O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana,Claudinei de Camargo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Amaral,Rúbia Barcelos, Borba,Marcelo de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300003
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar "se e como" os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores "retraduziram" o curso para sua prática.
id UNESP-22_62c4e5054c04e9ab983a23f06f3c3245
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000300003
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O uso de softwares na prática profissional do professor de matemáticaFormação continuada de professoresEnsino a distânciaSoftware educacionalEducação matemáticaTecnologia educacionalEste artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar "se e como" os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores "retraduziram" o curso para sua prática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300003Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000300003info:eu-repo/semantics/openAccessSant'Ana,Claudinei de CamargoAmaral,Rúbia BarcelosBorba,Marcelo de Carvalhopor2012-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000300003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:44.934197Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
title O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
spellingShingle O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
Sant'Ana,Claudinei de Camargo
Formação continuada de professores
Ensino a distância
Software educacional
Educação matemática
Tecnologia educacional
title_short O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
title_full O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
title_fullStr O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
title_full_unstemmed O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
title_sort O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
author Sant'Ana,Claudinei de Camargo
author_facet Sant'Ana,Claudinei de Camargo
Amaral,Rúbia Barcelos
Borba,Marcelo de Carvalho
author_role author
author2 Amaral,Rúbia Barcelos
Borba,Marcelo de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana,Claudinei de Camargo
Amaral,Rúbia Barcelos
Borba,Marcelo de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Ensino a distância
Software educacional
Educação matemática
Tecnologia educacional
topic Formação continuada de professores
Ensino a distância
Software educacional
Educação matemática
Tecnologia educacional
description Este artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar "se e como" os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores "retraduziram" o curso para sua prática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956659752960