Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosely Resende Lima Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPH
Resumo: Diversos estudos mostram a importância de se buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico para o educando. Nesse sentido, os jogos funcionam como agentes motivadores do processo de ensino e aprendizagem, além de atuarem como facilitadores da linguagem, raciocínio dedutivo, organização,atenção e concentração. Embora existam diversos jogos que permitem trabalhar conteúdos matemáticos, a proposta desse trabalho focaliza os jogos de estratégia como instrumento pedagógico para auxiliar os educandos na interpretação e resolução de problemas. Foi realizado um estudo com um grupo de 13 alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Trata-se de um trabalho diagnóstico e investigativo,buscando-se alternativas para o ensino da matemática no que diz respeito à resolução de problemas, acreditando que os jogos, em especial os jogos de estratégia, constituem-se em uma poderosa ferramenta de aprendizagem, pois permitem que os alunos construam habilidades como: controlar e corrigir seus erros, analisar seus avanços, rever suas respostas, refletir sobre os motivos do êxito enão-êxito a partir das estratégias utilizadas, fazer generalizações, realizar cálculos mentais, ter perseverança na realização dos desafios matemáticos, dentre outras. A partir deste estudo, conclui-se que a aplicação de jogos de estratégia nas aulas de matemática constitui-se muito mais do que um simples material instrucional e lúdico, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Desperta o prazer pela disciplina lecionada, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa.
id UFMG_44bcdd9c6ba6829400559b2297d14be9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PBFPH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tania Aretuza Ambrizi GebaraWagner Ahmad AuarekRosely Resende Lima Oliveira2019-08-10T15:47:32Z2019-08-10T15:47:32Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPHDiversos estudos mostram a importância de se buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico para o educando. Nesse sentido, os jogos funcionam como agentes motivadores do processo de ensino e aprendizagem, além de atuarem como facilitadores da linguagem, raciocínio dedutivo, organização,atenção e concentração. Embora existam diversos jogos que permitem trabalhar conteúdos matemáticos, a proposta desse trabalho focaliza os jogos de estratégia como instrumento pedagógico para auxiliar os educandos na interpretação e resolução de problemas. Foi realizado um estudo com um grupo de 13 alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Trata-se de um trabalho diagnóstico e investigativo,buscando-se alternativas para o ensino da matemática no que diz respeito à resolução de problemas, acreditando que os jogos, em especial os jogos de estratégia, constituem-se em uma poderosa ferramenta de aprendizagem, pois permitem que os alunos construam habilidades como: controlar e corrigir seus erros, analisar seus avanços, rever suas respostas, refletir sobre os motivos do êxito enão-êxito a partir das estratégias utilizadas, fazer generalizações, realizar cálculos mentais, ter perseverança na realização dos desafios matemáticos, dentre outras. A partir deste estudo, conclui-se que a aplicação de jogos de estratégia nas aulas de matemática constitui-se muito mais do que um simples material instrucional e lúdico, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Desperta o prazer pela disciplina lecionada, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoJogos educativosJogos de EstratégiaResolução de ProblemasEducação Matemática Ensino FundamentalJogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_rosely.pdfapplication/pdf1511962https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBFPH/1/tcc_rosely.pdf395ffae8a0413120f33d9c4d4368f3e4MD51TEXTtcc_rosely.pdf.txttcc_rosely.pdf.txtExtracted texttext/plain61834https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBFPH/2/tcc_rosely.pdf.txt9a9932d7bc2965e645853a539d955ad5MD521843/VRNS-9PBFPH2019-11-14 05:51:56.969oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PBFPHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:51:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos
title Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos
spellingShingle Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos
Rosely Resende Lima Oliveira
Jogos de Estratégia
Resolução de Problemas
Educação Matemática Ensino Fundamental
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
title_short Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos
title_full Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos
title_fullStr Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos
title_full_unstemmed Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos
title_sort Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos
author Rosely Resende Lima Oliveira
author_facet Rosely Resende Lima Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tania Aretuza Ambrizi Gebara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wagner Ahmad Auarek
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosely Resende Lima Oliveira
contributor_str_mv Tania Aretuza Ambrizi Gebara
Wagner Ahmad Auarek
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de Estratégia
Resolução de Problemas
Educação Matemática Ensino Fundamental
topic Jogos de Estratégia
Resolução de Problemas
Educação Matemática Ensino Fundamental
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
description Diversos estudos mostram a importância de se buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico para o educando. Nesse sentido, os jogos funcionam como agentes motivadores do processo de ensino e aprendizagem, além de atuarem como facilitadores da linguagem, raciocínio dedutivo, organização,atenção e concentração. Embora existam diversos jogos que permitem trabalhar conteúdos matemáticos, a proposta desse trabalho focaliza os jogos de estratégia como instrumento pedagógico para auxiliar os educandos na interpretação e resolução de problemas. Foi realizado um estudo com um grupo de 13 alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Trata-se de um trabalho diagnóstico e investigativo,buscando-se alternativas para o ensino da matemática no que diz respeito à resolução de problemas, acreditando que os jogos, em especial os jogos de estratégia, constituem-se em uma poderosa ferramenta de aprendizagem, pois permitem que os alunos construam habilidades como: controlar e corrigir seus erros, analisar seus avanços, rever suas respostas, refletir sobre os motivos do êxito enão-êxito a partir das estratégias utilizadas, fazer generalizações, realizar cálculos mentais, ter perseverança na realização dos desafios matemáticos, dentre outras. A partir deste estudo, conclui-se que a aplicação de jogos de estratégia nas aulas de matemática constitui-se muito mais do que um simples material instrucional e lúdico, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Desperta o prazer pela disciplina lecionada, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T15:47:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T15:47:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPH
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBFPH/1/tcc_rosely.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBFPH/2/tcc_rosely.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 395ffae8a0413120f33d9c4d4368f3e4
9a9932d7bc2965e645853a539d955ad5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589184791773184