Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xerxenevsky, Lauren Lewis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3924
Resumo: The Program of the Brazilian Federal Government called "Mais Educação", in operation since 2008, was created to implement continuing education in public schools throughout the country. The Program, which included 274 participating schools in the state of Rio Grande do Sul in 2009, has as one of its purposes the implementation of educational and socio-educational activities to improve the educational performance and attainment. In this study, was evaluated the impact of the Program in the average scores of the disciplines of Portuguese language and mathematics in public schools of Rio Grande do Sul obtained in exams (Prova Brasil) for the 4th and 8th-graders. The method used was of estimation of differences in differences in conjunction with propensity score matching. The program has a positive effect and is statistically significant for the average scores of Portuguese language in the 4th grade of the participating schools . This impact is higher for schools that participated in the program since 2008, given the longer exposure to the program. On the other hand, for proficiency in mathematics (problem solving) in the 4th grade, the effect of the program was negative. Furthermore, it was found no effect on performance of 8th grade students for both Portuguese language and mathematics.
id P_RS_11185137dfba826141a7ee4d6b3d72a2
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3924
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Jacinto, Paulo de AndradeCPF:50088688968http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797984P0CPF:00279881045http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730299A6Xerxenevsky, Lauren Lewis2015-04-14T14:26:58Z2012-04-192012-03-28XERXENEVSKY, Lauren Lewis. Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3924The Program of the Brazilian Federal Government called "Mais Educação", in operation since 2008, was created to implement continuing education in public schools throughout the country. The Program, which included 274 participating schools in the state of Rio Grande do Sul in 2009, has as one of its purposes the implementation of educational and socio-educational activities to improve the educational performance and attainment. In this study, was evaluated the impact of the Program in the average scores of the disciplines of Portuguese language and mathematics in public schools of Rio Grande do Sul obtained in exams (Prova Brasil) for the 4th and 8th-graders. The method used was of estimation of differences in differences in conjunction with propensity score matching. The program has a positive effect and is statistically significant for the average scores of Portuguese language in the 4th grade of the participating schools . This impact is higher for schools that participated in the program since 2008, given the longer exposure to the program. On the other hand, for proficiency in mathematics (problem solving) in the 4th grade, the effect of the program was negative. Furthermore, it was found no effect on performance of 8th grade students for both Portuguese language and mathematics.O Programa Mais Educação é uma iniciativa do Governo Federal para a implementação da educação integral nas escolas públicas de todo o Brasil e está em funcionamento desde 2008. O programa, que contava com 274 escolas participantes no Rio Grande do Sul no ano de 2009, tem como uma das suas finalidades a implementação de ações pedagógicas e socioeducativas no contra-turno das escolas para melhorar o rendimento e o aproveitamento dos alunos. Nesse trabalho, avaliou-se o impacto do programa nas notas médias de português e matemática das escolas públicas do Rio Grande do Sul na Prova Brasil (Inep/MEC) para a 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Utilizou-se o método de estimação de diferenças em diferenças conjugado com o pareamento através do propensity score matching. Demonstrou-se que o programa tem um efeito positivo e estatisticamente significativo para as notas médias de português das escolas participantes do programa na 4ª série do ensino fundamental. Esse impacto é maior para as escolas que iniciaram o programa em 2008, dado o maior tempo de exposição ao programa. Por outro lado, para a proficiência em matemática (resolução de problemas) da 4ª série, o efeito do programa mostrou-se negativo. Além disso, foi encontrado efeito nulo sobre o desempenho escolar dos alunos da 8ª série tanto para português quanto para matemática.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:26:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437923.pdf: 1863180 bytes, checksum: 79ea83fbb6dfbd76feb3205134dd109b (MD5) Previous issue date: 2012-03-28application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13646/437923.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/165340/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Economia do DesenvolvimentoPUCRSBRFaculdade de Administraç, Contabilidade e EconomiaECONOMIA - RIO GRANDE DO SULAVALIAÇÃO DE DESEMPENHOPOLÍTICA EDUCACIONALDESEMPENHO ESCOLARCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAPrograma mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5405171042897922792500600685343171243503703info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSORIGINALDIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdfDIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdfapplication/pdf1792756http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/7/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf2e74c81accef474216ef24016781381cMD57THUMBNAIL437923.pdf.jpg437923.pdf.jpgimage/jpeg3387http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/3/437923.pdf.jpgd888f514fbfbab8034610a9e848dd5cdMD53DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.jpgDIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.jpgimage/jpeg3388http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/6/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.jpg3d35d74b187bd5d9729424f02aebe34cMD56TEXT437923.pdf.txt437923.pdf.txttext/plain286363http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/2/437923.pdf.txt7bd2d866e94c3d62fb8e645720ff2a99MD52DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.txtDIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.txttext/plain286361http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/5/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.txt1336a86c63d8409a3b4df1cce30aa009MD55tede/39242016-08-11 11:09:58.513oai:tede2.pucrs.br:tede/3924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2016-08-11T14:09:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul
title Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul
spellingShingle Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul
Xerxenevsky, Lauren Lewis
ECONOMIA - RIO GRANDE DO SUL
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
POLÍTICA EDUCACIONAL
DESEMPENHO ESCOLAR
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul
title_full Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul
title_fullStr Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul
title_sort Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul
author Xerxenevsky, Lauren Lewis
author_facet Xerxenevsky, Lauren Lewis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacinto, Paulo de Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:50088688968
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797984P0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00279881045
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730299A6
dc.contributor.author.fl_str_mv Xerxenevsky, Lauren Lewis
contributor_str_mv Jacinto, Paulo de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv ECONOMIA - RIO GRANDE DO SUL
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
POLÍTICA EDUCACIONAL
DESEMPENHO ESCOLAR
topic ECONOMIA - RIO GRANDE DO SUL
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
POLÍTICA EDUCACIONAL
DESEMPENHO ESCOLAR
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description The Program of the Brazilian Federal Government called "Mais Educação", in operation since 2008, was created to implement continuing education in public schools throughout the country. The Program, which included 274 participating schools in the state of Rio Grande do Sul in 2009, has as one of its purposes the implementation of educational and socio-educational activities to improve the educational performance and attainment. In this study, was evaluated the impact of the Program in the average scores of the disciplines of Portuguese language and mathematics in public schools of Rio Grande do Sul obtained in exams (Prova Brasil) for the 4th and 8th-graders. The method used was of estimation of differences in differences in conjunction with propensity score matching. The program has a positive effect and is statistically significant for the average scores of Portuguese language in the 4th grade of the participating schools . This impact is higher for schools that participated in the program since 2008, given the longer exposure to the program. On the other hand, for proficiency in mathematics (problem solving) in the 4th grade, the effect of the program was negative. Furthermore, it was found no effect on performance of 8th grade students for both Portuguese language and mathematics.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-04-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:26:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv XERXENEVSKY, Lauren Lewis. Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3924
identifier_str_mv XERXENEVSKY, Lauren Lewis. Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -5405171042897922792
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 685343171243503703
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administraç, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/7/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/3/437923.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/6/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/2/437923.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/5/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e74c81accef474216ef24016781381c
d888f514fbfbab8034610a9e848dd5cd
3d35d74b187bd5d9729424f02aebe34c
7bd2d866e94c3d62fb8e645720ff2a99
1336a86c63d8409a3b4df1cce30aa009
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765296649601024