Uma aproximação analí­tica do formato televisual do reality show Big Brother

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andacht, Fernando
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1339
Resumo: O trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa comparada sobre o funcionamento semiótico de um formato televisivo global em duas de suas produções locais, Rio de la Plata e Brasil, nos anos 2001 e 2002. Através da perspectiva sociossemiótica baseada no modelo de Peirce, procura-se analisar os elementos próprios da significação do formato e de sua contextualização local. Descreve-se o reality show Big Brother como uma melocrônica dos bastidores da interação humana, em atenção aos componentes sí­gnicos centrais do formato, isto é, í­ndices e í­cones, que emergem na encenação televisual do face a face cotidiano. A contemplação turí­stica da ordem de interação ou do âmbito da sociabilidade permite compreender mudanças nas formas sociais que vão muito além do reduzido espaço do reality show glocal da Endemol, p.ex. no discurso eleitoral televisivo brasileiro. Palavras chave reality show, semiótica triádica, gênero hí­brido, sociabilidade. Abstract The article presents some results of a comparative research on the semiotic functioning of a global television genre in two of its local productions, that of the River Plate and that of Brazil, in the years 2001 and 2002. Through a sociosemiotic perspective based on the model of C. S. Peirce, the text accounts for the specific elements of signification of the format and of its local contextualization. The Big Brother reality show is deemed to be a hybrid genre, namely, a melochronicle of the backstage of human interaction, on account of the basic sign components of this TV format, i.e., indexes and icons, which emerge in the televisual staging of everyday face to face encounters. A tourist-like contemplation of the order of interaction or sociability realm allows us to understand changes in the social forms that reach far beyond the limited realm of the glocal Endemol reality show, for instance, in the Brazilian television political campaign. Key words reality show; triadic semiotic; hybrid genre; social interaction.
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