Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busnello,Fernanda de Bastani
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Schaefer,Luiziana Souto, Kristensen,Christian Haag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200014
Resumo: Ao longo da vida, nos deparamos com eventos com os quais não nos percebemos capacitados a lidar, o que pode gerar um estado de tensão no organismo denominado estresse. As alterações decorrentes do estresse e o impacto que provoca na vida das pessoas podem agravar a desadaptação do indivíduo em seu desenvolvimento, sobretudo no ambiente escolar. O presente artigo explora as relações entre eventos de vida estressores, estresse e estratégias de coping em adolescentes, discutindo as possíveis implicações desses fatores na aprendizagem. Além disso, são descritos os fatores ambientais e a neurobiologia do estresse, bem como o papel da resiliência no enfrentamento de situações estressantes.
id ABRAPEE-1_a42a7b8a3c645ceaa0042cae0b029f87
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572009000200014
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagemStressResiliênciaAprendizagemAo longo da vida, nos deparamos com eventos com os quais não nos percebemos capacitados a lidar, o que pode gerar um estado de tensão no organismo denominado estresse. As alterações decorrentes do estresse e o impacto que provoca na vida das pessoas podem agravar a desadaptação do indivíduo em seu desenvolvimento, sobretudo no ambiente escolar. O presente artigo explora as relações entre eventos de vida estressores, estresse e estratégias de coping em adolescentes, discutindo as possíveis implicações desses fatores na aprendizagem. Além disso, são descritos os fatores ambientais e a neurobiologia do estresse, bem como o papel da resiliência no enfrentamento de situações estressantes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200014Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572009000200014info:eu-repo/semantics/openAccessBusnello,Fernanda de BastaniSchaefer,Luiziana SoutoKristensen,Christian Haagpor2010-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572009000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem
title Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem
spellingShingle Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem
Busnello,Fernanda de Bastani
Stress
Resiliência
Aprendizagem
title_short Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem
title_full Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem
title_fullStr Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem
title_full_unstemmed Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem
title_sort Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem
author Busnello,Fernanda de Bastani
author_facet Busnello,Fernanda de Bastani
Schaefer,Luiziana Souto
Kristensen,Christian Haag
author_role author
author2 Schaefer,Luiziana Souto
Kristensen,Christian Haag
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Busnello,Fernanda de Bastani
Schaefer,Luiziana Souto
Kristensen,Christian Haag
dc.subject.por.fl_str_mv Stress
Resiliência
Aprendizagem
topic Stress
Resiliência
Aprendizagem
description Ao longo da vida, nos deparamos com eventos com os quais não nos percebemos capacitados a lidar, o que pode gerar um estado de tensão no organismo denominado estresse. As alterações decorrentes do estresse e o impacto que provoca na vida das pessoas podem agravar a desadaptação do indivíduo em seu desenvolvimento, sobretudo no ambiente escolar. O presente artigo explora as relações entre eventos de vida estressores, estresse e estratégias de coping em adolescentes, discutindo as possíveis implicações desses fatores na aprendizagem. Além disso, são descritos os fatores ambientais e a neurobiologia do estresse, bem como o papel da resiliência no enfrentamento de situações estressantes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572009000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605285629952