Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3685 |
Resumo: | Esta pesquisa problematiza a relação entre a constituição das identidades homossexuais de homens adultos e suas vivências em espaços educativos formais, não formais e informais. Como ponto de partida para desenvolver o estudo, foram formuladas questões que focalizam percepções e sentimentos desses homens adultos em relação a si próprios e aos outros, tendo em vista suas vivências nesses espaços educativos e, especialmente, suas experiências de discriminação e resistência. Apoia-se teoricamente nas contribuições da Psicologia Social Crítica (Ciampa, 2001; Jacques, 1998) e nos estudos de Trevisan (2000), Green (2000), Mott (2003), Nunan (2003) e Santos (1997). O método utilizado é uma análise compreensiva de base fenomenológica (Giorgi, 1978; Bernardes, 1989) e os sujeitos são oito homens adultos que se identificam como homossexuais. A compreensão do processo de constituição das identidades homossexuais emerge na trama dos temas que pretendem penetrar as essências do fenômeno, assim organizados: vivências em espaços educativos formais e não formais; vivências em espaços educativos informais; percepções sobre homossexualidade; experiências de discriminação e resistência. As reflexões elaboradas sustentam a tese deste trabalho: as vivências em espaços educativos formais, não formais e informais, de homens adultos que se consideram homossexuais, especialmente as que envolvem preconceito e discriminação, marcam a constituição das identidades desses sujeitos à medida que produzem maneiras singulares deles relacionarem-se consigo mesmo e com o mundo. O esforço de superação da condição de discriminação e preconceito, o qual pode configurar movimentos de resistência nos planos individual e social, imprime significados distintos na constituição das identidades homossexuais desses sujeitos. |
id |
P_RS_19d104c40adebacfa7416bd1656bfbe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3685 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bernardes, Nara Maria GuazzelliCPF:05852919853http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6CPF:57795622020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797086T1Cechin, Andréa Forgiarini2015-04-14T14:23:16Z2007-01-182007-01-11CECHIN, Andréa Forgiarini. Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos. 2007. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3685Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386368.pdf: 443777 bytes, checksum: 6c10c15caec7c7787b2dff4682fd1841 (MD5) Previous issue date: 2007-01-11Esta pesquisa problematiza a relação entre a constituição das identidades homossexuais de homens adultos e suas vivências em espaços educativos formais, não formais e informais. Como ponto de partida para desenvolver o estudo, foram formuladas questões que focalizam percepções e sentimentos desses homens adultos em relação a si próprios e aos outros, tendo em vista suas vivências nesses espaços educativos e, especialmente, suas experiências de discriminação e resistência. Apoia-se teoricamente nas contribuições da Psicologia Social Crítica (Ciampa, 2001; Jacques, 1998) e nos estudos de Trevisan (2000), Green (2000), Mott (2003), Nunan (2003) e Santos (1997). O método utilizado é uma análise compreensiva de base fenomenológica (Giorgi, 1978; Bernardes, 1989) e os sujeitos são oito homens adultos que se identificam como homossexuais. A compreensão do processo de constituição das identidades homossexuais emerge na trama dos temas que pretendem penetrar as essências do fenômeno, assim organizados: vivências em espaços educativos formais e não formais; vivências em espaços educativos informais; percepções sobre homossexualidade; experiências de discriminação e resistência. As reflexões elaboradas sustentam a tese deste trabalho: as vivências em espaços educativos formais, não formais e informais, de homens adultos que se consideram homossexuais, especialmente as que envolvem preconceito e discriminação, marcam a constituição das identidades desses sujeitos à medida que produzem maneiras singulares deles relacionarem-se consigo mesmo e com o mundo. O esforço de superação da condição de discriminação e preconceito, o qual pode configurar movimentos de resistência nos planos individual e social, imprime significados distintos na constituição das identidades homossexuais desses sujeitos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13435/386368.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçHOMOSSEXUALISMOPSICOLOGIA SOCIALDISCRIMINAÇÃO SEXUALCNPQ::CIENCIAS HUMANASVivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL386368.pdf.jpg386368.pdf.jpgimage/jpeg3744http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3685/3/386368.pdf.jpgc1b117a106a5f4aa2d7eea0d4c40b81fMD53TEXT386368.pdf.txt386368.pdf.txttext/plain350510http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3685/2/386368.pdf.txt33ac29ebcf6e44585b5065605bc7fc58MD52ORIGINAL386368.pdfapplication/pdf443777http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3685/1/386368.pdf6c10c15caec7c7787b2dff4682fd1841MD51tede/36852015-04-17 15:54:58.943oai:tede2.pucrs.br:tede/3685Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos |
title |
Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos |
spellingShingle |
Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos Cechin, Andréa Forgiarini HOMOSSEXUALISMO PSICOLOGIA SOCIAL DISCRIMINAÇÃO SEXUAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos |
title_full |
Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos |
title_fullStr |
Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos |
title_full_unstemmed |
Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos |
title_sort |
Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos |
author |
Cechin, Andréa Forgiarini |
author_facet |
Cechin, Andréa Forgiarini |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bernardes, Nara Maria Guazzelli |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:05852919853 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:57795622020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797086T1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cechin, Andréa Forgiarini |
contributor_str_mv |
Bernardes, Nara Maria Guazzelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HOMOSSEXUALISMO PSICOLOGIA SOCIAL DISCRIMINAÇÃO SEXUAL |
topic |
HOMOSSEXUALISMO PSICOLOGIA SOCIAL DISCRIMINAÇÃO SEXUAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Esta pesquisa problematiza a relação entre a constituição das identidades homossexuais de homens adultos e suas vivências em espaços educativos formais, não formais e informais. Como ponto de partida para desenvolver o estudo, foram formuladas questões que focalizam percepções e sentimentos desses homens adultos em relação a si próprios e aos outros, tendo em vista suas vivências nesses espaços educativos e, especialmente, suas experiências de discriminação e resistência. Apoia-se teoricamente nas contribuições da Psicologia Social Crítica (Ciampa, 2001; Jacques, 1998) e nos estudos de Trevisan (2000), Green (2000), Mott (2003), Nunan (2003) e Santos (1997). O método utilizado é uma análise compreensiva de base fenomenológica (Giorgi, 1978; Bernardes, 1989) e os sujeitos são oito homens adultos que se identificam como homossexuais. A compreensão do processo de constituição das identidades homossexuais emerge na trama dos temas que pretendem penetrar as essências do fenômeno, assim organizados: vivências em espaços educativos formais e não formais; vivências em espaços educativos informais; percepções sobre homossexualidade; experiências de discriminação e resistência. As reflexões elaboradas sustentam a tese deste trabalho: as vivências em espaços educativos formais, não formais e informais, de homens adultos que se consideram homossexuais, especialmente as que envolvem preconceito e discriminação, marcam a constituição das identidades desses sujeitos à medida que produzem maneiras singulares deles relacionarem-se consigo mesmo e com o mundo. O esforço de superação da condição de discriminação e preconceito, o qual pode configurar movimentos de resistência nos planos individual e social, imprime significados distintos na constituição das identidades homossexuais desses sujeitos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-01-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CECHIN, Andréa Forgiarini. Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos. 2007. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3685 |
identifier_str_mv |
CECHIN, Andréa Forgiarini. Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos. 2007. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3685/3/386368.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3685/2/386368.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3685/1/386368.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c1b117a106a5f4aa2d7eea0d4c40b81f 33ac29ebcf6e44585b5065605bc7fc58 6c10c15caec7c7787b2dff4682fd1841 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295091417088 |