O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/84426 |
Resumo: | A proposta do artigo, que representa um capítulo de uma tese em Educação, é contribuir no âmbito educacional e dos estudos do consumo, desenvolvendo uma análise crítica da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem, dentro dos pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva Greimasiana, tendo como pano de fundo a sociedade de consumo atual. O corpus deste recorte é formado pelas edições 43 – “Tesouro Verde” e 44 – “Tesouro Verde: a fantástica conclusão da aventura, buscando identificar como o discurso do consumo consciente é apropriado pela revista. Os resultados apontam que, mesmo tendo utilizado um viés moralista para tratar o discurso do consumo consciente, o enunciador consegue reiterar o verdadeiro conceito de consumo consciente, recorrendo a valores como a coletividade, o pensamento para o bem-estar comum, o combate ao individualismo. |
id |
UFPR-8_96b424a6dd525532dbc5af04480992d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/84426 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.Consumo infantil; Consumo consciente; Educação.A proposta do artigo, que representa um capítulo de uma tese em Educação, é contribuir no âmbito educacional e dos estudos do consumo, desenvolvendo uma análise crítica da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem, dentro dos pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva Greimasiana, tendo como pano de fundo a sociedade de consumo atual. O corpus deste recorte é formado pelas edições 43 – “Tesouro Verde” e 44 – “Tesouro Verde: a fantástica conclusão da aventura, buscando identificar como o discurso do consumo consciente é apropriado pela revista. Os resultados apontam que, mesmo tendo utilizado um viés moralista para tratar o discurso do consumo consciente, o enunciador consegue reiterar o verdadeiro conceito de consumo consciente, recorrendo a valores como a coletividade, o pensamento para o bem-estar comum, o combate ao individualismo.UFPRSetubal, Flávia Meneguelli Ribeiro2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8442610.5380/am.v24i1.84426Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 24 - JUL/DEZ (2022)2238-070110.5380/am.v24i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/84426/46900Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T12:34:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/84426Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2022-09-19T12:34:49Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem. |
title |
O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem. |
spellingShingle |
O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem. Setubal, Flávia Meneguelli Ribeiro Consumo infantil; Consumo consciente; Educação. |
title_short |
O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem. |
title_full |
O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem. |
title_fullStr |
O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem. |
title_full_unstemmed |
O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem. |
title_sort |
O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem. |
author |
Setubal, Flávia Meneguelli Ribeiro |
author_facet |
Setubal, Flávia Meneguelli Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Setubal, Flávia Meneguelli Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo infantil; Consumo consciente; Educação. |
topic |
Consumo infantil; Consumo consciente; Educação. |
description |
A proposta do artigo, que representa um capítulo de uma tese em Educação, é contribuir no âmbito educacional e dos estudos do consumo, desenvolvendo uma análise crítica da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem, dentro dos pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva Greimasiana, tendo como pano de fundo a sociedade de consumo atual. O corpus deste recorte é formado pelas edições 43 – “Tesouro Verde” e 44 – “Tesouro Verde: a fantástica conclusão da aventura, buscando identificar como o discurso do consumo consciente é apropriado pela revista. Os resultados apontam que, mesmo tendo utilizado um viés moralista para tratar o discurso do consumo consciente, o enunciador consegue reiterar o verdadeiro conceito de consumo consciente, recorrendo a valores como a coletividade, o pensamento para o bem-estar comum, o combate ao individualismo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/84426 10.5380/am.v24i1.84426 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/84426 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v24i1.84426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/84426/46900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 24 - JUL/DEZ (2022) 2238-0701 10.5380/am.v24i1 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991891750912 |