A mística neoplatônica cristã como critério de escolha do cômputo pascal egípcio na obra De Paschate, de Dionísio Exíguo
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Circumscribere |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/52039 |
Resumo: | Dionísio Exíguo, monge de Cítia, compôs em meados do século VI um conjunto de textos sobre o cálculo da Páscoa, depois reunidos numa obra intitulada De Paschate, na qual apresentou o calendário egípcio e a importância da “lua eclesiástica”. O De Paschate é constituído de uma tradução de textos, de uma tabela pascal e de um manual de argumentos sobre como saber a data do domingo de Páscoa. A pesquisa mostra a relação entre a epistemologia neoplatônica e as práticas litúrgicas de Alexandria, a partir do termo “lua eclesiástica”, em meio às complexas relações entre as Igrejas Orientais, Roma e o Império, conforme a proposta metodológica da História da Ciência. A pesquisa encontra o significado desta lua perfeita, ou seja, livre das irregularidades do curso lunar ordinário, e apresenta a razão da escolha do calendário egípcio para a contagem pascal de todo o Império. Junto à pesquisa, foi elaborado uma tradução original do texto dionisiano para a língua portuguesa, com notas explicativas, de modo que favoreça o debate sobre a ciência medieval, sua epistemologia na História da Ciência. |
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A mística neoplatônica cristã como critério de escolha do cômputo pascal egípcio na obra De Paschate, de Dionísio ExíguoHistória da CiênciaDionísio ExíguoComputus PaschalisCiência medievalEpiste-mologia neoplatônica medievalDionísio Exíguo, monge de Cítia, compôs em meados do século VI um conjunto de textos sobre o cálculo da Páscoa, depois reunidos numa obra intitulada De Paschate, na qual apresentou o calendário egípcio e a importância da “lua eclesiástica”. O De Paschate é constituído de uma tradução de textos, de uma tabela pascal e de um manual de argumentos sobre como saber a data do domingo de Páscoa. A pesquisa mostra a relação entre a epistemologia neoplatônica e as práticas litúrgicas de Alexandria, a partir do termo “lua eclesiástica”, em meio às complexas relações entre as Igrejas Orientais, Roma e o Império, conforme a proposta metodológica da História da Ciência. A pesquisa encontra o significado desta lua perfeita, ou seja, livre das irregularidades do curso lunar ordinário, e apresenta a razão da escolha do calendário egípcio para a contagem pascal de todo o Império. Junto à pesquisa, foi elaborado uma tradução original do texto dionisiano para a língua portuguesa, com notas explicativas, de modo que favoreça o debate sobre a ciência medieval, sua epistemologia na História da Ciência.Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/5203910.23925/1980-7651.2020v26;p32Circumscribere International Journal for the History of Science; Vol. 26 (2020); 32Circumscribere International Journal for the History of Science; v. 26 (2020); 321980-7651reponame:Circumscribereinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPenghttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/52039/34125Copyright (c) 2020 Circumscribere: International Journal for the History of Scienceinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rodrigo Pires Vilela da2020-12-23T17:35:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52039Revistahttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhcPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/oai||circumhc@pucsp.br1980-76511980-7651opendoar:2020-12-23T17:35:19Circumscribere - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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