Receita para o consumo midiático consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paganotti, Ivan
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403
Resumo: Devido à maior facilidade para acesso e publicação de informações, Clay Johnson (2012) defende, no livro “The Information Diet: a case for conscious consumption”, uma inversão no cerne problemático, deixando de tratar do excesso de oferta informativa para focar o consumo desequilibrado, viciado e parcial de informações. Utilizando um paralelo metafórico com as transformações da dieta e da indústria alimentar, o autor sugere que o consumo exagerado de meios de comunicação que primam por confirmar nossos valores e pré-julgamentos ao invés de questionar e contrapor pontos de vista pode levar a problemas como dificuldade de concentração e socialização e ao fechamento epistêmico. Seu prognóstico aponta soluções como exercícios para selecionar ativamente as fontes comunicativas segundo critérios de qualidade informativa, evitando a exposição passiva e prolongada. O ensaio propõe um foco no estudo sobre critérios conscientes de seleção que superem a simples descrição de preferências de consumo.
id PUC_SP-8_9d43c45b70f4155bac1aeac7d10b32b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9403
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling Receita para o consumo midiático conscientecomunicaçãoconsumo conscienteinformaçãogatekeepersDevido à maior facilidade para acesso e publicação de informações, Clay Johnson (2012) defende, no livro “The Information Diet: a case for conscious consumption”, uma inversão no cerne problemático, deixando de tratar do excesso de oferta informativa para focar o consumo desequilibrado, viciado e parcial de informações. Utilizando um paralelo metafórico com as transformações da dieta e da indústria alimentar, o autor sugere que o consumo exagerado de meios de comunicação que primam por confirmar nossos valores e pré-julgamentos ao invés de questionar e contrapor pontos de vista pode levar a problemas como dificuldade de concentração e socialização e ao fechamento epistêmico. Seu prognóstico aponta soluções como exercícios para selecionar ativamente as fontes comunicativas segundo critérios de qualidade informativa, evitando a exposição passiva e prolongada. O ensaio propõe um foco no estudo sobre critérios conscientes de seleção que superem a simples descrição de preferências de consumo.PEPG COS-PUC-SP2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403Galaxia; No. 24 (2012)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 24 (2012)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403/9420Paganotti, Ivaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9403Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:11Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Receita para o consumo midiático consciente
title Receita para o consumo midiático consciente
spellingShingle Receita para o consumo midiático consciente
Paganotti, Ivan
comunicação
consumo consciente
informação
gatekeepers
title_short Receita para o consumo midiático consciente
title_full Receita para o consumo midiático consciente
title_fullStr Receita para o consumo midiático consciente
title_full_unstemmed Receita para o consumo midiático consciente
title_sort Receita para o consumo midiático consciente
author Paganotti, Ivan
author_facet Paganotti, Ivan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paganotti, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
consumo consciente
informação
gatekeepers
topic comunicação
consumo consciente
informação
gatekeepers
description Devido à maior facilidade para acesso e publicação de informações, Clay Johnson (2012) defende, no livro “The Information Diet: a case for conscious consumption”, uma inversão no cerne problemático, deixando de tratar do excesso de oferta informativa para focar o consumo desequilibrado, viciado e parcial de informações. Utilizando um paralelo metafórico com as transformações da dieta e da indústria alimentar, o autor sugere que o consumo exagerado de meios de comunicação que primam por confirmar nossos valores e pré-julgamentos ao invés de questionar e contrapor pontos de vista pode levar a problemas como dificuldade de concentração e socialização e ao fechamento epistêmico. Seu prognóstico aponta soluções como exercícios para selecionar ativamente as fontes comunicativas segundo critérios de qualidade informativa, evitando a exposição passiva e prolongada. O ensaio propõe um foco no estudo sobre critérios conscientes de seleção que superem a simples descrição de preferências de consumo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403
url https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403/9420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galaxia; No. 24 (2012)
GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 24 (2012)
1982-2553
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1799129329962057728