Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671 |
Resumo: | A presente dissertação é composta de três estudos, sendo um teórico e dois empíricos, apresentados na forma de artigos. O artigo teórico teve como objetivo verificar as implicações dos eventos de vida estressores, do estresse e das estratégias de coping utilizadas por adolescentes na aprendizagem. Assim, foram explorados os aspectos ambientais, a neurobiologia do estresse e o papel da resiliência em circunstâncias de vida adversas. Os artigos empíricos tiveram natureza descritiva, com dados quantitativos, em um delineamento ex-post-facto, do tipo correlacional. Deste modo, o segundo artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a associação entre eventos estressores, sintomas de estresse e desempenho escolar em adolescentes. Assim, verificou-se a prevalência de estresse em uma amostra de adolescentes, as diferenças no índice de reprovação entre adolescentes com e sem estresse, a associação entre os grupos de sintomas de estresse e o desempenho escolar. Avaliou-se, também, a freqüência e o impacto atribuído pelos indivíduos aos eventos estressores, relacionando esses dados quanto às diferenças entre os sexos e em relação aos índices de aprovação e reprovação. No terceiro artigo foram examinadas as estratégias de coping utilizadas por adolescentes diante de eventos estressores. Além disso, foram verificados sintomas de estresse da amostra. Os achados sugerem uma importante interação entre a exposição a eventos estressores, a manifestação de sintomas de estresse e o prejuízo no desempenho escolar. |
id |
P_RS_15f5a6cc55707640d3aa02f461c58fcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/671 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kristensen, Christian HaagCPF:52242986015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707062J9CPF:00915683075http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710844H6Busnello, Fernanda de Bastani2015-04-14T13:21:35Z2009-06-262009-01-21BUSNELLO, Fernanda de Bastani. Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413053.pdf: 713455 bytes, checksum: 2c31cb9ddb122b21437e708fd5f5f1be (MD5) Previous issue date: 2009-01-21A presente dissertação é composta de três estudos, sendo um teórico e dois empíricos, apresentados na forma de artigos. O artigo teórico teve como objetivo verificar as implicações dos eventos de vida estressores, do estresse e das estratégias de coping utilizadas por adolescentes na aprendizagem. Assim, foram explorados os aspectos ambientais, a neurobiologia do estresse e o papel da resiliência em circunstâncias de vida adversas. Os artigos empíricos tiveram natureza descritiva, com dados quantitativos, em um delineamento ex-post-facto, do tipo correlacional. Deste modo, o segundo artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a associação entre eventos estressores, sintomas de estresse e desempenho escolar em adolescentes. Assim, verificou-se a prevalência de estresse em uma amostra de adolescentes, as diferenças no índice de reprovação entre adolescentes com e sem estresse, a associação entre os grupos de sintomas de estresse e o desempenho escolar. Avaliou-se, também, a freqüência e o impacto atribuído pelos indivíduos aos eventos estressores, relacionando esses dados quanto às diferenças entre os sexos e em relação aos índices de aprovação e reprovação. No terceiro artigo foram examinadas as estratégias de coping utilizadas por adolescentes diante de eventos estressores. Além disso, foram verificados sintomas de estresse da amostra. Os achados sugerem uma importante interação entre a exposição a eventos estressores, a manifestação de sintomas de estresse e o prejuízo no desempenho escolar.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6965/413053.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaPSICOLOGIA DO ADOLESCENTEAPRENDIZAGEMDESEMPENHO ESCOLARESTRESSE (PSICOLOGIA)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL413053.pdf.jpg413053.pdf.jpgimage/jpeg3347http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/3/413053.pdf.jpg164c806cf91d06a6c2a7473fb2a3e43dMD53TEXT413053.pdf.txt413053.pdf.txttext/plain162039http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/2/413053.pdf.txtc1cf630ccb293302b9dcc7db770ef6faMD52ORIGINAL413053.pdfapplication/pdf713455http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/1/413053.pdf2c31cb9ddb122b21437e708fd5f5f1beMD51tede/6712015-04-17 17:19:27.154oai:tede2.pucrs.br:tede/671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:19:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes |
title |
Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes |
spellingShingle |
Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes Busnello, Fernanda de Bastani PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE APRENDIZAGEM DESEMPENHO ESCOLAR ESTRESSE (PSICOLOGIA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes |
title_full |
Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes |
title_fullStr |
Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes |
title_full_unstemmed |
Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes |
title_sort |
Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes |
author |
Busnello, Fernanda de Bastani |
author_facet |
Busnello, Fernanda de Bastani |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kristensen, Christian Haag |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:52242986015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707062J9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00915683075 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710844H6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Busnello, Fernanda de Bastani |
contributor_str_mv |
Kristensen, Christian Haag |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE APRENDIZAGEM DESEMPENHO ESCOLAR ESTRESSE (PSICOLOGIA) |
topic |
PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE APRENDIZAGEM DESEMPENHO ESCOLAR ESTRESSE (PSICOLOGIA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
A presente dissertação é composta de três estudos, sendo um teórico e dois empíricos, apresentados na forma de artigos. O artigo teórico teve como objetivo verificar as implicações dos eventos de vida estressores, do estresse e das estratégias de coping utilizadas por adolescentes na aprendizagem. Assim, foram explorados os aspectos ambientais, a neurobiologia do estresse e o papel da resiliência em circunstâncias de vida adversas. Os artigos empíricos tiveram natureza descritiva, com dados quantitativos, em um delineamento ex-post-facto, do tipo correlacional. Deste modo, o segundo artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a associação entre eventos estressores, sintomas de estresse e desempenho escolar em adolescentes. Assim, verificou-se a prevalência de estresse em uma amostra de adolescentes, as diferenças no índice de reprovação entre adolescentes com e sem estresse, a associação entre os grupos de sintomas de estresse e o desempenho escolar. Avaliou-se, também, a freqüência e o impacto atribuído pelos indivíduos aos eventos estressores, relacionando esses dados quanto às diferenças entre os sexos e em relação aos índices de aprovação e reprovação. No terceiro artigo foram examinadas as estratégias de coping utilizadas por adolescentes diante de eventos estressores. Além disso, foram verificados sintomas de estresse da amostra. Os achados sugerem uma importante interação entre a exposição a eventos estressores, a manifestação de sintomas de estresse e o prejuízo no desempenho escolar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-26 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:21:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BUSNELLO, Fernanda de Bastani. Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671 |
identifier_str_mv |
BUSNELLO, Fernanda de Bastani. Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
2588426296948062698 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
2599381623216554467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/3/413053.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/2/413053.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/671/1/413053.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
164c806cf91d06a6c2a7473fb2a3e43d c1cf630ccb293302b9dcc7db770ef6fa 2c31cb9ddb122b21437e708fd5f5f1be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765273961562112 |