O documentário como encontro: entrevista com o cineasta Eduardo Coutinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueirôa, Alexandre
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bezerra, Cláudio, Fechine, Yvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1348
Resumo: Eduardo Coutinho é hoje um dos mais respeitados documentaristas brasileiros. Foi concebendo o documentário, sobretudo, como uma prática de “escuta do outro” - uma “escavação” das mais distintas experiências humanas - que Coutinho acumulou prêmios e mobilizou grandes platéias em quase três décadas de atuação nesse gênero cinematográfico. Nesses anos, Coutinho consolidou o que seus próprios colaboradores definem como um estilo “minimalista” no documentário: sem o uso de qualquer imagem meramente “ilustrativa”, evitando a incorporação de qualquer elemento que não esteja ligado ao próprio momento de captação, seus filmes consistem basicamente em grandes narrativas orais. Para ele, o documentário é, antes de mais nada, um extraordinário “acontecimento verbal” que se dá num encontro único e instantâneo. Palavras-chave documentário, encontro, ato verbal, fala Abstract Eduardo Coutinho is one of the most respected Brazilian documentary filmmakers working today. His conception of documentaries as the practice of “listening to others” - an “excavation” of distinct humans experiences - allowed him a number of awards and large audiences throughout the thirty years of his film career. During this time, Coutinho has developed what his collaborators define as a “minimalist” documentary style: without the use of mere “illustrative” images, this avoiding incorporating elements that aren’t linked directly to the moment of filming, his movies are basically long oral narratives. To Coutinho, the documentary is, above all, an extraordinary “verbal event” that occurs in a unique and instantaneous encounter. Key words documentary, verbal event, encounter, oral narratives
id PUC_SP-8_c713c4ac35790fa9b9088120e146f01d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1348
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling O documentário como encontro: entrevista com o cineasta Eduardo Coutinho Eduardo Coutinho é hoje um dos mais respeitados documentaristas brasileiros. Foi concebendo o documentário, sobretudo, como uma prática de “escuta do outro” - uma “escavação” das mais distintas experiências humanas - que Coutinho acumulou prêmios e mobilizou grandes platéias em quase três décadas de atuação nesse gênero cinematográfico. Nesses anos, Coutinho consolidou o que seus próprios colaboradores definem como um estilo “minimalista” no documentário: sem o uso de qualquer imagem meramente “ilustrativa”, evitando a incorporação de qualquer elemento que não esteja ligado ao próprio momento de captação, seus filmes consistem basicamente em grandes narrativas orais. Para ele, o documentário é, antes de mais nada, um extraordinário “acontecimento verbal” que se dá num encontro único e instantâneo. Palavras-chave documentário, encontro, ato verbal, fala Abstract Eduardo Coutinho is one of the most respected Brazilian documentary filmmakers working today. His conception of documentaries as the practice of “listening to others” - an “excavation” of distinct humans experiences - allowed him a number of awards and large audiences throughout the thirty years of his film career. During this time, Coutinho has developed what his collaborators define as a “minimalist” documentary style: without the use of mere “illustrative” images, this avoiding incorporating elements that aren’t linked directly to the moment of filming, his movies are basically long oral narratives. To Coutinho, the documentary is, above all, an extraordinary “verbal event” that occurs in a unique and instantaneous encounter. Key words documentary, verbal event, encounter, oral narrativesPEPG COS-PUC-SP2007-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1348Galaxia; No. 6 (2003)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 6 (2003)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1348/833Figueirôa, AlexandreBezerra, CláudioFechine, Yvanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1348Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:03Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv O documentário como encontro: entrevista com o cineasta Eduardo Coutinho
title O documentário como encontro: entrevista com o cineasta Eduardo Coutinho
spellingShingle O documentário como encontro: entrevista com o cineasta Eduardo Coutinho
Figueirôa, Alexandre
title_short O documentário como encontro: entrevista com o cineasta Eduardo Coutinho
title_full O documentário como encontro: entrevista com o cineasta Eduardo Coutinho
title_fullStr O documentário como encontro: entrevista com o cineasta Eduardo Coutinho
title_full_unstemmed O documentário como encontro: entrevista com o cineasta Eduardo Coutinho
title_sort O documentário como encontro: entrevista com o cineasta Eduardo Coutinho
author Figueirôa, Alexandre
author_facet Figueirôa, Alexandre
Bezerra, Cláudio
Fechine, Yvana
author_role author
author2 Bezerra, Cláudio
Fechine, Yvana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueirôa, Alexandre
Bezerra, Cláudio
Fechine, Yvana
description Eduardo Coutinho é hoje um dos mais respeitados documentaristas brasileiros. Foi concebendo o documentário, sobretudo, como uma prática de “escuta do outro” - uma “escavação” das mais distintas experiências humanas - que Coutinho acumulou prêmios e mobilizou grandes platéias em quase três décadas de atuação nesse gênero cinematográfico. Nesses anos, Coutinho consolidou o que seus próprios colaboradores definem como um estilo “minimalista” no documentário: sem o uso de qualquer imagem meramente “ilustrativa”, evitando a incorporação de qualquer elemento que não esteja ligado ao próprio momento de captação, seus filmes consistem basicamente em grandes narrativas orais. Para ele, o documentário é, antes de mais nada, um extraordinário “acontecimento verbal” que se dá num encontro único e instantâneo. Palavras-chave documentário, encontro, ato verbal, fala Abstract Eduardo Coutinho is one of the most respected Brazilian documentary filmmakers working today. His conception of documentaries as the practice of “listening to others” - an “excavation” of distinct humans experiences - allowed him a number of awards and large audiences throughout the thirty years of his film career. During this time, Coutinho has developed what his collaborators define as a “minimalist” documentary style: without the use of mere “illustrative” images, this avoiding incorporating elements that aren’t linked directly to the moment of filming, his movies are basically long oral narratives. To Coutinho, the documentary is, above all, an extraordinary “verbal event” that occurs in a unique and instantaneous encounter. Key words documentary, verbal event, encounter, oral narratives
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1348
url https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1348/833
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galaxia; No. 6 (2003)
GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 6 (2003)
1982-2553
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1799129328657629184