Literatura de Viagem, Religião e a invenção do outro: representando identidade na Floresta Amazônica
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoliterária |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/2236-9937.2016v6n11p264-286 |
Resumo: | A proposta deste artigo é analisar como as preconcepções dos escritores de viagem do chamado Velho Mundo determinou como estes entenderiam o espaço americano. Tal conhecimento é mais especificamente direcionado, em meu estudo, no campo da religião e política, sendo que minha análise visa escrutinar como tais áreas permitiram – e ainda permitem – que se chegasse a conclusões questionáveis já que tanto o cristianismo quanto o capitalismo (instituições cruciais na sociedade ocidental) possuem uma tradição normativa de desconsiderar a possibilidade de que quaisquer significados desviem de sua estrutura. Meu contexto específico, assim, concerne ao livro de viagens A Journey in Brazil (Agassiz, 1868) e a compilação de Maria Helena Machado do diário de William James – Brazil through the Eyes of William James (James, 2006) – ambos escritos durante a mesma viagem para a Amazônia. Os principais resultados da pesquisa são: os projetos ambiciosos de Louis Agassiz na América – mais especificamente na Amazônia – impossibilitaram que ele fosse tão desafiado pela viagem quanto William James; existe evidência literária suficiente para se afirmar que, em termos gerais, seu chauvinismo cristão o deixou imóvel frente à diferença. |
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Literatura de Viagem, Religião e a invenção do outro: representando identidade na Floresta AmazônicaA proposta deste artigo é analisar como as preconcepções dos escritores de viagem do chamado Velho Mundo determinou como estes entenderiam o espaço americano. Tal conhecimento é mais especificamente direcionado, em meu estudo, no campo da religião e política, sendo que minha análise visa escrutinar como tais áreas permitiram – e ainda permitem – que se chegasse a conclusões questionáveis já que tanto o cristianismo quanto o capitalismo (instituições cruciais na sociedade ocidental) possuem uma tradição normativa de desconsiderar a possibilidade de que quaisquer significados desviem de sua estrutura. Meu contexto específico, assim, concerne ao livro de viagens A Journey in Brazil (Agassiz, 1868) e a compilação de Maria Helena Machado do diário de William James – Brazil through the Eyes of William James (James, 2006) – ambos escritos durante a mesma viagem para a Amazônia. Os principais resultados da pesquisa são: os projetos ambiciosos de Louis Agassiz na América – mais especificamente na Amazônia – impossibilitaram que ele fosse tão desafiado pela viagem quanto William James; existe evidência literária suficiente para se afirmar que, em termos gerais, seu chauvinismo cristão o deixou imóvel frente à diferença.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2016-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/2236-9937.2016v6n11p264-28610.19143/2236-9937.2016v6n11p264-286Teoliteraria - Journal of Literatures and Theologies (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 6 No. 11 (2016): Linguagens sobre Jesus; 264-286Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 6 Núm. 11 (2016): Linguagens sobre Jesus; 264-286TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias; v. 6 n. 11 (2016): Linguagens sobre Jesus; 264-2862236-9937reponame:Teoliteráriainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/2236-9937.2016v6n11p264-286/20174https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/2236-9937.2016v6n11p264-286/38925Copyright (c) 2016 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologiashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Davi2022-12-13T19:00:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26346Revistahttps://revistas.pucsp.br/teoliterariaPRIhttps://revistas.pucsp.br/teoliteraria/oaialex@teoliteraria.com||teoliteraria@teoliteraria.com2236-99372236-9937opendoar:2022-12-13T19:00:51Teoliterária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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