O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Setubal, Flávia Meneguelli Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/84426
Resumo: A proposta do artigo, que representa um capítulo de uma tese em Educação, é contribuir no âmbito educacional e dos estudos do consumo, desenvolvendo uma análise crítica da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem, dentro dos pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva Greimasiana, tendo como pano de fundo a sociedade de consumo atual. O corpus deste recorte é formado pelas edições 43 – “Tesouro Verde” e 44 – “Tesouro Verde: a fantástica conclusão da aventura, buscando identificar como o discurso do consumo consciente é apropriado pela revista. Os resultados apontam que, mesmo tendo utilizado um viés moralista para tratar o discurso do consumo consciente, o enunciador consegue reiterar o verdadeiro conceito de consumo consciente, recorrendo a valores como a coletividade, o pensamento para o bem-estar comum, o combate ao individualismo.
id UFPR-8_96b424a6dd525532dbc5af04480992d4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/84426
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.Consumo infantil; Consumo consciente; Educação.A proposta do artigo, que representa um capítulo de uma tese em Educação, é contribuir no âmbito educacional e dos estudos do consumo, desenvolvendo uma análise crítica da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem, dentro dos pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva Greimasiana, tendo como pano de fundo a sociedade de consumo atual. O corpus deste recorte é formado pelas edições 43 – “Tesouro Verde” e 44 – “Tesouro Verde: a fantástica conclusão da aventura, buscando identificar como o discurso do consumo consciente é apropriado pela revista. Os resultados apontam que, mesmo tendo utilizado um viés moralista para tratar o discurso do consumo consciente, o enunciador consegue reiterar o verdadeiro conceito de consumo consciente, recorrendo a valores como a coletividade, o pensamento para o bem-estar comum, o combate ao individualismo.UFPRSetubal, Flávia Meneguelli Ribeiro2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8442610.5380/am.v24i1.84426Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 24 - JUL/DEZ (2022)2238-070110.5380/am.v24i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/84426/46900Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T12:34:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/84426Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2022-09-19T12:34:49Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.
title O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.
spellingShingle O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.
Setubal, Flávia Meneguelli Ribeiro
Consumo infantil; Consumo consciente; Educação.
title_short O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.
title_full O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.
title_fullStr O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.
title_full_unstemmed O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.
title_sort O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.
author Setubal, Flávia Meneguelli Ribeiro
author_facet Setubal, Flávia Meneguelli Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Setubal, Flávia Meneguelli Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo infantil; Consumo consciente; Educação.
topic Consumo infantil; Consumo consciente; Educação.
description A proposta do artigo, que representa um capítulo de uma tese em Educação, é contribuir no âmbito educacional e dos estudos do consumo, desenvolvendo uma análise crítica da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem, dentro dos pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva Greimasiana, tendo como pano de fundo a sociedade de consumo atual. O corpus deste recorte é formado pelas edições 43 – “Tesouro Verde” e 44 – “Tesouro Verde: a fantástica conclusão da aventura, buscando identificar como o discurso do consumo consciente é apropriado pela revista. Os resultados apontam que, mesmo tendo utilizado um viés moralista para tratar o discurso do consumo consciente, o enunciador consegue reiterar o verdadeiro conceito de consumo consciente, recorrendo a valores como a coletividade, o pensamento para o bem-estar comum, o combate ao individualismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/84426
10.5380/am.v24i1.84426
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/84426
identifier_str_mv 10.5380/am.v24i1.84426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/84426/46900
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 24 - JUL/DEZ (2022)
2238-0701
10.5380/am.v24i1
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991891750912