Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3389 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou como ocorre a aprendizagem utilizando jogos como um recurso didático nas aulas de Matemática Financeira no ensino médio. Esses jogos foram Corrida Matemática, Jogo do Ônibus e Mastermática, criados e desenvolvidos pelo professor autor desta dissertação. Para obter um suporte teórico essa pesquisa apoiou-se em idéias sobre jogos e conhecimento de Jean Piaget, Lev Vigotsky, John Huizinga, dentre outros. A pesquisa teve caráter qualitativo, sem a finalidade de generalizar. Os sujeitos foram alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Gravataí, no Rio Grande do Sul, Brasil. As informações foram coletadas através de registros de aulas, questionários, fotos e gravações de áudio e foram analisados mediante análise de conteúdo. A partir dessa análise as informações foram reunidas em três categorias previamente estabelecidas, delimitadas a partir dos objetivos da pesquisa: aspectos positivos das atividades com jogos sobre Matemática Financeira; dificuldades encontradas no decorrer das aulas com a realização de jogos; sugestões dos alunos quanto ao desenvolvimento das atividades. A pesquisa permitiu concluir que os jogos podem contribuir como um poderoso recurso nas aulas de Matemática. Os alunos destacaram aspectos positivos, pois ao jogar sentiam-se no dever de tentar resolver as questões, o que incentivava o estudo. A maioria afirmou não ter encontrado dificuldades no estudo da Matemática Financeira por meio de jogos. Eles sugeriram o uso do jogo em sala de aula para introduzir, desenvolver ou aprofundar conteúdos trabalhados anteriormente, dependendo do planejamento do professor. |
id |
P_RS_0892832be1f8532feb64e95d94efde00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3389 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, Regina Maria RabelloCPF:12067814087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1CPF:94280282072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4407172U9Rade, Arlei Vaz2015-04-14T14:12:42Z2010-10-082010-03-31RADE, Arlei Vaz. Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira. 2010. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3389Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 426174.pdf: 4642670 bytes, checksum: 15403270219121c8f055bfd1c14d8eec (MD5) Previous issue date: 2010-03-31Esta pesquisa investigou como ocorre a aprendizagem utilizando jogos como um recurso didático nas aulas de Matemática Financeira no ensino médio. Esses jogos foram Corrida Matemática, Jogo do Ônibus e Mastermática, criados e desenvolvidos pelo professor autor desta dissertação. Para obter um suporte teórico essa pesquisa apoiou-se em idéias sobre jogos e conhecimento de Jean Piaget, Lev Vigotsky, John Huizinga, dentre outros. A pesquisa teve caráter qualitativo, sem a finalidade de generalizar. Os sujeitos foram alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Gravataí, no Rio Grande do Sul, Brasil. As informações foram coletadas através de registros de aulas, questionários, fotos e gravações de áudio e foram analisados mediante análise de conteúdo. A partir dessa análise as informações foram reunidas em três categorias previamente estabelecidas, delimitadas a partir dos objetivos da pesquisa: aspectos positivos das atividades com jogos sobre Matemática Financeira; dificuldades encontradas no decorrer das aulas com a realização de jogos; sugestões dos alunos quanto ao desenvolvimento das atividades. A pesquisa permitiu concluir que os jogos podem contribuir como um poderoso recurso nas aulas de Matemática. Os alunos destacaram aspectos positivos, pois ao jogar sentiam-se no dever de tentar resolver as questões, o que incentivava o estudo. A maioria afirmou não ter encontrado dificuldades no estudo da Matemática Financeira por meio de jogos. Eles sugeriram o uso do jogo em sala de aula para introduzir, desenvolver ou aprofundar conteúdos trabalhados anteriormente, dependendo do planejamento do professor.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11543/426174.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO - MATEMÁTICAJOGOS EDUCATIVOSMATEMÁTICA FINANCEIRACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL426174.pdf.jpg426174.pdf.jpgimage/jpeg2736http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/3/426174.pdf.jpg8ab0a972829ce9296e710c47314b9470MD53TEXT426174.pdf.txt426174.pdf.txttext/plain123832http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/2/426174.pdf.txt2bfb95d3eac93e159462f4b896eecf66MD52ORIGINAL426174.pdfapplication/pdf4642670http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/1/426174.pdf15403270219121c8f055bfd1c14d8eecMD51tede/33892015-04-30 08:15:38.227oai:tede2.pucrs.br:tede/3389Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira |
title |
Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira |
spellingShingle |
Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira Rade, Arlei Vaz EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA JOGOS EDUCATIVOS MATEMÁTICA FINANCEIRA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira |
title_full |
Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira |
title_fullStr |
Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira |
title_full_unstemmed |
Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira |
title_sort |
Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira |
author |
Rade, Arlei Vaz |
author_facet |
Rade, Arlei Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Regina Maria Rabello |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:12067814087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:94280282072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4407172U9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rade, Arlei Vaz |
contributor_str_mv |
Borges, Regina Maria Rabello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA JOGOS EDUCATIVOS MATEMÁTICA FINANCEIRA |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA JOGOS EDUCATIVOS MATEMÁTICA FINANCEIRA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa investigou como ocorre a aprendizagem utilizando jogos como um recurso didático nas aulas de Matemática Financeira no ensino médio. Esses jogos foram Corrida Matemática, Jogo do Ônibus e Mastermática, criados e desenvolvidos pelo professor autor desta dissertação. Para obter um suporte teórico essa pesquisa apoiou-se em idéias sobre jogos e conhecimento de Jean Piaget, Lev Vigotsky, John Huizinga, dentre outros. A pesquisa teve caráter qualitativo, sem a finalidade de generalizar. Os sujeitos foram alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Gravataí, no Rio Grande do Sul, Brasil. As informações foram coletadas através de registros de aulas, questionários, fotos e gravações de áudio e foram analisados mediante análise de conteúdo. A partir dessa análise as informações foram reunidas em três categorias previamente estabelecidas, delimitadas a partir dos objetivos da pesquisa: aspectos positivos das atividades com jogos sobre Matemática Financeira; dificuldades encontradas no decorrer das aulas com a realização de jogos; sugestões dos alunos quanto ao desenvolvimento das atividades. A pesquisa permitiu concluir que os jogos podem contribuir como um poderoso recurso nas aulas de Matemática. Os alunos destacaram aspectos positivos, pois ao jogar sentiam-se no dever de tentar resolver as questões, o que incentivava o estudo. A maioria afirmou não ter encontrado dificuldades no estudo da Matemática Financeira por meio de jogos. Eles sugeriram o uso do jogo em sala de aula para introduzir, desenvolver ou aprofundar conteúdos trabalhados anteriormente, dependendo do planejamento do professor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-10-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RADE, Arlei Vaz. Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira. 2010. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3389 |
identifier_str_mv |
RADE, Arlei Vaz. Contribuições de jogos como um recurso didático nas aulas de matemática financeira. 2010. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/3/426174.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/2/426174.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/1/426174.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ab0a972829ce9296e710c47314b9470 2bfb95d3eac93e159462f4b896eecf66 15403270219121c8f055bfd1c14d8eec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293041451008 |