O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schvarzman, Sheila
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ianez, Mirrah
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123
Resumo: O Guarani, de José de Alencar,de 1857, transformado em ópera por Carlos Gomes em 1870 serviu de base para 8 filmes entre 1908 e 1926.Traçamos aqui o percurso cultural da apropriação cinematográfica d´O Guarani pelo diretor italiano Vittorio Capellaro. Como as construções românticas da nacionalidade cristalizadas na literatura e na ópera do século XIX são apropriados num film d´art, gênero em voga na Europa e nas telas brasileiras. Como Capellaro e seus atores, todos imigrantes, integraram o cinema europeu, sua encenação e dramaturgia, às representações e ao imaginário nacional e aos fazeres do nascente cinema brasileiro. E de que forma sua obra dialoga com a sociedade que a recebe.
id PUC_SP-8_f61abc4c1a183d7267539cd540324449
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9123
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigranteRepresentaçõesgêneroO Guarani, de José de Alencar,de 1857, transformado em ópera por Carlos Gomes em 1870 serviu de base para 8 filmes entre 1908 e 1926.Traçamos aqui o percurso cultural da apropriação cinematográfica d´O Guarani pelo diretor italiano Vittorio Capellaro. Como as construções românticas da nacionalidade cristalizadas na literatura e na ópera do século XIX são apropriados num film d´art, gênero em voga na Europa e nas telas brasileiras. Como Capellaro e seus atores, todos imigrantes, integraram o cinema europeu, sua encenação e dramaturgia, às representações e ao imaginário nacional e aos fazeres do nascente cinema brasileiro. E de que forma sua obra dialoga com a sociedade que a recebe.PEPG COS-PUC-SP2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123Galaxia; No. 24 (2012)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 24 (2012)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123/9458https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123/35947Schvarzman, SheilaIanez, Mirrahinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9123Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:11Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante
title O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante
spellingShingle O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante
Schvarzman, Sheila
Representações
gênero
title_short O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante
title_full O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante
title_fullStr O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante
title_full_unstemmed O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante
title_sort O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante
author Schvarzman, Sheila
author_facet Schvarzman, Sheila
Ianez, Mirrah
author_role author
author2 Ianez, Mirrah
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schvarzman, Sheila
Ianez, Mirrah
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
gênero
topic Representações
gênero
description O Guarani, de José de Alencar,de 1857, transformado em ópera por Carlos Gomes em 1870 serviu de base para 8 filmes entre 1908 e 1926.Traçamos aqui o percurso cultural da apropriação cinematográfica d´O Guarani pelo diretor italiano Vittorio Capellaro. Como as construções românticas da nacionalidade cristalizadas na literatura e na ópera do século XIX são apropriados num film d´art, gênero em voga na Europa e nas telas brasileiras. Como Capellaro e seus atores, todos imigrantes, integraram o cinema europeu, sua encenação e dramaturgia, às representações e ao imaginário nacional e aos fazeres do nascente cinema brasileiro. E de que forma sua obra dialoga com a sociedade que a recebe.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123
url https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123/9458
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123/35947
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galaxia; No. 24 (2012)
GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 24 (2012)
1982-2553
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1799129329961009152