Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Celso Pessanha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410
Resumo: Esta dissertação de Mestrado apresenta as reflexões e os resultados de uma pesquisa realizada para investigar a conexão entre a formação do professor de Matemática e suas escolhas de uso de softwares educacionais na prática profissional. Os professores participantes, em conjunto com o autor escolheram para os experimentos os softwares Google Earth, Graphmatica e Google Sketchup, considerados os mais adequados entre os avaliados para apoiar as atividades docentes. A motivação para realizar esta pesquisa surgiu de dados empíricos e leituras de publicações da área que indicam que os professores de Matemática que usam Softwares Educacionais não obtém formação, durante a graduação ou quando há alguma formação, ela é insuficiente ou inadequada. Esta formação é adquirida por iniciativa e investimentos próprios, oriundos de motivações pessoais que têm origem nas características próprias dos usuários destes programas. Os autores utilizados para embasar este projeto foram Vygotsky, Pierre Lévy, e Maturana, e, secundariamente Valente, Kuhn e Mattelart. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investigação foram questionários abertos, gravações e diário de campo. Estes dados foram analisados posteriormente através da Análise Textual Discursiva. As considerações finais indicam que o processo de formação na graduação, no que tange ao uso de tecnologias digitais deve ser repensado, para se adaptar ao público que chega a Universidade, cada vez mais imerso no virtual, que exerce uma influência relevante no seu comportamento e na sua linguagem
id P_RS_081bf7744e9bce7aeecaa2a2f5cfcbd6
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3410
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:70646058720http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453379P2Machado, Celso Pessanha2015-04-14T14:12:47Z2011-10-112011-03-28MACHADO, Celso Pessanha. Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 434028.pdf: 2126751 bytes, checksum: 888cc9dcef40c9efc7581c6b1c071b60 (MD5) Previous issue date: 2011-03-28Esta dissertação de Mestrado apresenta as reflexões e os resultados de uma pesquisa realizada para investigar a conexão entre a formação do professor de Matemática e suas escolhas de uso de softwares educacionais na prática profissional. Os professores participantes, em conjunto com o autor escolheram para os experimentos os softwares Google Earth, Graphmatica e Google Sketchup, considerados os mais adequados entre os avaliados para apoiar as atividades docentes. A motivação para realizar esta pesquisa surgiu de dados empíricos e leituras de publicações da área que indicam que os professores de Matemática que usam Softwares Educacionais não obtém formação, durante a graduação ou quando há alguma formação, ela é insuficiente ou inadequada. Esta formação é adquirida por iniciativa e investimentos próprios, oriundos de motivações pessoais que têm origem nas características próprias dos usuários destes programas. Os autores utilizados para embasar este projeto foram Vygotsky, Pierre Lévy, e Maturana, e, secundariamente Valente, Kuhn e Mattelart. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investigação foram questionários abertos, gravações e diário de campo. Estes dados foram analisados posteriormente através da Análise Textual Discursiva. As considerações finais indicam que o processo de formação na graduação, no que tange ao uso de tecnologias digitais deve ser repensado, para se adaptar ao público que chega a Universidade, cada vez mais imerso no virtual, que exerce uma influência relevante no seu comportamento e na sua linguagemapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12263/434028.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOMATEMÁTICA - ENSINOSOFTWARE EDUCACIONALINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInvestigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL434028.pdf.jpg434028.pdf.jpgimage/jpeg3060http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/3/434028.pdf.jpgdbf3cad5a4913da7ee34580d7c9b3d7aMD53TEXT434028.pdf.txt434028.pdf.txttext/plain166369http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/2/434028.pdf.txtcfeb5c4485c0f0f653bebd5bdf178cdbMD52ORIGINAL434028.pdfapplication/pdf2126751http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/1/434028.pdf888cc9dcef40c9efc7581c6b1c071b60MD51tede/34102015-04-17 15:59:57.406oai:tede2.pucrs.br:tede/3410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática
title Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática
spellingShingle Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática
Machado, Celso Pessanha
EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
SOFTWARE EDUCACIONAL
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática
title_full Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática
title_fullStr Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática
title_full_unstemmed Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática
title_sort Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática
author Machado, Celso Pessanha
author_facet Machado, Celso Pessanha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21053405049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:70646058720
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453379P2
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Celso Pessanha
contributor_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
SOFTWARE EDUCACIONAL
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
topic EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
SOFTWARE EDUCACIONAL
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação de Mestrado apresenta as reflexões e os resultados de uma pesquisa realizada para investigar a conexão entre a formação do professor de Matemática e suas escolhas de uso de softwares educacionais na prática profissional. Os professores participantes, em conjunto com o autor escolheram para os experimentos os softwares Google Earth, Graphmatica e Google Sketchup, considerados os mais adequados entre os avaliados para apoiar as atividades docentes. A motivação para realizar esta pesquisa surgiu de dados empíricos e leituras de publicações da área que indicam que os professores de Matemática que usam Softwares Educacionais não obtém formação, durante a graduação ou quando há alguma formação, ela é insuficiente ou inadequada. Esta formação é adquirida por iniciativa e investimentos próprios, oriundos de motivações pessoais que têm origem nas características próprias dos usuários destes programas. Os autores utilizados para embasar este projeto foram Vygotsky, Pierre Lévy, e Maturana, e, secundariamente Valente, Kuhn e Mattelart. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investigação foram questionários abertos, gravações e diário de campo. Estes dados foram analisados posteriormente através da Análise Textual Discursiva. As considerações finais indicam que o processo de formação na graduação, no que tange ao uso de tecnologias digitais deve ser repensado, para se adaptar ao público que chega a Universidade, cada vez mais imerso no virtual, que exerce uma influência relevante no seu comportamento e na sua linguagem
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Celso Pessanha. Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410
identifier_str_mv MACHADO, Celso Pessanha. Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/3/434028.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/2/434028.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/1/434028.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dbf3cad5a4913da7ee34580d7c9b3d7a
cfeb5c4485c0f0f653bebd5bdf178cdb
888cc9dcef40c9efc7581c6b1c071b60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293095976960