Um homem com uma câmera: um filme didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pernisa Júnior, Carlos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lignani, Rafael Kegele, Conceição, Pedro Nogueira e, Rocha, Laura Aparecida Pequeno da, Alvarenga, Nilson Assunção, Lea, Paulo Roberto Figueira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9362
Resumo: Dotado de uma visão revolucionária da sétima arte e de seu poder, Dziga Vertov pode ser considerado como um dos maiores realizadores da históriado cinema mundial. Com sua obra relacionada ao Construtivismo e ao Futurismo, o cineasta propôs um cinema que aliasse “a vida de improviso” ao“cine-olho” e que, através da arte da montangem, fosse capaz de representar o mundo real e pelo qual o ser humano superaria sua ignorância echegaria ao seu auto-conhecimento.Um objetivo do projeto foi realizar uma breve análise da vida e da filmografia de Dziga Vertov, dando enfoque especial à sua obra mais experimental,“Um Homem com uma Câmera” – de 1929 –, onde ele desmascara os segredos da linguagem cinematográfica e promove um rompimento total entreo cinema e a literatura e o teatro, servindo como a mais perfeita exemplificação das teorias dos Kinoks.Outro objetivo foi discutir como, diante da utopia bolchevique de construção de uma nova sociedade, a cinematografia de Dziga Vertov (em especialno filme “Um homem com uma câmera”) aliou objetivos propagandísticos à experimentação de novas formas de expressão, numa relação dialéticaentre propaganda política e desenvolvimento de ousadias formais. Também a natureza universalizante da linguagem do cinema de Vertov serviu, poralgum tempo, aos projetos do regime, mas a radical opção do cineasta por um cinema intelectualmente vigoroso e de fato comprometido com aousadia estética (um princípio radicalmente libertário) passou a constituir um risco para o status quo.
id UFJF_397b6b8b836b2f51a5c28f6c7db2127c
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/9362
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling 2019-03-29T13:46:58Z2019-03-072019-03-29T13:46:58Z2008XIVhttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9362Dotado de uma visão revolucionária da sétima arte e de seu poder, Dziga Vertov pode ser considerado como um dos maiores realizadores da históriado cinema mundial. Com sua obra relacionada ao Construtivismo e ao Futurismo, o cineasta propôs um cinema que aliasse “a vida de improviso” ao“cine-olho” e que, através da arte da montangem, fosse capaz de representar o mundo real e pelo qual o ser humano superaria sua ignorância echegaria ao seu auto-conhecimento.Um objetivo do projeto foi realizar uma breve análise da vida e da filmografia de Dziga Vertov, dando enfoque especial à sua obra mais experimental,“Um Homem com uma Câmera” – de 1929 –, onde ele desmascara os segredos da linguagem cinematográfica e promove um rompimento total entreo cinema e a literatura e o teatro, servindo como a mais perfeita exemplificação das teorias dos Kinoks.Outro objetivo foi discutir como, diante da utopia bolchevique de construção de uma nova sociedade, a cinematografia de Dziga Vertov (em especialno filme “Um homem com uma câmera”) aliou objetivos propagandísticos à experimentação de novas formas de expressão, numa relação dialéticaentre propaganda política e desenvolvimento de ousadias formais. Também a natureza universalizante da linguagem do cinema de Vertov serviu, poralgum tempo, aos projetos do regime, mas a radical opção do cineasta por um cinema intelectualmente vigoroso e de fato comprometido com aousadia estética (um princípio radicalmente libertário) passou a constituir um risco para o status quo.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica JrCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS-Um homem com uma câmera: um filme didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectPernisa Júnior, CarlosLignani, Rafael KegeleConceição, Pedro Nogueira eRocha, Laura Aparecida Pequeno daAlvarenga, Nilson AssunçãoLea, Paulo Roberto Figueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILUm homem com uma câmera.pdf.jpgUm homem com uma câmera.