Receita para o consumo midiático consciente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Galáxia (São Paulo) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403 |
Resumo: | Devido à maior facilidade para acesso e publicação de informações, Clay Johnson (2012) defende, no livro “The Information Diet: a case for conscious consumption”, uma inversão no cerne problemático, deixando de tratar do excesso de oferta informativa para focar o consumo desequilibrado, viciado e parcial de informações. Utilizando um paralelo metafórico com as transformações da dieta e da indústria alimentar, o autor sugere que o consumo exagerado de meios de comunicação que primam por confirmar nossos valores e pré-julgamentos ao invés de questionar e contrapor pontos de vista pode levar a problemas como dificuldade de concentração e socialização e ao fechamento epistêmico. Seu prognóstico aponta soluções como exercícios para selecionar ativamente as fontes comunicativas segundo critérios de qualidade informativa, evitando a exposição passiva e prolongada. O ensaio propõe um foco no estudo sobre critérios conscientes de seleção que superem a simples descrição de preferências de consumo. |
id |
PUC_SP-8_9d43c45b70f4155bac1aeac7d10b32b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9403 |
network_acronym_str |
PUC_SP-8 |
network_name_str |
Galáxia (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Receita para o consumo midiático conscientecomunicaçãoconsumo conscienteinformaçãogatekeepersDevido à maior facilidade para acesso e publicação de informações, Clay Johnson (2012) defende, no livro “The Information Diet: a case for conscious consumption”, uma inversão no cerne problemático, deixando de tratar do excesso de oferta informativa para focar o consumo desequilibrado, viciado e parcial de informações. Utilizando um paralelo metafórico com as transformações da dieta e da indústria alimentar, o autor sugere que o consumo exagerado de meios de comunicação que primam por confirmar nossos valores e pré-julgamentos ao invés de questionar e contrapor pontos de vista pode levar a problemas como dificuldade de concentração e socialização e ao fechamento epistêmico. Seu prognóstico aponta soluções como exercícios para selecionar ativamente as fontes comunicativas segundo critérios de qualidade informativa, evitando a exposição passiva e prolongada. O ensaio propõe um foco no estudo sobre critérios conscientes de seleção que superem a simples descrição de preferências de consumo.PEPG COS-PUC-SP2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403Galaxia; No. 24 (2012)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 24 (2012)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403/9420Paganotti, Ivaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9403Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:11Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Receita para o consumo midiático consciente |
title |
Receita para o consumo midiático consciente |
spellingShingle |
Receita para o consumo midiático consciente Paganotti, Ivan comunicação consumo consciente informação gatekeepers |
title_short |
Receita para o consumo midiático consciente |
title_full |
Receita para o consumo midiático consciente |
title_fullStr |
Receita para o consumo midiático consciente |
title_full_unstemmed |
Receita para o consumo midiático consciente |
title_sort |
Receita para o consumo midiático consciente |
author |
Paganotti, Ivan |
author_facet |
Paganotti, Ivan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paganotti, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação consumo consciente informação gatekeepers |
topic |
comunicação consumo consciente informação gatekeepers |
description |
Devido à maior facilidade para acesso e publicação de informações, Clay Johnson (2012) defende, no livro “The Information Diet: a case for conscious consumption”, uma inversão no cerne problemático, deixando de tratar do excesso de oferta informativa para focar o consumo desequilibrado, viciado e parcial de informações. Utilizando um paralelo metafórico com as transformações da dieta e da indústria alimentar, o autor sugere que o consumo exagerado de meios de comunicação que primam por confirmar nossos valores e pré-julgamentos ao invés de questionar e contrapor pontos de vista pode levar a problemas como dificuldade de concentração e socialização e ao fechamento epistêmico. Seu prognóstico aponta soluções como exercícios para selecionar ativamente as fontes comunicativas segundo critérios de qualidade informativa, evitando a exposição passiva e prolongada. O ensaio propõe um foco no estudo sobre critérios conscientes de seleção que superem a simples descrição de preferências de consumo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403/9420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Galaxia; No. 24 (2012) GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 24 (2012) 1982-2553 reponame:Galáxia (São Paulo) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Galáxia (São Paulo) |
collection |
Galáxia (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com |
_version_ |
1799129329962057728 |