Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busnello, Fernanda de Bastani
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671
Resumo: A presente dissertação é composta de três estudos, sendo um teórico e dois empíricos, apresentados na forma de artigos. O artigo teórico teve como objetivo verificar as implicações dos eventos de vida estressores, do estresse e das estratégias de coping utilizadas por adolescentes na aprendizagem. Assim, foram explorados os aspectos ambientais, a neurobiologia do estresse e o papel da resiliência em circunstâncias de vida adversas. Os artigos empíricos tiveram natureza descritiva, com dados quantitativos, em um delineamento ex-post-facto, do tipo correlacional. Deste modo, o segundo artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a associação entre eventos estressores, sintomas de estresse e desempenho escolar em adolescentes. Assim, verificou-se a prevalência de estresse em uma amostra de adolescentes, as diferenças no índice de reprovação entre adolescentes com e sem estresse, a associação entre os grupos de sintomas de estresse e o desempenho escolar. Avaliou-se, também, a freqüência e o impacto atribuído pelos indivíduos aos eventos estressores, relacionando esses dados quanto às diferenças entre os sexos e em relação aos índices de aprovação e reprovação. No terceiro artigo foram examinadas as estratégias de coping utilizadas por adolescentes diante de eventos estressores. Além disso, foram verificados sintomas de estresse da amostra. Os achados sugerem uma importante interação entre a exposição a eventos estressores, a manifestação de sintomas de estresse e o prejuízo no desempenho escolar.
id P_RS_15f5a6cc55707640d3aa02f461c58fcd
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/671
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Kristensen, Christian HaagCPF:52242986015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707062J9CPF:00915683075http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710844H6Busnello, Fernanda de Bastani2015-04-14T13:21:35Z2009-06-262009-01-21BUSNELLO, Fernanda de Bastani. Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413053.pdf: 713455 bytes, checksum: 2c31cb9ddb122b21437e708fd5f5f1be (MD5) Previous issue date: 2009-01-21A presente dissertação é composta de três estudos, sendo um teórico e dois empíricos, apresentados na forma de artigos. O artigo teórico teve como objetivo verificar as implicações dos eventos de vida estressores, do estresse e das estratégias de coping utilizadas por adolescentes na aprendizagem. Assim, foram explorados os aspectos ambientais, a neurobiologia do estresse e o papel da resiliência em circunstâncias de vida adversas. Os artigos empíricos tiveram natureza descritiva, com dados quantitativos, em um delineamento ex-post-facto, do tipo correlacional. Deste modo, o segundo artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a associação entre eventos estressores, sintomas de estresse e desempenho escolar em adolescentes. Assim, verificou-se a prevalência de estresse em uma amostra de adolescentes, as diferenças no índice de reprovação entre adolescentes com e sem estresse, a associação entre os grupos de sintomas de estresse e o desempenho escolar. Avaliou-se, também, a freqüência e o impacto atribuído pelos indivíduos aos eventos estressores, relacionando esses dados quanto às diferenças entre os sexos e em relação aos índices de aprovação e reprovação. No terceiro artigo foram examinadas as estratégias de coping utilizadas por adolescentes diante de eventos estressores. Além disso, foram verificados sintomas de estresse da amostra. Os achados sugerem uma importante interação entre a exposição a eventos estressores, a manifestação de sintomas de estresse e o prejuízo no desempenho escolar.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6965/413053.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaPSICOLOGIA DO ADOLESCENTEAPRENDIZAGEMDESEMPENHO ESCOLARESTRESSE (PSICOLOGIA)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL413053.pdf.jpg413053.pdf.jpgimage/jpeg3347http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/3/413053.pdf.jpg164c806cf91d06a6c2a7473fb2a3e43dMD53TEXT413053.pdf.txt413053.pdf.txttext/plain162039http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/2/413053.pdf.txtc1cf630ccb293302b9dcc7db770ef6faMD52ORIGINAL413053.pdfapplication/pdf713455http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/1/413053.pdf2c31cb9ddb122b21437e708fd5f5f1beMD51tede/6712015-04-17 17:19:27.154oai:tede2.pucrs.br:tede/671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:19:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
title Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
spellingShingle Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
Busnello, Fernanda de Bastani
PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
APRENDIZAGEM
DESEMPENHO ESCOLAR
ESTRESSE (PSICOLOGIA)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
title_full Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
title_fullStr Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
title_full_unstemmed Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
title_sort Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
author Busnello, Fernanda de Bastani
author_facet Busnello, Fernanda de Bastani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kristensen, Christian Haag
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:52242986015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707062J9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00915683075
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710844H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Busnello, Fernanda de Bastani
contributor_str_mv Kristensen, Christian Haag
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
APRENDIZAGEM
DESEMPENHO ESCOLAR
ESTRESSE (PSICOLOGIA)
topic PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
APRENDIZAGEM
DESEMPENHO ESCOLAR
ESTRESSE (PSICOLOGIA)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description A presente dissertação é composta de três estudos, sendo um teórico e dois empíricos, apresentados na forma de artigos. O artigo teórico teve como objetivo verificar as implicações dos eventos de vida estressores, do estresse e das estratégias de coping utilizadas por adolescentes na aprendizagem. Assim, foram explorados os aspectos ambientais, a neurobiologia do estresse e o papel da resiliência em circunstâncias de vida adversas. Os artigos empíricos tiveram natureza descritiva, com dados quantitativos, em um delineamento ex-post-facto, do tipo correlacional. Deste modo, o segundo artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a associação entre eventos estressores, sintomas de estresse e desempenho escolar em adolescentes. Assim, verificou-se a prevalência de estresse em uma amostra de adolescentes, as diferenças no índice de reprovação entre adolescentes com e sem estresse, a associação entre os grupos de sintomas de estresse e o desempenho escolar. Avaliou-se, também, a freqüência e o impacto atribuído pelos indivíduos aos eventos estressores, relacionando esses dados quanto às diferenças entre os sexos e em relação aos índices de aprovação e reprovação. No terceiro artigo foram examinadas as estratégias de coping utilizadas por adolescentes diante de eventos estressores. Além disso, foram verificados sintomas de estresse da amostra. Os achados sugerem uma importante interação entre a exposição a eventos estressores, a manifestação de sintomas de estresse e o prejuízo no desempenho escolar.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-06-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:21:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUSNELLO, Fernanda de Bastani. Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671
identifier_str_mv BUSNELLO, Fernanda de Bastani. Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2588426296948062698
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2599381623216554467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/3/413053.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/2/413053.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/1/413053.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 164c806cf91d06a6c2a7473fb2a3e43d
c1cf630ccb293302b9dcc7db770ef6fa
2c31cb9ddb122b21437e708fd5f5f1be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765273961562112