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1370https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9362/4/Um%20homem%20com%20uma%20c%c3%a2mera.pdf.jpg1b968dee05fc0c68d2f9d35f0e025127MD54ORIGINALUm homem com uma câmera.pdfUm homem com uma câmera.pdfapplication/pdf57149https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9362/1/Um%20homem%20com%20uma%20c%c3%a2mera.pdf25b57aef37834dff453932ed4fcb624eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9362/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTUm homem com uma câmera.pdf.txtUm homem com uma câmera.pdf.txtExtracted texttext/plain1972https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9362/3/Um%20homem%20com%20uma%20c%c3%a2mera.pdf.txt5ab0b119cbfa77c1c9b9b861bdf320f2MD53ufjf/93622019-06-16 12:53:40.163oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T15:53:40Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um homem com uma câmera: um filme didático
title Um homem com uma câmera: um filme didático
spellingShingle Um homem com uma câmera: um filme didático
Pernisa Júnior, Carlos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
-
title_short Um homem com uma câmera: um filme didático
title_full Um homem com uma câmera: um filme didático
title_fullStr Um homem com uma câmera: um filme didático
title_full_unstemmed Um homem com uma câmera: um filme didático
title_sort Um homem com uma câmera: um filme didático
author Pernisa Júnior, Carlos
author_facet Pernisa Júnior, Carlos
Lignani, Rafael Kegele
Conceição, Pedro Nogueira e
Rocha, Laura Aparecida Pequeno da
Alvarenga, Nilson Assunção
Lea, Paulo Roberto Figueira
author_role author
author2 Lignani, Rafael Kegele
Conceição, Pedro Nogueira e
Rocha, Laura Aparecida Pequeno da
Alvarenga, Nilson Assunção
Lea, Paulo Roberto Figueira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pernisa Júnior, Carlos
Lignani, Rafael Kegele
Conceição, Pedro Nogueira e
Rocha, Laura Aparecida Pequeno da
Alvarenga, Nilson Assunção
Lea, Paulo Roberto Figueira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
-
dc.subject.por.fl_str_mv -
description Dotado de uma visão revolucionária da sétima arte e de seu poder, Dziga Vertov pode ser considerado como um dos maiores realizadores da históriado cinema mundial. Com sua obra relacionada ao Construtivismo e ao Futurismo, o cineasta propôs um cinema que aliasse “a vida de improviso” ao“cine-olho” e que, através da arte da montangem, fosse capaz de representar o mundo real e pelo qual o ser humano superaria sua ignorância echegaria ao seu auto-conhecimento.Um objetivo do projeto foi realizar uma breve análise da vida e da filmografia de Dziga Vertov, dando enfoque especial à sua obra mais experimental,“Um Homem com uma Câmera” – de 1929 –, onde ele desmascara os segredos da linguagem cinematográfica e promove um rompimento total entreo cinema e a literatura e o teatro, servindo como a mais perfeita exemplificação das teorias dos Kinoks.Outro objetivo foi discutir como, diante da utopia bolchevique de construção de uma nova sociedade, a cinematografia de Dziga Vertov (em especialno filme “Um homem com uma câmera”) aliou objetivos propagandísticos à experimentação de novas formas de expressão, numa relação dialéticaentre propaganda política e desenvolvimento de ousadias formais. Também a natureza universalizante da linguagem do cinema de Vertov serviu, poralgum tempo, aos projetos do regime, mas a radical opção do cineasta por um cinema intelectualmente vigoroso e de fato comprometido com aousadia estética (um princípio radicalmente libertário) passou a constituir um risco para o status quo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-29T13:46:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-07
2019-03-29T13:46:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9362
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9362/4/Um%20homem%20com%20uma%20c%c3%a2mera.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9362/1/Um%20homem%20com%20uma%20c%c3%a2mera.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9362/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9362/3/Um%20homem%20com%20uma%20c%c3%a2mera.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b968dee05fc0c68d2f9d35f0e025127
25b57aef37834dff453932ed4fcb624e
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
5ab0b119cbfa77c1c9b9b861bdf320f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813194025011773440