicial sobre os formatos institucionais adotados em 45 grandes cidades, passa-se a uma análise mais detalhada dos processos observados em 10 municípios , a saber: Porto Alegre, Caxias do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Diadema e Ribeirão Preto. A pesquisa identifi cou uma grande diversidade de experiências de participação, abrangendo diferentes etapas do processo de elaboração ou implementação das políticas, o escopo das agendas e formatos administrativos e institucionais. Nesse trabalho, iremos, inicialmente, analisar as experiências com base em um critério classificatório, a partir do qual serão identificadas as diferenças entre os modelos adotados; considerando-se a maior ou menor efi cácia dos arranjos institucionais em relação aos padrões de participação almejados. Para situar o debate, o texto se inicia com uma recuperação da literatura que tratou do debate em torno da questão da participação popular, a partir da qual estabelecemos um conjunto de interrogações e construímos critérios para a classifi cação das experiências. Passamos então à apresentação dos resultados da pesquisa, em primeiro lugar considerando o universo de 45 cidades e, a seguir, os 10 estudos de caso. São enfatizados, nessa análise mais fi na, dois formatos institucionais: orçamento participativo e conselhos de habitação.
id PUC_SP-5_e58b70905ad138403046a78c0f45d568
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9301
network_acronym_str PUC_SP-5
network_name_str Cadernos Metrópole (Online)
repository_id_str
spelling Habitação e governança urbana: avaliação da experiência em 10 cidades brasileirasO texto que se segue tem como objetivo apresentar e discutir os formatos institucionais e as experiências de participação popular em programas habitacionais, desenvolvidos segundo iniciativas de administrações municipais, durante a gestão 1993-1996. A partir de uma avaliação inicial sobre os formatos institucionais adotados em 45 grandes cidades, passa-se a uma análise mais detalhada dos processos observados em 10 municípios , a saber: Porto Alegre, Caxias do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Diadema e Ribeirão Preto. A pesquisa identifi cou uma grande diversidade de experiências de participação, abrangendo diferentes etapas do processo de elaboração ou implementação das políticas, o escopo das agendas e formatos administrativos e institucionais. Nesse trabalho, iremos, inicialmente, analisar as experiências com base em um critério classificatório, a partir do qual serão identificadas as diferenças entre os modelos adotados; considerando-se a maior ou menor efi cácia dos arranjos institucionais em relação aos padrões de participação almejados. Para situar o debate, o texto se inicia com uma recuperação da literatura que tratou do debate em torno da questão da participação popular, a partir da qual estabelecemos um conjunto de interrogações e construímos critérios para a classifi cação das experiências. Passamos então à apresentação dos resultados da pesquisa, em primeiro lugar considerando o universo de 45 cidades e, a seguir, os 10 estudos de caso. São enfatizados, nessa análise mais fi na, dois formatos institucionais: orçamento participativo e conselhos de habitação.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2012-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9301Cadernos Metrópole; No. 04 (2000); 33-63Cadernos Metrópole; Núm. 04 (2000); 33-63Cadernos Metrópole; No. 04 (2000); 33-63Cadernos Metrópole; n. 04 (2000); 33-632236-99961517-2422reponame:Cadernos Metrópole (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9301/6905Cardoso, Adauto LúcioValle, Cleber Lago doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T13:58:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9301Revistahttps://revistas.pucsp.br/metropolePRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosmetropole@outlook.com||cadernosmetropole@outlook.com2236-99961517-2422opendoar:2024-05-15T13:58:45Cadernos Metrópole (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Habitação e governança urbana: avaliação da experiência em 10 cidades brasileiras
title Habitação e governança urbana: avaliação da experiência em 10 cidades brasileiras
spellingShingle Habitação e governança urbana: avaliação da experiência em 10 cidades brasileiras
Cardoso, Adauto Lúcio
title_short Habitação e governança urbana: avaliação da experiência em 10 cidades brasileiras
title_full Habitação e governança urbana: avaliação da experiência em 10 cidades brasileiras
title_fullStr Habitação e governança urbana: avaliação da experiência em 10 cidades brasileiras
title_full_unstemmed Habitação e governança urbana: avaliação da experiência em 10 cidades brasileiras
title_sort Habitação e governança urbana: avaliação da experiência em 10 cidades brasileiras
author Cardoso, Adauto Lúcio
author_facet Cardoso, Adauto Lúcio
Valle, Cleber Lago do
author_role author
author2 Valle, Cleber Lago do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Adauto Lúcio
Valle, Cleber Lago do
description O texto que se segue tem como objetivo apresentar e discutir os formatos institucionais e as experiências de participação popular em programas habitacionais, desenvolvidos segundo iniciativas de administrações municipais, durante a gestão 1993-1996. A partir de uma avaliação inicial sobre os formatos institucionais adotados em 45 grandes cidades, passa-se a uma análise mais detalhada dos processos observados em 10 municípios , a saber: Porto Alegre, Caxias do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Diadema e Ribeirão Preto. A pesquisa identifi cou uma grande diversidade de experiências de participação, abrangendo diferentes etapas do processo de elaboração ou implementação das políticas, o escopo das agendas e formatos administrativos e institucionais. Nesse trabalho, iremos, inicialmente, analisar as experiências com base em um critério classificatório, a partir do qual serão identificadas as diferenças entre os modelos adotados; considerando-se a maior ou menor efi cácia dos arranjos institucionais em relação aos padrões de participação almejados. Para situar o debate, o texto se inicia com uma recuperação da literatura que tratou do debate em torno da questão da participação popular, a partir da qual estabelecemos um conjunto de interrogações e construímos critérios para a classifi cação das experiências. Passamos então à apresentação dos resultados da pesquisa, em primeiro lugar considerando o universo de 45 cidades e, a seguir, os 10 estudos de caso. São enfatizados, nessa análise mais fi na, dois formatos institucionais: orçamento participativo e conselhos de habitação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9301
url https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9301/6905
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Metrópole; No. 04 (2000); 33-63
Cadernos Metrópole; Núm. 04 (2000); 33-63
Cadernos Metrópole; No. 04 (2000); 33-63
Cadernos Metrópole; n. 04 (2000); 33-63
2236-9996
1517-2422
reponame:Cadernos Metrópole (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Cadernos Metrópole (Online)
collection Cadernos Metrópole (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Metrópole (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cadernosmetropole@outlook.com||cadernosmetropole@outlook.com
_version_ 1799138661319573504