A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Luís Claudio Molina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2009
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade verificar a existência de uma possível intersecção entre a exposição do expletivo there em livros didáticos de LI e os postulados do programa gerativista de investigação, através da análise de quatro livros didáticos de LI à luz desta teoria e investigar a natureza da problemática da aquisição do expletivo por alunos falantes do PB. Para tanto, os aspectos linguisticos envolvidos na produção do expletivo foram estudados a fim de fornecer um suporte teórico para a discussão. Verificou-se que a complexidade de elementos dispostos na teoria que envolve o uso do expletivo, tais como a noção de que há parâmetros nas línguas que irão determinar as suas diferenças, ou de que um princípio universal das línguas postula que não ocorram frases destituídas de sujeito não se reflete na maneira como o expletivo é apresentado nos livros didáticos analisados, tampouco se pode perceber uma maneira de se promover uma intersecção entre os postulados teóricos e as atividades desenvolvidas nos livros. Através da análise realizada, não se encontrou evidências de uma tentativa de se fornecer explicações no sentido de dar ao aprendiz insumos que possam promover um maior esclarecimento sobre o uso do expletivo, com exceção de um dos livros, que propõe um questionamento ao aluno sobre o expletivo, podendo se configurar em uma tentativa inicial de promover uma consciência de que a produção das sentenças existenciais apresenta diferença nas duas línguas enfocadas. Portanto, conclui-se que os livros didáticos analisados não estão alinhados com o modelo teórico adotado, sendo lançada para uma futura pesquisa, a necessidade de se investigar um meio de, através dos postulados teóricos do gerativismo, elaborar um instrumento didático que auxilie o aluno na compreensão das diferenças paramétricas entre as duas línguas.
id P_RS_07827ad14417aa733e1745612e2fe967
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2009
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ibaños, Ana Maria TramuntCPF:29580234000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3CPF:47946040091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162414U6Pinto, Luís Claudio Molina2015-04-14T13:38:27Z2011-06-022011-03-31PINTO, Luís Claudio Molina. A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2009Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431731.pdf: 3538877 bytes, checksum: c4f1e1a97393da700919009eb56ad556 (MD5) Previous issue date: 2011-03-31O presente trabalho teve por finalidade verificar a existência de uma possível intersecção entre a exposição do expletivo there em livros didáticos de LI e os postulados do programa gerativista de investigação, através da análise de quatro livros didáticos de LI à luz desta teoria e investigar a natureza da problemática da aquisição do expletivo por alunos falantes do PB. Para tanto, os aspectos linguisticos envolvidos na produção do expletivo foram estudados a fim de fornecer um suporte teórico para a discussão. Verificou-se que a complexidade de elementos dispostos na teoria que envolve o uso do expletivo, tais como a noção de que há parâmetros nas línguas que irão determinar as suas diferenças, ou de que um princípio universal das línguas postula que não ocorram frases destituídas de sujeito não se reflete na maneira como o expletivo é apresentado nos livros didáticos analisados, tampouco se pode perceber uma maneira de se promover uma intersecção entre os postulados teóricos e as atividades desenvolvidas nos livros. Através da análise realizada, não se encontrou evidências de uma tentativa de se fornecer explicações no sentido de dar ao aprendiz insumos que possam promover um maior esclarecimento sobre o uso do expletivo, com exceção de um dos livros, que propõe um questionamento ao aluno sobre o expletivo, podendo se configurar em uma tentativa inicial de promover uma consciência de que a produção das sentenças existenciais apresenta diferença nas duas línguas enfocadas. Portanto, conclui-se que os livros didáticos analisados não estão alinhados com o modelo teórico adotado, sendo lançada para uma futura pesquisa, a necessidade de se investigar um meio de, através dos postulados teóricos do gerativismo, elaborar um instrumento didático que auxilie o aluno na compreensão das diferenças paramétricas entre as duas línguas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10564/431731.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17242/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bA-1.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17244/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bB-2.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17246/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bC-3.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17248/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bD-4.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17250/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bE-5.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17252/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bF-6.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17254/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bG-7.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17256/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bH-8.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17258/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bI-9.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17260/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bJ-10.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICA APLICADAINGLÊS - ENSINOAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUALIVROS DIDÁTICOSGRAMÁTICA GERATIVACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431731.pdf.jpg431731.pdf.jpgimage/jpeg3409http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/3/431731.pdf.jpg6a59120870137311ef8b118fd56ea65dMD53000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdf.jpgimage/jpeg2272http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/15/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdf.jpgd655d0fc89a6ec3051bbcac956e1625bMD515000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdf.jpgimage/jpeg2157http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/17/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf.jpg71ec42597cdd3f0a7ad4c70bc3ec5c77MD517000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdf.jpgimage/jpeg2151http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/19/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf.jpg7c05b61271451f43f997636d1cbe8e06MD519000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdf.jpgimage/jpeg8753http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/21/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf.jpg2a2feb8eb39ff631442a74e299