Desamparo e intensidades em ato na adolescência : riscos ao devir
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/745 |
Resumo: | As chamadas novas patologias expressam dinâmicas que circunscrevem um tempo e que convocam os psicanalistas a se dedicarem à compreensão de temas que permitam delinear um entendimento. Isso inclui não só considerar a dinâmica própria de organizações psíquicas singulares como, também, levar em conta as particularidades do momento cultural e social da atualidade. Nesse contexto, a ocorrência de comportamentos de risco tais como adições, compulsões e delinquência remete a situações que denunciam aspectos preocupantes no cenário da adolescência na sociedade contemporânea. Este cenário de comportamentos auto e heterodestrutivos conduz ao objetivo central desta Dissertação: compreender as manifestações em ato na adolescência contemporânea. Foram elaboradas duas seções sobre o tema: uma teórica e outra empírica. A seção teórica propõe uma reflexão referente aos padecimentos adolescentes que têm nas manifestações em ato sua forma de expressão dominante. Para tal, foram retomadas as considerações psicanalíticas sobre o processo de constituição psíquica, a vivência da adolescência e a trajetória identitária na interface com as marcas da contemporaneidade. Entendeu-se que o instrumental psicanalítico se constitui em uma sólida ferramenta para alcançar essa compreensão, dado o valor que presta à singularidade dos processos intrapsíquicos e intersubjetivos. Já, na seção empírica, por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, buscou-se compreender, a partir de estudos de caso de adolescentes, as manifestações de dor psíquica via ato no cenário da adolescência contemporânea, a fim de favorecer uma posterior adesão a atendimento psicológico. Participaram três adolescentes com idades entre 14 e 18 anos, que foram encaminhados para atendimento na clínicaescola da Faculdade de Psicologia da PUCRS e que evidenciaram, durante a etapa de triagem, comportamentos de risco (adições, compulsões ou delinquência). O adolescente, após ter assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), participou de uma série de quatro entrevistas abertas, gravadas em áudio, que, juntamente com uma ficha de dados sociodemográficos, constituiu o Estudo de Caso de cada participante. Também foi realizada uma entrevista com um responsável por cada adolescente, o qual também assinou o TCLE. A análise dos dados obtidos foi feita pelo método de Análise Interpretativa, proposto por Frederick Erickson. A partir dessa proposta, foram identificadas quatro asserções, as quais evidenciaram a presença de fragilidade psíquica, a ausência de perspectivas de vida, uma distorção dos aspectos típicos da adolescência e a potencialidade de criação de recursos psíquicos a partir da experiência de escuta para esses adolescentes. O estudo realizado constatou a possibilidade de que, no campo analítico, a dupla adolescente e analista possa resgatar a condição do jovem para ocupar um lugar distinto em sua história identificatória, explorando experiências que permitam a construção de recursos necessários para que a expressão de conflitivas não se restrinja à produção de atos. Assim, vê-se viabilizada a abertura de um espaço de escuta que abarque novas significações e recursos de metabolização para o sofrimento dos adolescentes na contemporaneidade. |
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