A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2009 |
Resumo: | O presente trabalho teve por finalidade verificar a existência de uma possível intersecção entre a exposição do expletivo there em livros didáticos de LI e os postulados do programa gerativista de investigação, através da análise de quatro livros didáticos de LI à luz desta teoria e investigar a natureza da problemática da aquisição do expletivo por alunos falantes do PB. Para tanto, os aspectos linguisticos envolvidos na produção do expletivo foram estudados a fim de fornecer um suporte teórico para a discussão. Verificou-se que a complexidade de elementos dispostos na teoria que envolve o uso do expletivo, tais como a noção de que há parâmetros nas línguas que irão determinar as suas diferenças, ou de que um princípio universal das línguas postula que não ocorram frases destituídas de sujeito não se reflete na maneira como o expletivo é apresentado nos livros didáticos analisados, tampouco se pode perceber uma maneira de se promover uma intersecção entre os postulados teóricos e as atividades desenvolvidas nos livros. Através da análise realizada, não se encontrou evidências de uma tentativa de se fornecer explicações no sentido de dar ao aprendiz insumos que possam promover um maior esclarecimento sobre o uso do expletivo, com exceção de um dos livros, que propõe um questionamento ao aluno sobre o expletivo, podendo se configurar em uma tentativa inicial de promover uma consciência de que a produção das sentenças existenciais apresenta diferença nas duas línguas enfocadas. Portanto, conclui-se que os livros didáticos analisados não estão alinhados com o modelo teórico adotado, sendo lançada para uma futura pesquisa, a necessidade de se investigar um meio de, através dos postulados teóricos do gerativismo, elaborar um instrumento didático que auxilie o aluno na compreensão das diferenças paramétricas entre as duas línguas. |
id |
P_RS_07827ad14417aa733e1745612e2fe967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2009 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ibaños, Ana Maria TramuntCPF:29580234000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3CPF:47946040091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162414U6Pinto, Luís Claudio Molina2015-04-14T13:38:27Z2011-06-022011-03-31PINTO, Luís Claudio Molina. A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2009Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431731.pdf: 3538877 bytes, checksum: c4f1e1a97393da700919009eb56ad556 (MD5) Previous issue date: 2011-03-31O presente trabalho teve por finalidade verificar a existência de uma possível intersecção entre a exposição do expletivo there em livros didáticos de LI e os postulados do programa gerativista de investigação, através da análise de quatro livros didáticos de LI à luz desta teoria e investigar a natureza da problemática da aquisição do expletivo por alunos falantes do PB. Para tanto, os aspectos linguisticos envolvidos na produção do expletivo foram estudados a fim de fornecer um suporte teórico para a discussão. Verificou-se que a complexidade de elementos dispostos na teoria que envolve o uso do expletivo, tais como a noção de que há parâmetros nas línguas que irão determinar as suas diferenças, ou de que um princípio universal das línguas postula que não ocorram frases destituídas de sujeito não se reflete na maneira como o expletivo é apresentado nos livros didáticos analisados, tampouco se pode perceber uma maneira de se promover uma intersecção entre os postulados teóricos e as atividades desenvolvidas nos livros. Através da análise realizada, não se encontrou evidências de uma tentativa de se fornecer explicações no sentido de dar ao aprendiz insumos que possam promover um maior esclarecimento sobre o uso do expletivo, com exceção de um dos livros, que propõe um questionamento ao aluno sobre o expletivo, podendo se configurar em uma tentativa inicial de promover uma consciência de que a produção das sentenças existenciais apresenta diferença nas duas línguas enfocadas. Portanto, conclui-se que os livros didáticos analisados não estão alinhados com o modelo teórico adotado, sendo lançada para uma futura pesquisa, a necessidade de se investigar um meio de, através dos postulados teóricos do gerativismo, elaborar um instrumento didático que auxilie o aluno na compreensão das diferenças paramétricas entre as duas línguas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10564/431731.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17242/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bA-1.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17244/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bB-2.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17246/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bC-3.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17248/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bD-4.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17250/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bE-5.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17252/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bF-6.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17254/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bG-7.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17256/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bH-8.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17258/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bI-9.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17260/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bJ-10.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICA APLICADAINGLÊS - ENSINOAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUALIVROS DIDÁTICOSGRAMÁTICA GERATIVACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431731.pdf.jpg431731.pdf.jpgimage/jpeg3409http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/3/431731.pdf.jpg6a59120870137311ef8b118fd56ea65dMD53000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdf.jpgimage/jpeg2272http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/15/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdf.jpgd655d0fc89a6ec3051bbcac956e1625bMD515000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdf.jpgimage/jpeg2157http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/17/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf.jpg71ec42597cdd3f0a7ad4c70bc3ec5c77MD517000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdf.jpgimage/jpeg2151http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/19/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf.jpg7c05b61271451f43f997636d1cbe8e06MD519000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdf.jpgimage/jpeg8753http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/21/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf.jpg2a2feb8eb39ff631442a74e299c07465MD521000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdf.jpgimage/jpeg7748http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/23/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf.jpg046bcf924f4c913af9ebe1ad2f5722c0MD523000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdf.jpgimage/jpeg2550http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/25/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf.jpg54355a0dd8c48ef35524edcbb6840557MD525000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdf.jpgimage/jpeg7867http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/27/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf.jpgf0302b2a4f428a2896417458d9540c23MD527000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdf.jpgimage/jpeg8832http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/29/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdf.jpg526a156426fe61d8db45fc154cd63d92MD529000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdf.jpgimage/jpeg9436http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/31/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdf.jpgd0cd4ab79e73a84c0583eee7d64427c7MD531000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdf.jpgimage/jpeg2182http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/33/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdf.jpgca51188bf78e95437769d9b518342a64MD533TEXT431731.pdf.txt431731.pdf.txttext/plain188714http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/2/431731.pdf.txt5640e34e2edcf8f5295d315870984eb9MD52000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdf.txttext/plain67http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/14/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdf.txt93e596adb32e1fb127852a3502eda6f7MD514000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdf.txttext/plain47http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/16/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf.txtf2b8c8508a14056fe5cdbbe0683ad8ceMD516000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdf.txttext/plain45http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/18/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf.txtba9841ce6934a2f097d6d0b09645879dMD518000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdf.txttext/plain3http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/20/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf.txt949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518eMD520000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdf.txttext/plain3http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/22/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf.txt949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518eMD522000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdf.txttext/plain6http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/24/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf.txt445c16aab3bf7f35bea0d40333bdeaadMD524000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdf.txttext/plain3http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/26/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf.txt949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518eMD526000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdf.txttext/plain2http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/28/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdf.txt0b0d40bea8482df673b8c25851e8b0d3MD528000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdf.txttext/plain3http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/30/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdf.txt949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518eMD530000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdf.txttext/plain54http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/32/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdf.txt886b34ce8a7293159b394e001e7a9295MD532ORIGINAL431731.pdfapplication/pdf3538877http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/1/431731.pdfc4f1e1a97393da700919009eb56ad556MD51000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdfapplication/pdf5668830http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/4/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdfdfd1dd14266c69e112ab7c64eb3811d5MD54000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdfapplication/pdf16451862http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/5/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf76528768d6c21a84b5522c7f724601e8MD55000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdfapplication/pdf9612608http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/6/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf842891b69fdc4586e904f5bbff307395MD56000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdfapplication/pdf11650012http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/7/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf608fc8cdafb356e51613fefb8fb2a671MD57000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdfapplication/pdf12122466http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/8/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf5e5258db450c764716441b65deaf0a54MD58000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdfapplication/pdf18361199http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/9/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf858b926f2a7a35e26a308d884144a138MD59000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdfapplication/pdf12463353http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/10/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf4f72f6f5e5a147ece7ea9243e1079dcfMD510000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdfapplication/pdf7437222http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/11/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdfee3903a41ea0048b1e49aaf2e07a818dMD511000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdfapplication/pdf14845941http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/12/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdfb1e71efe4c50d488b811469dff420573MD512000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdfapplication/pdf4769817http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/13/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdfbc4655f0d9ecfcbea8db5203dcc819f0MD513tede/20092015-04-17 16:57:04.205oai:tede2.pucrs.br:tede/2009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista |
title |
A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista |
spellingShingle |