c07465MD521000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdf.jpgimage/jpeg7748http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/23/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf.jpg046bcf924f4c913af9ebe1ad2f5722c0MD523000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdf.jpgimage/jpeg2550http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/25/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf.jpg54355a0dd8c48ef35524edcbb6840557MD525000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdf.jpgimage/jpeg7867http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/27/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf.jpgf0302b2a4f428a2896417458d9540c23MD527000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdf.jpgimage/jpeg8832http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/29/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdf.jpg526a156426fe61d8db45fc154cd63d92MD529000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdf.jpgimage/jpeg9436http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/31/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdf.jpgd0cd4ab79e73a84c0583eee7d64427c7MD531000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdf.jpg000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdf.jpgimage/jpeg2182http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/33/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdf.jpgca51188bf78e95437769d9b518342a64MD533TEXT431731.pdf.txt431731.pdf.txttext/plain188714http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/2/431731.pdf.txt5640e34e2edcf8f5295d315870984eb9MD52000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdf.txttext/plain67http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/14/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdf.txt93e596adb32e1fb127852a3502eda6f7MD514000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdf.txttext/plain47http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/16/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf.txtf2b8c8508a14056fe5cdbbe0683ad8ceMD516000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdf.txttext/plain45http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/18/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf.txtba9841ce6934a2f097d6d0b09645879dMD518000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdf.txttext/plain3http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/20/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf.txt949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518eMD520000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdf.txttext/plain3http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/22/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf.txt949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518eMD522000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdf.txttext/plain6http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/24/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf.txt445c16aab3bf7f35bea0d40333bdeaadMD524000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdf.txttext/plain3http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/26/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf.txt949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518eMD526000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdf.txttext/plain2http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/28/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdf.txt0b0d40bea8482df673b8c25851e8b0d3MD528000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdf.txttext/plain3http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/30/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdf.txt949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518eMD530000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdf.txt000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdf.txttext/plain54http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/32/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdf.txt886b34ce8a7293159b394e001e7a9295MD532ORIGINAL431731.pdfapplication/pdf3538877http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/1/431731.pdfc4f1e1a97393da700919009eb56ad556MD51000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdfapplication/pdf5668830http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/4/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdfdfd1dd14266c69e112ab7c64eb3811d5MD54000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdfapplication/pdf16451862http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/5/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf76528768d6c21a84b5522c7f724601e8MD55000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdfapplication/pdf9612608http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/6/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf842891b69fdc4586e904f5bbff307395MD56000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdfapplication/pdf11650012http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/7/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf608fc8cdafb356e51613fefb8fb2a671MD57000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdfapplication/pdf12122466http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/8/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf5e5258db450c764716441b65deaf0a54MD58000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdfapplication/pdf18361199http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/9/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf858b926f2a7a35e26a308d884144a138MD59000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdfapplication/pdf12463353http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/10/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf4f72f6f5e5a147ece7ea9243e1079dcfMD510000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdfapplication/pdf7437222http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/11/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdfee3903a41ea0048b1e49aaf2e07a818dMD511000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdfapplication/pdf14845941http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/12/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdfb1e71efe4c50d488b811469dff420573MD512000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdf000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdfapplication/pdf4769817http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/13/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdfbc4655f0d9ecfcbea8db5203dcc819f0MD513tede/20092015-04-17 16:57:04.205oai:tede2.pucrs.br:tede/2009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista
title A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista
spellingShingle A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista
Pinto, Luís Claudio Molina
LINGUÍSTICA APLICADA
INGLÊS - ENSINO
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
LIVROS DIDÁTICOS
