O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Galáxia (São Paulo) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123 |
Resumo: | O Guarani, de José de Alencar,de 1857, transformado em ópera por Carlos Gomes em 1870 serviu de base para 8 filmes entre 1908 e 1926.Traçamos aqui o percurso cultural da apropriação cinematográfica d´O Guarani pelo diretor italiano Vittorio Capellaro. Como as construções românticas da nacionalidade cristalizadas na literatura e na ópera do século XIX são apropriados num film d´art, gênero em voga na Europa e nas telas brasileiras. Como Capellaro e seus atores, todos imigrantes, integraram o cinema europeu, sua encenação e dramaturgia, às representações e ao imaginário nacional e aos fazeres do nascente cinema brasileiro. E de que forma sua obra dialoga com a sociedade que a recebe. |
id |
PUC_SP-8_f61abc4c1a183d7267539cd540324449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9123 |
network_acronym_str |
PUC_SP-8 |
network_name_str |
Galáxia (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigranteRepresentaçõesgêneroO Guarani, de José de Alencar,de 1857, transformado em ópera por Carlos Gomes em 1870 serviu de base para 8 filmes entre 1908 e 1926.Traçamos aqui o percurso cultural da apropriação cinematográfica d´O Guarani pelo diretor italiano Vittorio Capellaro. Como as construções românticas da nacionalidade cristalizadas na literatura e na ópera do século XIX são apropriados num film d´art, gênero em voga na Europa e nas telas brasileiras. Como Capellaro e seus atores, todos imigrantes, integraram o cinema europeu, sua encenação e dramaturgia, às representações e ao imaginário nacional e aos fazeres do nascente cinema brasileiro. E de que forma sua obra dialoga com a sociedade que a recebe.PEPG COS-PUC-SP2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123Galaxia; No. 24 (2012)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 24 (2012)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123/9458https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123/35947Schvarzman, SheilaIanez, Mirrahinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9123Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:11Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante |
title |
O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante |
spellingShingle |
O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante Schvarzman, Sheila Representações gênero |
title_short |
O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante |
title_full |
O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante |
title_fullStr |
O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante |
title_full_unstemmed |
O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante |
title_sort |
O Guarani no cinema brasileiro: o olhar imigrante |
author |
Schvarzman, Sheila |
author_facet |
Schvarzman, Sheila Ianez, Mirrah |
author_role |
author |
author2 |
Ianez, Mirrah |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schvarzman, Sheila Ianez, Mirrah |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações gênero |
topic |
Representações gênero |
description |
O Guarani, de José de Alencar,de 1857, transformado em ópera por Carlos Gomes em 1870 serviu de base para 8 filmes entre 1908 e 1926.Traçamos aqui o percurso cultural da apropriação cinematográfica d´O Guarani pelo diretor italiano Vittorio Capellaro. Como as construções românticas da nacionalidade cristalizadas na literatura e na ópera do século XIX são apropriados num film d´art, gênero em voga na Europa e nas telas brasileiras. Como Capellaro e seus atores, todos imigrantes, integraram o cinema europeu, sua encenação e dramaturgia, às representações e ao imaginário nacional e aos fazeres do nascente cinema brasileiro. E de que forma sua obra dialoga com a sociedade que a recebe. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123/9458 https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9123/35947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Galaxia; No. 24 (2012) GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 24 (2012) 1982-2553 reponame:Galáxia (São Paulo) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Galáxia (São Paulo) |
collection |
Galáxia (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com |
_version_ |
1799129329961009152 |