Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3924 |
Resumo: | The Program of the Brazilian Federal Government called "Mais Educação", in operation since 2008, was created to implement continuing education in public schools throughout the country. The Program, which included 274 participating schools in the state of Rio Grande do Sul in 2009, has as one of its purposes the implementation of educational and socio-educational activities to improve the educational performance and attainment. In this study, was evaluated the impact of the Program in the average scores of the disciplines of Portuguese language and mathematics in public schools of Rio Grande do Sul obtained in exams (Prova Brasil) for the 4th and 8th-graders. The method used was of estimation of differences in differences in conjunction with propensity score matching. The program has a positive effect and is statistically significant for the average scores of Portuguese language in the 4th grade of the participating schools . This impact is higher for schools that participated in the program since 2008, given the longer exposure to the program. On the other hand, for proficiency in mathematics (problem solving) in the 4th grade, the effect of the program was negative. Furthermore, it was found no effect on performance of 8th grade students for both Portuguese language and mathematics. |
id |
P_RS_11185137dfba826141a7ee4d6b3d72a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3924 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jacinto, Paulo de AndradeCPF:50088688968http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797984P0CPF:00279881045http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730299A6Xerxenevsky, Lauren Lewis2015-04-14T14:26:58Z2012-04-192012-03-28XERXENEVSKY, Lauren Lewis. Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3924The Program of the Brazilian Federal Government called "Mais Educação", in operation since 2008, was created to implement continuing education in public schools throughout the country. The Program, which included 274 participating schools in the state of Rio Grande do Sul in 2009, has as one of its purposes the implementation of educational and socio-educational activities to improve the educational performance and attainment. In this study, was evaluated the impact of the Program in the average scores of the disciplines of Portuguese language and mathematics in public schools of Rio Grande do Sul obtained in exams (Prova Brasil) for the 4th and 8th-graders. The method used was of estimation of differences in differences in conjunction with propensity score matching. The program has a positive effect and is statistically significant for the average scores of Portuguese language in the 4th grade of the participating schools . This impact is higher for schools that participated in the program since 2008, given the longer exposure to the program. On the other hand, for proficiency in mathematics (problem solving) in the 4th grade, the effect of the program was negative. Furthermore, it was found no effect on performance of 8th grade students for both Portuguese language and mathematics.O Programa Mais Educação é uma iniciativa do Governo Federal para a implementação da educação integral nas escolas públicas de todo o Brasil e está em funcionamento desde 2008. O programa, que contava com 274 escolas participantes no Rio Grande do Sul no ano de 2009, tem como uma das suas finalidades a implementação de ações pedagógicas e socioeducativas no contra-turno das escolas para melhorar o rendimento e o aproveitamento dos alunos. Nesse trabalho, avaliou-se o impacto do programa nas notas médias de português e matemática das escolas públicas do Rio Grande do Sul na Prova Brasil (Inep/MEC) para a 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Utilizou-se o método de estimação de diferenças em diferenças conjugado com o pareamento através do propensity score matching. Demonstrou-se que o programa tem um efeito positivo e estatisticamente significativo para as notas médias de português das escolas participantes do programa na 4ª série do ensino fundamental. Esse impacto é maior para as escolas que iniciaram o programa em 2008, dado o maior tempo de exposição ao programa. Por outro lado, para a proficiência em matemática (resolução de problemas) da 4ª série, o efeito do programa mostrou-se negativo. Além disso, foi encontrado efeito nulo sobre o desempenho escolar dos alunos da 8ª série tanto para português quanto para matemática.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:26:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437923.pdf: 1863180 bytes, checksum: 79ea83fbb6dfbd76feb3205134dd109b (MD5) Previous issue date: 2012-03-28application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13646/437923.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/165340/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Economia do DesenvolvimentoPUCRSBRFaculdade de Administraç, Contabilidade e EconomiaECONOMIA - RIO GRANDE DO SULAVALIAÇÃO DE DESEMPENHOPOLÍTICA EDUCACIONALDESEMPENHO ESCOLARCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAPrograma mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5405171042897922792500600685343171243503703info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSORIGINALDIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdfDIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdfapplication/pdf1792756http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/7/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf2e74c81accef474216ef24016781381cMD57THUMBNAIL437923.pdf.jpg437923.pdf.jpgimage/jpeg3387http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/3/437923.pdf.jpgd888f514fbfbab8034610a9e848dd5cdMD53DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.jpgDIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.jpgimage/jpeg3388http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/6/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.jpg3d35d74b187bd5d9729424f02aebe34cMD56TEXT437923.pdf.txt437923.pdf.txttext/plain286363http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/2/437923.pdf.txt7bd2d866e94c3d62fb8e645720ff2a99MD52DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.txtDIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.txttext/plain286361http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/5/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.txt1336a86c63d8409a3b4df1cce30aa009MD55tede/39242016-08-11 11:09:58.513oai:tede2.pucrs.br:tede/3924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2016-08-11T14:09:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul |
title |
Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul Xerxenevsky, Lauren Lewis ECONOMIA - RIO GRANDE DO SUL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POLÍTICA EDUCACIONAL DESEMPENHO ESCOLAR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
title_short |
Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul |
title_full |
Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul |
title_sort |
Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul |
author |
Xerxenevsky, Lauren Lewis |
author_facet |
Xerxenevsky, Lauren Lewis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacinto, Paulo de Andrade |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:50088688968 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797984P0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00279881045 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730299A6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xerxenevsky, Lauren Lewis |
contributor_str_mv |
Jacinto, Paulo de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ECONOMIA - RIO GRANDE DO SUL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POLÍTICA EDUCACIONAL DESEMPENHO ESCOLAR |
topic |
ECONOMIA - RIO GRANDE DO SUL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POLÍTICA EDUCACIONAL DESEMPENHO ESCOLAR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
description |
The Program of the Brazilian Federal Government called "Mais Educação", in operation since 2008, was created to implement continuing education in public schools throughout the country. The Program, which included 274 participating schools in the state of Rio Grande do Sul in 2009, has as one of its purposes the implementation of educational and socio-educational activities to improve the educational performance and attainment. In this study, was evaluated the impact of the Program in the average scores of the disciplines of Portuguese language and mathematics in public schools of Rio Grande do Sul obtained in exams (Prova Brasil) for the 4th and 8th-graders. The method used was of estimation of differences in differences in conjunction with propensity score matching. The program has a positive effect and is statistically significant for the average scores of Portuguese language in the 4th grade of the participating schools . This impact is higher for schools that participated in the program since 2008, given the longer exposure to the program. On the other hand, for proficiency in mathematics (problem solving) in the 4th grade, the effect of the program was negative. Furthermore, it was found no effect on performance of 8th grade students for both Portuguese language and mathematics. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:26:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
XERXENEVSKY, Lauren Lewis. Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3924 |
identifier_str_mv |
XERXENEVSKY, Lauren Lewis. Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-5405171042897922792 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
685343171243503703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administraç, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/7/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/3/437923.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/6/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/2/437923.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3924/5/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e74c81accef474216ef24016781381c d888f514fbfbab8034610a9e848dd5cd 3d35d74b187bd5d9729424f02aebe34c 7bd2d866e94c3d62fb8e645720ff2a99 1336a86c63d8409a3b4df1cce30aa009 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765296649601024 |