Contribuições gerativistas para a educação em língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Junia Lorenna da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13864
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
id UNB_7a0594d9b7e3dcdae2adc0d922d77ff3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13864
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Contribuições gerativistas para a educação em língua maternaGramática gerativa - língua portuguesaAquisição de linguagemGramática comparada e geral - língua portuguesaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.O presente trabalho tem duplo objetivo: estabelecer uma aproximação entre os conceitos presentes na formulação dos pressupostos da Teoria Gerativista de Noam Chomsky (a partir de 1957) e conceitos a ela correlatos e o ensino de língua portuguesa, e verificar de que forma os conceitos podem contribuir para um maior entendimento dos fenômenos linguísticos por parte de professores. Para a análise sobre as contribuições gerativistas, são analisadas as obras de Chomsky (1981, 2006), VanPatten (2003) e Kato (2005). A pesquisa investiga de que forma conceitos como Aquisição de Linguagem, Gramática Universal (GU), Input e Argumento da Pobreza de Estímulo podem ajudar a ampliar o entendimento de docentes sobre vários fenômenos, por exemplo, as diferenças entre a fala e a escrita, aquisição de língua, princípios linguísticos, caracterização da linguagem humana e entendimento do papel dos dados de input e de output para a aprendizagem da escrita. O segundo objetivo é de que forma esses conceitos teóricos podem contribuir para um avanço em relação ao ensino de língua materna por meio da análise de oito obras direcionadas ao ensino de língua portuguesa e análise de uma obra de cunho didático. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, reflexão, análise crítica e estabelecimento das possíveis contribuições da teoria gerativista ao cenário teórico relacionado à educação em língua materna. As conclusões a que a pesquisa chega são as de que os conceitos presentes na formulação dos pressupostos da Teoria Gerativa trazem novas discussões acerca da educação linguística, principalmente por contribuírem com discussões relacionadas a aspectos cognitivos tanto sobre o funcionamento do cérebro humano quanto sobre formas de se aprender e se ensinar línguas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper has a double purpose: to establish a connection between the concepts in the formulation of the Theory of Generative Noam Chomsky (from 1957) and concepts related to it and the teaching of the Portuguese language, and verify how the concepts can contribute to a greater understanding of linguistic phenomena by teachers. For the analysis of the generative contributions are analyzed the works of Chomsky (1981, 2006), VanPatten (2003) and Kato (2005). The research investigates how concepts such as Language Acquisition, Universal Grammar (UG), Input and Poverty of Stimulus Argument can help broaden the understanding of teachers about various phenomena, eg, the differences between speech and writing, acquisition of language, linguistic principles, characterization of human language and understanding of the role of data input and output for the learning of writing. The second objective is to verify how these theoretical concepts can contribute to an improvement on the teaching of language through the analysis of eight works directed to the teaching of the Portuguese language and analyzing a work of didactic nature. The methodology used is the literature review, reflection, critical analysis and establishment of possible contributions to the theory generative theoretical scenario related to education in the mother tongue. The conclusions that the search reaches are that the concepts in the formulation of the Theory Generative bring new discussions of language education, mainly contribute to discussions related to cognitive aspects both on the functioning of the human brain as on ways to learn and teach languages.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaPilati, Eloisa Nascimento SilvaSilva, Junia Lorenna da2013-08-05T16:07:42Z2013-08-05T16:07:42Z2013-08-052013-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Junia Lorenna da. Contribuições gerativistas para a educação em língua materna. 2013. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Lingüística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13864A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T17:28:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/13864Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T17:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições gerativistas para a educação em língua materna
title Contribuições gerativistas para a educação em língua materna
spellingShingle Contribuições gerativistas para a educação em língua materna
Silva, Junia Lorenna da
Gramática gerativa - língua portuguesa
Aquisição de linguagem
Gramática comparada e geral - língua portuguesa
title_short Contribuições gerativistas para a educação em língua materna
title_full Contribuições gerativistas para a educação em língua materna
title_fullStr Contribuições gerativistas para a educação em língua materna
title_full_unstemmed Contribuições gerativistas para a educação em língua materna
title_sort Contribuições gerativistas para a educação em língua materna
author Silva, Junia Lorenna da
author_facet Silva, Junia Lorenna da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pilati, Eloisa Nascimento Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Junia Lorenna da
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática gerativa - língua portuguesa
Aquisição de linguagem
Gramática comparada e geral - língua portuguesa
topic Gramática gerativa - língua portuguesa
Aquisição de linguagem
Gramática comparada e geral - língua portuguesa
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-05T16:07:42Z
2013-08-05T16:07:42Z
2013-08-05
2013-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Junia Lorenna da. Contribuições gerativistas para a educação em língua materna. 2013. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Lingüística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13864
identifier_str_mv SILVA, Junia Lorenna da. Contribuições gerativistas para a educação em língua materna. 2013. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Lingüística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508241864884224