Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, José da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443
Resumo: Tomamos o filme O Homem da Câmera de Filmar — de Vertov, para abordar a temática cinema e história contemporânea, procurando perspectivar as múltiplas relações entre esse filme e a sociedade soviética dos anos 1920. Abordaremos o filme, o autor e os contextos de produção; a temática do filme e o contexto histórico e sócio-político que representa; o filme como processo criativo e social e como ritual de passagem; e, finalmente, o destino do filme, do autor e do processo criativo no contexto tecnológico e artístico em que foi produzido e suas retomadas em novos contextos sociais, tecnológicos e artísticos. Palavras-chave: cinema e história; contextos de produção; cinema e rituais de passagem; filme como processo; pós-cinema Abstract: The Man with the Movie Câmera: cinema or a story of everyday life? — We have chosen Vertov’s 1929 film The Man with the Movie Camera to discuss the theme of Cinema and Contemporary History, seeking to put into perspective the multiplerelationships between this film and Soviet society in the 1920s. We discuss the movie, the author and the context of its production, as well as the film’s theme and its historical and sociopolitical background. We focus on the film as a creative and social process and as a rite of passage, and lastly, on the destination of the film, its author and its creative process within the artistic and technological context in which it was produced. Lastly, we discuss its applicability to new social, technological and artistic contexts. Keywords: cinema and history; production contexts; cinema and rites of passage; film as a process; post cinema
id PUC_SP-8_6a59bbf9ce3819e4a368f5e78519feb1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1443
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?Tomamos o filme O Homem da Câmera de Filmar — de Vertov, para abordar a temática cinema e história contemporânea, procurando perspectivar as múltiplas relações entre esse filme e a sociedade soviética dos anos 1920. Abordaremos o filme, o autor e os contextos de produção; a temática do filme e o contexto histórico e sócio-político que representa; o filme como processo criativo e social e como ritual de passagem; e, finalmente, o destino do filme, do autor e do processo criativo no contexto tecnológico e artístico em que foi produzido e suas retomadas em novos contextos sociais, tecnológicos e artísticos. Palavras-chave: cinema e história; contextos de produção; cinema e rituais de passagem; filme como processo; pós-cinema Abstract: The Man with the Movie Câmera: cinema or a story of everyday life? — We have chosen Vertov’s 1929 film The Man with the Movie Camera to discuss the theme of Cinema and Contemporary History, seeking to put into perspective the multiplerelationships between this film and Soviet society in the 1920s. We discuss the movie, the author and the context of its production, as well as the film’s theme and its historical and sociopolitical background. We focus on the film as a creative and social process and as a rite of passage, and lastly, on the destination of the film, its author and its creative process within the artistic and technological context in which it was produced. Lastly, we discuss its applicability to new social, technological and artistic contexts. Keywords: cinema and history; production contexts; cinema and rites of passage; film as a process; post cinemaPEPG COS-PUC-SP2007-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443Galaxia; No. 11 (2006)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 11 (2006)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443/907Ribeiro, José da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1443Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:04Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?
title Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?
spellingShingle Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?
Ribeiro, José da Silva
title_short Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?
title_full Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?
title_fullStr Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?
title_full_unstemmed Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?
title_sort Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?
author Ribeiro, José da Silva
author_facet Ribeiro, José da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, José da Silva
description Tomamos o filme O Homem da Câmera de Filmar — de Vertov, para abordar a temática cinema e história contemporânea, procurando perspectivar as múltiplas relações entre esse filme e a sociedade soviética dos anos 1920. Abordaremos o filme, o autor e os contextos de produção; a temática do filme e o contexto histórico e sócio-político que representa; o filme como processo criativo e social e como ritual de passagem; e, finalmente, o destino do filme, do autor e do processo criativo no contexto tecnológico e artístico em que foi produzido e suas retomadas em novos contextos sociais, tecnológicos e artísticos. Palavras-chave: cinema e história; contextos de produção; cinema e rituais de passagem; filme como processo; pós-cinema Abstract: The Man with the Movie Câmera: cinema or a story of everyday life? — We have chosen Vertov’s 1929 film The Man with the Movie Camera to discuss the theme of Cinema and Contemporary History, seeking to put into perspective the multiplerelationships between this film and Soviet society in the 1920s. We discuss the movie, the author and the context of its production, as well as the film’s theme and its historical and sociopolitical background. We focus on the film as a creative and social process and as a rite of passage, and lastly, on the destination of the film, its author and its creative process within the artistic and technological context in which it was produced. Lastly, we discuss its applicability to new social, technological and artistic contexts. Keywords: cinema and history; production contexts; cinema and rites of passage; film as a process; post cinema
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443
url https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443/907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galaxia; No. 11 (2006)
GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 11 (2006)
1982-2553
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1799129328764583936