GRAMÁTICA GERATIVA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista
title_full A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista
title_fullStr A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista
title_full_unstemmed A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista
title_sort A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista
author Pinto, Luís Claudio Molina
author_facet Pinto, Luís Claudio Molina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ibaños, Ana Maria Tramunt
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29580234000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:47946040091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162414U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Luís Claudio Molina
contributor_str_mv Ibaños, Ana Maria Tramunt
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUÍSTICA APLICADA
INGLÊS - ENSINO
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
LIVROS DIDÁTICOS
GRAMÁTICA GERATIVA
topic LINGUÍSTICA APLICADA
INGLÊS - ENSINO
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
LIVROS DIDÁTICOS
GRAMÁTICA GERATIVA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O presente trabalho teve por finalidade verificar a existência de uma possível intersecção entre a exposição do expletivo there em livros didáticos de LI e os postulados do programa gerativista de investigação, através da análise de quatro livros didáticos de LI à luz desta teoria e investigar a natureza da problemática da aquisição do expletivo por alunos falantes do PB. Para tanto, os aspectos linguisticos envolvidos na produção do expletivo foram estudados a fim de fornecer um suporte teórico para a discussão. Verificou-se que a complexidade de elementos dispostos na teoria que envolve o uso do expletivo, tais como a noção de que há parâmetros nas línguas que irão determinar as suas diferenças, ou de que um princípio universal das línguas postula que não ocorram frases destituídas de sujeito não se reflete na maneira como o expletivo é apresentado nos livros didáticos analisados, tampouco se pode perceber uma maneira de se promover uma intersecção entre os postulados teóricos e as atividades desenvolvidas nos livros. Através da análise realizada, não se encontrou evidências de uma tentativa de se fornecer explicações no sentido de dar ao aprendiz insumos que possam promover um maior esclarecimento sobre o uso do expletivo, com exceção de um dos livros, que propõe um questionamento ao aluno sobre o expletivo, podendo se configurar em uma tentativa inicial de promover uma consciência de que a produção das sentenças existenciais apresenta diferença nas duas línguas enfocadas. Portanto, conclui-se que os livros didáticos analisados não estão alinhados com o modelo teórico adotado, sendo lançada para uma futura pesquisa, a necessidade de se investigar um meio de, através dos postulados teóricos do gerativismo, elaborar um instrumento didático que auxilie o aluno na compreensão das diferenças paramétricas entre as duas línguas.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:38:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Luís Claudio Molina. A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2009
identifier_str_mv PINTO, Luís Claudio Molina. A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/3/431731.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/15/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/17/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/19/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/21/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/23/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/25/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/27/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/29/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/31/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/33/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/2/431731.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/14/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/16/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/18/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/20/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/22/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/24/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/26/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/28/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/30/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/32/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/1/431731.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/4/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BA-1.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/5/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BB-2.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/6/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BC-3.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/7/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BD-4.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/8/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BE-5.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/9/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BF-6.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/10/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BG-7.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/11/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BH-8.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/12/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BI-9.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2009/13/000431731-Texto%2BCompleto%2BAnexo%2BJ-10.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a59120870137311ef8b118fd56ea65d
d655d0fc89a6ec3051bbcac956e1625b
71ec42597cdd3f0a7ad4c70bc3ec5c77
7c05b61271451f43f997636d1cbe8e06
2a2feb8eb39ff631442a74e299c07465
046bcf924f4c913af9ebe1ad2f5722c0
54355a0dd8c48ef35524edcbb6840557
f0302b2a4f428a2896417458d9540c23
526a156426fe61d8db45fc154cd63d92
d0cd4ab79e73a84c0583eee7d64427c7
ca51188bf78e95437769d9b518342a64
5640e34e2edcf8f5295d315870984eb9
93e596adb32e1fb127852a3502eda6f7
f2b8c8508a14056fe5cdbbe0683ad8ce
ba9841ce6934a2f097d6d0b09645879d
949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518e
949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518e
445c16aab3bf7f35bea0d40333bdeaad
949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518e
0b0d40bea8482df673b8c25851e8b0d3
949d2a3dead9c8bd5833943f7fc6518e
886b34ce8a7293159b394e001e7a9295
c4f1e1a97393da700919009eb56ad556
dfd1dd14266c69e112ab7c64eb3811d5
76528768d6c21a84b5522c7f724601e8
842891b69fdc4586e904f5bbff307395
608fc8cdafb356e51613fefb8fb2a671
5e5258db450c764716441b65deaf0a54
858b926f2a7a35e26a308d884144a138
4f72f6f5e5a147ece7ea9243e1079dcf
ee3903a41ea0048b1e49aaf2e07a818d
b1e71efe4c50d488b811469dff420573
bc4655f0d9ecfcbea8db5203dcc819f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765283409231872