Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200014 |
Resumo: | Ao longo da vida, nos deparamos com eventos com os quais não nos percebemos capacitados a lidar, o que pode gerar um estado de tensão no organismo denominado estresse. As alterações decorrentes do estresse e o impacto que provoca na vida das pessoas podem agravar a desadaptação do indivíduo em seu desenvolvimento, sobretudo no ambiente escolar. O presente artigo explora as relações entre eventos de vida estressores, estresse e estratégias de coping em adolescentes, discutindo as possíveis implicações desses fatores na aprendizagem. Além disso, são descritos os fatores ambientais e a neurobiologia do estresse, bem como o papel da resiliência no enfrentamento de situações estressantes. |
id |
ABRAPEE-1_a42a7b8a3c645ceaa0042cae0b029f87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572009000200014 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagemStressResiliênciaAprendizagemAo longo da vida, nos deparamos com eventos com os quais não nos percebemos capacitados a lidar, o que pode gerar um estado de tensão no organismo denominado estresse. As alterações decorrentes do estresse e o impacto que provoca na vida das pessoas podem agravar a desadaptação do indivíduo em seu desenvolvimento, sobretudo no ambiente escolar. O presente artigo explora as relações entre eventos de vida estressores, estresse e estratégias de coping em adolescentes, discutindo as possíveis implicações desses fatores na aprendizagem. Além disso, são descritos os fatores ambientais e a neurobiologia do estresse, bem como o papel da resiliência no enfrentamento de situações estressantes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200014Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572009000200014info:eu-repo/semantics/openAccessBusnello,Fernanda de BastaniSchaefer,Luiziana SoutoKristensen,Christian Haagpor2010-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572009000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem |
title |
Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem |
spellingShingle |
Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem Busnello,Fernanda de Bastani Stress Resiliência Aprendizagem |
title_short |
Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem |
title_full |
Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem |
title_fullStr |
Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem |
title_sort |
Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem |
author |
Busnello,Fernanda de Bastani |
author_facet |
Busnello,Fernanda de Bastani Schaefer,Luiziana Souto Kristensen,Christian Haag |
author_role |
author |
author2 |
Schaefer,Luiziana Souto Kristensen,Christian Haag |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Busnello,Fernanda de Bastani Schaefer,Luiziana Souto Kristensen,Christian Haag |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stress Resiliência Aprendizagem |
topic |
Stress Resiliência Aprendizagem |
description |
Ao longo da vida, nos deparamos com eventos com os quais não nos percebemos capacitados a lidar, o que pode gerar um estado de tensão no organismo denominado estresse. As alterações decorrentes do estresse e o impacto que provoca na vida das pessoas podem agravar a desadaptação do indivíduo em seu desenvolvimento, sobretudo no ambiente escolar. O presente artigo explora as relações entre eventos de vida estressores, estresse e estratégias de coping em adolescentes, discutindo as possíveis implicações desses fatores na aprendizagem. Além disso, são descritos os fatores ambientais e a neurobiologia do estresse, bem como o papel da resiliência no enfrentamento de situações estressantes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572009000200014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605285629952 |