Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410 |
Resumo: | Esta dissertação de Mestrado apresenta as reflexões e os resultados de uma pesquisa realizada para investigar a conexão entre a formação do professor de Matemática e suas escolhas de uso de softwares educacionais na prática profissional. Os professores participantes, em conjunto com o autor escolheram para os experimentos os softwares Google Earth, Graphmatica e Google Sketchup, considerados os mais adequados entre os avaliados para apoiar as atividades docentes. A motivação para realizar esta pesquisa surgiu de dados empíricos e leituras de publicações da área que indicam que os professores de Matemática que usam Softwares Educacionais não obtém formação, durante a graduação ou quando há alguma formação, ela é insuficiente ou inadequada. Esta formação é adquirida por iniciativa e investimentos próprios, oriundos de motivações pessoais que têm origem nas características próprias dos usuários destes programas. Os autores utilizados para embasar este projeto foram Vygotsky, Pierre Lévy, e Maturana, e, secundariamente Valente, Kuhn e Mattelart. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investigação foram questionários abertos, gravações e diário de campo. Estes dados foram analisados posteriormente através da Análise Textual Discursiva. As considerações finais indicam que o processo de formação na graduação, no que tange ao uso de tecnologias digitais deve ser repensado, para se adaptar ao público que chega a Universidade, cada vez mais imerso no virtual, que exerce uma influência relevante no seu comportamento e na sua linguagem |
id |
P_RS_081bf7744e9bce7aeecaa2a2f5cfcbd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3410 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:70646058720http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453379P2Machado, Celso Pessanha2015-04-14T14:12:47Z2011-10-112011-03-28MACHADO, Celso Pessanha. Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 434028.pdf: 2126751 bytes, checksum: 888cc9dcef40c9efc7581c6b1c071b60 (MD5) Previous issue date: 2011-03-28Esta dissertação de Mestrado apresenta as reflexões e os resultados de uma pesquisa realizada para investigar a conexão entre a formação do professor de Matemática e suas escolhas de uso de softwares educacionais na prática profissional. Os professores participantes, em conjunto com o autor escolheram para os experimentos os softwares Google Earth, Graphmatica e Google Sketchup, considerados os mais adequados entre os avaliados para apoiar as atividades docentes. A motivação para realizar esta pesquisa surgiu de dados empíricos e leituras de publicações da área que indicam que os professores de Matemática que usam Softwares Educacionais não obtém formação, durante a graduação ou quando há alguma formação, ela é insuficiente ou inadequada. Esta formação é adquirida por iniciativa e investimentos próprios, oriundos de motivações pessoais que têm origem nas características próprias dos usuários destes programas. Os autores utilizados para embasar este projeto foram Vygotsky, Pierre Lévy, e Maturana, e, secundariamente Valente, Kuhn e Mattelart. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investigação foram questionários abertos, gravações e diário de campo. Estes dados foram analisados posteriormente através da Análise Textual Discursiva. As considerações finais indicam que o processo de formação na graduação, no que tange ao uso de tecnologias digitais deve ser repensado, para se adaptar ao público que chega a Universidade, cada vez mais imerso no virtual, que exerce uma influência relevante no seu comportamento e na sua linguagemapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12263/434028.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOMATEMÁTICA - ENSINOSOFTWARE EDUCACIONALINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInvestigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL434028.pdf.jpg434028.pdf.jpgimage/jpeg3060http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/3/434028.pdf.jpgdbf3cad5a4913da7ee34580d7c9b3d7aMD53TEXT434028.pdf.txt434028.pdf.txttext/plain166369http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/2/434028.pdf.txtcfeb5c4485c0f0f653bebd5bdf178cdbMD52ORIGINAL434028.pdfapplication/pdf2126751http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/1/434028.pdf888cc9dcef40c9efc7581c6b1c071b60MD51tede/34102015-04-17 15:59:57.406oai:tede2.pucrs.br:tede/3410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática |
title |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática |
spellingShingle |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática Machado, Celso Pessanha EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENSINO SOFTWARE EDUCACIONAL INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática |
title_full |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática |
title_fullStr |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática |
title_sort |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática |
author |
Machado, Celso Pessanha |
author_facet |
Machado, Celso Pessanha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giraffa, Lucia Maria Martins |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:21053405049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:70646058720 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453379P2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Celso Pessanha |
contributor_str_mv |
Giraffa, Lucia Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENSINO SOFTWARE EDUCACIONAL INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
topic |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENSINO SOFTWARE EDUCACIONAL INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação de Mestrado apresenta as reflexões e os resultados de uma pesquisa realizada para investigar a conexão entre a formação do professor de Matemática e suas escolhas de uso de softwares educacionais na prática profissional. Os professores participantes, em conjunto com o autor escolheram para os experimentos os softwares Google Earth, Graphmatica e Google Sketchup, considerados os mais adequados entre os avaliados para apoiar as atividades docentes. A motivação para realizar esta pesquisa surgiu de dados empíricos e leituras de publicações da área que indicam que os professores de Matemática que usam Softwares Educacionais não obtém formação, durante a graduação ou quando há alguma formação, ela é insuficiente ou inadequada. Esta formação é adquirida por iniciativa e investimentos próprios, oriundos de motivações pessoais que têm origem nas características próprias dos usuários destes programas. Os autores utilizados para embasar este projeto foram Vygotsky, Pierre Lévy, e Maturana, e, secundariamente Valente, Kuhn e Mattelart. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investigação foram questionários abertos, gravações e diário de campo. Estes dados foram analisados posteriormente através da Análise Textual Discursiva. As considerações finais indicam que o processo de formação na graduação, no que tange ao uso de tecnologias digitais deve ser repensado, para se adaptar ao público que chega a Universidade, cada vez mais imerso no virtual, que exerce uma influência relevante no seu comportamento e na sua linguagem |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACHADO, Celso Pessanha. Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Celso Pessanha. Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matemática. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/3/434028.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/2/434028.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/1/434028.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbf3cad5a4913da7ee34580d7c9b3d7a cfeb5c4485c0f0f653bebd5bdf178cdb 888cc9dcef40c9efc7581c6b1c071b60 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293095976960 |