Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Galáxia (São Paulo) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443 |
Resumo: | Tomamos o filme O Homem da Câmera de Filmar — de Vertov, para abordar a temática cinema e história contemporânea, procurando perspectivar as múltiplas relações entre esse filme e a sociedade soviética dos anos 1920. Abordaremos o filme, o autor e os contextos de produção; a temática do filme e o contexto histórico e sócio-político que representa; o filme como processo criativo e social e como ritual de passagem; e, finalmente, o destino do filme, do autor e do processo criativo no contexto tecnológico e artístico em que foi produzido e suas retomadas em novos contextos sociais, tecnológicos e artísticos. Palavras-chave: cinema e história; contextos de produção; cinema e rituais de passagem; filme como processo; pós-cinema Abstract: The Man with the Movie Câmera: cinema or a story of everyday life? — We have chosen Vertov’s 1929 film The Man with the Movie Camera to discuss the theme of Cinema and Contemporary History, seeking to put into perspective the multiplerelationships between this film and Soviet society in the 1920s. We discuss the movie, the author and the context of its production, as well as the film’s theme and its historical and sociopolitical background. We focus on the film as a creative and social process and as a rite of passage, and lastly, on the destination of the film, its author and its creative process within the artistic and technological context in which it was produced. Lastly, we discuss its applicability to new social, technological and artistic contexts. Keywords: cinema and history; production contexts; cinema and rites of passage; film as a process; post cinema |
id |
PUC_SP-8_6a59bbf9ce3819e4a368f5e78519feb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1443 |
network_acronym_str |
PUC_SP-8 |
network_name_str |
Galáxia (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano?Tomamos o filme O Homem da Câmera de Filmar — de Vertov, para abordar a temática cinema e história contemporânea, procurando perspectivar as múltiplas relações entre esse filme e a sociedade soviética dos anos 1920. Abordaremos o filme, o autor e os contextos de produção; a temática do filme e o contexto histórico e sócio-político que representa; o filme como processo criativo e social e como ritual de passagem; e, finalmente, o destino do filme, do autor e do processo criativo no contexto tecnológico e artístico em que foi produzido e suas retomadas em novos contextos sociais, tecnológicos e artísticos. Palavras-chave: cinema e história; contextos de produção; cinema e rituais de passagem; filme como processo; pós-cinema Abstract: The Man with the Movie Câmera: cinema or a story of everyday life? — We have chosen Vertov’s 1929 film The Man with the Movie Camera to discuss the theme of Cinema and Contemporary History, seeking to put into perspective the multiplerelationships between this film and Soviet society in the 1920s. We discuss the movie, the author and the context of its production, as well as the film’s theme and its historical and sociopolitical background. We focus on the film as a creative and social process and as a rite of passage, and lastly, on the destination of the film, its author and its creative process within the artistic and technological context in which it was produced. Lastly, we discuss its applicability to new social, technological and artistic contexts. Keywords: cinema and history; production contexts; cinema and rites of passage; film as a process; post cinemaPEPG COS-PUC-SP2007-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443Galaxia; No. 11 (2006)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 11 (2006)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443/907Ribeiro, José da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1443Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:04Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano? |
title |
Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano? |
spellingShingle |
Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano? Ribeiro, José da Silva |
title_short |
Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano? |
title_full |
Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano? |
title_fullStr |
Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano? |
title_full_unstemmed |
Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano? |
title_sort |
Homem da Câmera de Filmar: o cinema ou uma história do cotidiano? |
author |
Ribeiro, José da Silva |
author_facet |
Ribeiro, José da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, José da Silva |
description |
Tomamos o filme O Homem da Câmera de Filmar — de Vertov, para abordar a temática cinema e história contemporânea, procurando perspectivar as múltiplas relações entre esse filme e a sociedade soviética dos anos 1920. Abordaremos o filme, o autor e os contextos de produção; a temática do filme e o contexto histórico e sócio-político que representa; o filme como processo criativo e social e como ritual de passagem; e, finalmente, o destino do filme, do autor e do processo criativo no contexto tecnológico e artístico em que foi produzido e suas retomadas em novos contextos sociais, tecnológicos e artísticos. Palavras-chave: cinema e história; contextos de produção; cinema e rituais de passagem; filme como processo; pós-cinema Abstract: The Man with the Movie Câmera: cinema or a story of everyday life? — We have chosen Vertov’s 1929 film The Man with the Movie Camera to discuss the theme of Cinema and Contemporary History, seeking to put into perspective the multiplerelationships between this film and Soviet society in the 1920s. We discuss the movie, the author and the context of its production, as well as the film’s theme and its historical and sociopolitical background. We focus on the film as a creative and social process and as a rite of passage, and lastly, on the destination of the film, its author and its creative process within the artistic and technological context in which it was produced. Lastly, we discuss its applicability to new social, technological and artistic contexts. Keywords: cinema and history; production contexts; cinema and rites of passage; film as a process; post cinema |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1443/907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Galaxia; No. 11 (2006) GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 11 (2006) 1982-2553 reponame:Galáxia (São Paulo) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Galáxia (São Paulo) |
collection |
Galáxia (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com |
_version_ |
1799129328764583936 |