“O SENHOR é o SENHOR” (Ex 34,6c). Insistência no nome visando à relação
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoliterária |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/36867 |
Resumo: | A literatura bíblica nomeia Deus, sendo que a tradição judaico-cristã pronuncia tal nome como Senhor. O nome do Deus de Israel ganha sua carga semântica especialmente no livro do Êxodo. Nele alguns discursos diretos atribuídos ao Senhor insistem, com toda a sua força poético-retórica, na presença e no significado do tetragrama, apresentando ao ouvinte-leitor as quatro consoantes hebraicas que formam o nome de Deus. A investigação aqui apresentada se dedicará à interpretação do início de um desses discursos diretos. Far-se-á, primeiramente, uma análise linguístico-literária da frase contida em Ex 34,6c, a qual, em hebraico, é formada somente pela dupla presença do tetragrama. Em seguida, visar-se-á à função que o nome de Deus assume nesse discurso. Com isso, talvez seja possível vislumbrar a intenção que, desde as suas origens na literatura bíblica, acompanha a tradição judaico-cristã ao ela se propor a nomear Deus. |
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“O SENHOR é o SENHOR” (Ex 34,6c). Insistência no nome visando à relaçãoLiteratura bíblicaÊxododiscurso diretotetragramanome de DeusA literatura bíblica nomeia Deus, sendo que a tradição judaico-cristã pronuncia tal nome como Senhor. O nome do Deus de Israel ganha sua carga semântica especialmente no livro do Êxodo. Nele alguns discursos diretos atribuídos ao Senhor insistem, com toda a sua força poético-retórica, na presença e no significado do tetragrama, apresentando ao ouvinte-leitor as quatro consoantes hebraicas que formam o nome de Deus. A investigação aqui apresentada se dedicará à interpretação do início de um desses discursos diretos. Far-se-á, primeiramente, uma análise linguístico-literária da frase contida em Ex 34,6c, a qual, em hebraico, é formada somente pela dupla presença do tetragrama. Em seguida, visar-se-á à função que o nome de Deus assume nesse discurso. Com isso, talvez seja possível vislumbrar a intenção que, desde as suas origens na literatura bíblica, acompanha a tradição judaico-cristã ao ela se propor a nomear Deus.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2018-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/3686710.19143/2236-9937.2018v8n15p140-153Teoliteraria - Journal of Literatures and Theologies (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 8 No. 15 (2018): Nomear Deus? Fronteiras em espirais de Hermenêutica e Complexidade; 140-153Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 8 Núm. 15 (2018): Nomear Deus? Fronteiras em espirais de Hermenêutica e Complexidade; 140-153TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias; v. 8 n. 15 (2018): Nomear Deus? Fronteiras em espirais de Hermenêutica e Complexidade; 140-1532236-9937reponame:Teoliteráriainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/36867/26004https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/36867/36675https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/36867/39226Copyright (c) 2018 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias ISSN 2236-9937https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrenzer, MatthiasDias, Luciano José2018-07-14T15:52:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36867Revistahttps://revistas.pucsp.br/teoliterariaPRIhttps://revistas.pucsp.br/teoliteraria/oaialex@teoliteraria.com||teoliteraria@teoliteraria.com2236-99372236-9937opendoar:2018-07-14T15:52:42Teoliterária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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