Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5683 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta a relação entre Orientação para Mercado e Inovação no segmento de Tecnologia da Informação em empresas do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, são descritos os conceitos de Orientação para Mercado e Inovação. A relação que caracteriza o tema deste estudo: Orientação para Mercado e seu impacto em Inovação é descrita e fundamentada. Através de uma pesquisa descritiva com 179 empresas participantes do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS) foi possível identificar a prática e a importância de Orientação para Mercado e Inovação para este segmento, além de analisar o impacto da Orientação para Mercado em Inovação para estas empresas. Os resultados encontrados reforçam as pesquisas anteriores acerca desta relação confirmando, portanto, a vertente teórica que indica Orientação para Mercado como condutor da prática de Inovação. Destaca-se, entre as conclusões, que neste segmento existe atenção e reconhecimento de que atividades ligadas a Orientação para Mercado auxiliam na pratica de Inovação. Ainda assim, a prática de pesquisa de mercado, que é uma atividade ligada a Geração de Inteligência, poderia receber mais atenção por parte destas empresas de modo a reforçar a capacidade das mesmas na prática de Inovação. |
id |
P_RS_0386ad438ec14059b277444e36818df3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5683 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Slongo, Luiz AntonioCPF:19883188072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788229J8CPF:63535470010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4749647T4Pereira, Daniel Steinbruch2015-04-14T14:52:35Z2007-04-242006-11-27PEREIRA, Daniel Steinbruch. Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5683Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389450-2.pdf: 385747 bytes, checksum: 92dc4310383c71acd481a152cec4f64d (MD5) Previous issue date: 2006-11-27Esta dissertação apresenta a relação entre Orientação para Mercado e Inovação no segmento de Tecnologia da Informação em empresas do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, são descritos os conceitos de Orientação para Mercado e Inovação. A relação que caracteriza o tema deste estudo: Orientação para Mercado e seu impacto em Inovação é descrita e fundamentada. Através de uma pesquisa descritiva com 179 empresas participantes do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS) foi possível identificar a prática e a importância de Orientação para Mercado e Inovação para este segmento, além de analisar o impacto da Orientação para Mercado em Inovação para estas empresas. Os resultados encontrados reforçam as pesquisas anteriores acerca desta relação confirmando, portanto, a vertente teórica que indica Orientação para Mercado como condutor da prática de Inovação. Destaca-se, entre as conclusões, que neste segmento existe atenção e reconhecimento de que atividades ligadas a Orientação para Mercado auxiliam na pratica de Inovação. Ainda assim, a prática de pesquisa de mercado, que é uma atividade ligada a Geração de Inteligência, poderia receber mais atenção por parte destas empresas de modo a reforçar a capacidade das mesmas na prática de Inovação.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12597/389450-2.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOMERCADO - ADMINISTRAÇÃOINOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASOrientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL389450-2.pdf.jpg389450-2.pdf.jpgimage/jpeg3525http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5683/3/389450-2.pdf.jpg13c5184e409757e6acb67063fb35876fMD53TEXT389450-2.pdf.txt389450-2.pdf.txttext/plain170502http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5683/2/389450-2.pdf.txt8d0a217656c656222fa54a3bff82fd5dMD52ORIGINAL389450-2.pdfapplication/pdf385747http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5683/1/389450-2.pdf92dc4310383c71acd481a152cec4f64dMD51tede/56832015-05-14 10:11:24.338oai:tede2.pucrs.br:tede/5683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação |
title |
Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação |
spellingShingle |
Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação Pereira, Daniel Steinbruch TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MERCADO - ADMINISTRAÇÃO INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação |
title_full |
Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação |
title_fullStr |
Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação |
title_full_unstemmed |
Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação |
title_sort |
Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação |
author |
Pereira, Daniel Steinbruch |
author_facet |
Pereira, Daniel Steinbruch |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:19883188072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788229J8 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:63535470010 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4749647T4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Daniel Steinbruch |
contributor_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MERCADO - ADMINISTRAÇÃO INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
topic |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MERCADO - ADMINISTRAÇÃO INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
Esta dissertação apresenta a relação entre Orientação para Mercado e Inovação no segmento de Tecnologia da Informação em empresas do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, são descritos os conceitos de Orientação para Mercado e Inovação. A relação que caracteriza o tema deste estudo: Orientação para Mercado e seu impacto em Inovação é descrita e fundamentada. Através de uma pesquisa descritiva com 179 empresas participantes do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS) foi possível identificar a prática e a importância de Orientação para Mercado e Inovação para este segmento, além de analisar o impacto da Orientação para Mercado em Inovação para estas empresas. Os resultados encontrados reforçam as pesquisas anteriores acerca desta relação confirmando, portanto, a vertente teórica que indica Orientação para Mercado como condutor da prática de Inovação. Destaca-se, entre as conclusões, que neste segmento existe atenção e reconhecimento de que atividades ligadas a Orientação para Mercado auxiliam na pratica de Inovação. Ainda assim, a prática de pesquisa de mercado, que é uma atividade ligada a Geração de Inteligência, poderia receber mais atenção por parte destas empresas de modo a reforçar a capacidade das mesmas na prática de Inovação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-04-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Daniel Steinbruch. Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5683 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Daniel Steinbruch. Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5683/3/389450-2.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5683/2/389450-2.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5683/1/389450-2.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13c5184e409757e6acb67063fb35876f 8d0a217656c656222fa54a3bff82fd5d 92dc4310383c71acd481a152cec4f64d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765310006362112 |