Simulating Behavior Diversity in BioCrowds

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knob, Paulo Ricardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8311
Resumo: A maioria das técnicas disponíveis hoje em dia para simulação de multidões está focada em uma situação específica, por exemplo, evacuação em eventos perigosos. Poucas técnicas consideram os aspectos culturais e de personalidade presentes em uma sociedade para determinar o comportamento dos agentes. Portanto, este trabalho tem como objetivo construir um framework capaz de lidar com diferentes teorias culturais e de personalidade como input, traduzindo-as em uma parametrização de grupo, que vai determinar o comportamento de grupos e multidões em ambientes virtuais. Além disso, incluímos no BioCrowds uma resposta de conforto para os agentes, em termos de densidade e características térmicas do ambiente. Os resultados indicam que os mapeamentos culturais / psicológicos parecem promissores, uma vez que os agentes foram capazes de se comportar conforme o esperado. Além disso, os agentes foram capazes de reagir devido ao conforto térmico e de densidade, melhorando sua capacidade de reagir às mudanças do ambiente.
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Os resultados indicam que os mapeamentos culturais / psicológicos parecem promissores, uma vez que os agentes foram capazes de se comportar conforme o esperado. Além disso, os agentes foram capazes de reagir devido ao conforto térmico e de densidade, melhorando sua capacidade de reagir às mudanças do ambiente.Most of the techniques available nowadays for crowd simulation are focused on a specific situation, e.g. evacuation in hazardous events. Very few of them consider the cultural and personality aspects present in a society to determine the behavior of agents. Therefore, this work aims to build a framework able to deal with different cultural and personality theories as input, and translate them into a group parametrization, which is going to determine the behavior of groups and crowds in virtual environments. Also, we include in BioCrowds a comfort response for agents, in terms of density and thermal characteristics of the environment. Results indicate that the cultural/psychological mappings seem promising, since agents were able to perform as intended. Additionally, agents were able to react due to thermal and density comfort, improving their ability to react to environmental changes.Submitted by PPG Ciência da Computação (ppgcc@pucrs.br) on 2018-10-04T19:48:28Z No. of bitstreams: 1 Paulo_Ricardo_Knob_dis.pdf: 15412485 bytes, checksum: d5fc868fa02ec06b2e29e6848c4b37ae (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2018-10-08T14:18:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Paulo_Ricardo_Knob_dis.pdf: 15412485 bytes, checksum: d5fc868fa02ec06b2e29e6848c4b37ae (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-08T14:37:58Z (GMT). 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