A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista Pinto, Luís Claudio Molina LINGUÍSTICA APLICADA INGLÊS - ENSINO AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA LIVROS DIDÁTICOS GRAMÁTICA GERATIVA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista |
title_full |
A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista |
title_fullStr |
A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista |
title_full_unstemmed |
A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista |
title_sort |
A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista |
author |
Pinto, Luís Claudio Molina |
author_facet |
Pinto, Luís Claudio Molina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ibaños, Ana Maria Tramunt |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29580234000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:47946040091 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162414U6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Luís Claudio Molina |
contributor_str_mv |
Ibaños, Ana Maria Tramunt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUÍSTICA APLICADA INGLÊS - ENSINO AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA LIVROS DIDÁTICOS GRAMÁTICA GERATIVA |
topic |
LINGUÍSTICA APLICADA INGLÊS - ENSINO AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA LIVROS DIDÁTICOS GRAMÁTICA GERATIVA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
O presente trabalho teve por finalidade verificar a existência de uma possível intersecção entre a exposição do expletivo there em livros didáticos de LI e os postulados do programa gerativista de investigação, através da análise de quatro livros didáticos de LI à luz desta teoria e investigar a natureza da problemática da aquisição do expletivo por alunos falantes do PB. Para tanto, os aspectos linguisticos envolvidos na produção do expletivo foram estudados a fim de fornecer um suporte teórico para a discussão. Verificou-se que a complexidade de elementos dispostos na teoria que envolve o uso do expletivo, tais como a noção de que há parâmetros nas línguas que irão determinar as suas diferenças, ou de que um princípio universal das línguas postula que não ocorram frases destituídas de sujeito não se reflete na maneira como o expletivo é apresentado nos livros didáticos analisados, tampouco se pode perceber uma maneira de se promover uma intersecção entre os postulados teóricos e as atividades desenvolvidas nos livros. Através da análise realizada, não se encontrou evidências de uma tentativa de se fornecer explicações no sentido de dar ao aprendiz insumos que possam promover um maior esclarecimento sobre o uso do expletivo, com exceção de um dos livros, que propõe um questionamento ao aluno sobre o expletivo, podendo se configurar em uma tentativa inicial de promover uma consciência de que a produção das sentenças existenciais apresenta diferença nas duas línguas enfocadas. Portanto, conclui-se que os livros didáticos analisados não estão alinhados com o modelo teórico adotado, sendo lançada para uma futura pesquisa, a necessidade de se investigar um meio de, através dos postulados teóricos do gerativismo, elaborar um instrumento didático que auxilie o aluno na compreensão das diferenças paramétricas entre as duas línguas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-06-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:38:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PINTO, Luís Claudio Molina. A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2009 |
identifier_str_mv |
PINTO, Luís Claudio Molina. A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/3/431731.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/15/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/17/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/19/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/21/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/23/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/25/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/27/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/29/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/31/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/33/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/2/431731.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/14/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/16/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/18/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/20/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/22/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/24/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/26/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/28/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/30/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/32/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/1/431731.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/4/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/5/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/6/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/7/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/8/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/9/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/10/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/11/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/12/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/13/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a59120870137311ef8b118fd56ea65d d655d0fc89a6ec3051bbcac956e1625b 71ec42597cdd3f0a7ad4c70bc3ec5c77 7c05b61271451f43f997636d1cbe8e06 2a2feb8eb39ff631442a74e299c07465 046bcf924f4c913af9ebe1ad2f5722c0 54355a0dd8c48ef35524edcbb6840557 f0302b2a4f428a2896417458d9540c23 526a156426fe61d8db45fc154cd63d92 d0cd4ab79e73a84c0583eee7d64427c7 ca51188bf78e95437769d9b518342a64 5640e34e2edcf8f5295d315870984eb9 93e596adb32e1fb127852a3502eda6f7 f2b8c8508a14056fe5cdbbe0683ad8ce ba9841ce6934a2f097d6d0b09645879d 949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518e 949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518e 445c16aab3bf7f35bea0d40333bdeaad 949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518e 0b0d40bea8482df673b8c25851e8b0d3 949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518e 886b34ce8a7293159b394e001e7a9295 c4f1e1a97393da700919009eb56ad556 dfd1dd14266c69e112ab7c64eb3811d5 76528768d6c21a84b5522c7f724601e8 842891b69fdc4586e904f5bbff307395 608fc8cdafb356e51613fefb8fb2a671 5e5258db450c764716441b65deaf0a54 858b926f2a7a35e26a308d884144a138 4f72f6f5e5a147ece7ea9243e1079dcf ee3903a41ea0048b1e49aaf2e07a818d b1e71efe4c50d488b811469dff420573 bc4655f0d9ecfcbea8db5203dcc819f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765283409231872 |