As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3477 |
Resumo: | Students‟ questions have been untapped in chemistry teaching and in scientific inquiry. However, they play an important role to be considered by teachers due to their potential of promoting chemistry learning. For this reason, this work reports a research whose guiding question is: How questions about chemical reactions made by high school students are associated with the conceptual concept presented in textbooks (PNLD, 2012) and what are the recommendations in official educational documents regarding high school? Students‟ questions related to what they would like to learn about chemical reactions, The National Program of the Textbook 2012 and its collections as well as official educational documents (PCN, PCN+ e OCN) were the sources of data which was analyzed using the Textual Discourse Analysis (DTA) as theoretical basis. The official documents were used during the analysis. The main results of this research are: after a comparison as well as an analysis of data, it can be concluded that there is a relation among students‟ questions, textbooks as well as official educational documents. Nevertheless, besides the relation among them, it is relevant to emphasize the essential role of the teacher in order to connect these three points |
id |
P_RS_1f6b850d5a017dbef12fe8e3b13e0fa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3477 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Maurivan GüntzelCPF:18321992072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3CPF:00985691042http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259602E0Carvalho, Juliana Grosze Nipper2015-04-14T14:13:05Z2014-09-092014-03-31CARVALHO, Juliana Grosze Nipper. As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3477Students‟ questions have been untapped in chemistry teaching and in scientific inquiry. However, they play an important role to be considered by teachers due to their potential of promoting chemistry learning. For this reason, this work reports a research whose guiding question is: How questions about chemical reactions made by high school students are associated with the conceptual concept presented in textbooks (PNLD, 2012) and what are the recommendations in official educational documents regarding high school? Students‟ questions related to what they would like to learn about chemical reactions, The National Program of the Textbook 2012 and its collections as well as official educational documents (PCN, PCN+ e OCN) were the sources of data which was analyzed using the Textual Discourse Analysis (DTA) as theoretical basis. The official documents were used during the analysis. The main results of this research are: after a comparison as well as an analysis of data, it can be concluded that there is a relation among students‟ questions, textbooks as well as official educational documents. Nevertheless, besides the relation among them, it is relevant to emphasize the essential role of the teacher in order to connect these three pointsAs perguntas dos estudantes são pouco valorizadas no ensino de Química e na pesquisa nessa área. No entanto, são elementos importantes a serem considerados pelos professores pela sua possibilidade de promover a aprendizagem em Química. Por isso, o trabalho relata investigação, cuja questão norteadora é: Como as perguntas dos estudantes de ensino médio sobre reações químicas relacionam-se com a apresentação desse conteúdo conceitual nos livros didáticos (PNLD 2012) e com o que recomendam os documentos educacionais oficiais do ensino médio? Perguntas de estudantes sobre o que gostariam de aprender acerca das reações químicas, as coleções de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e os documentos educacionais oficiais (PCN, PCN+ e OCN) foram as fontes de dados, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Após, foram integradas essas análises, pela produção de textos compreensivos e interpretativos. Os principais resultados dessa investigação são os seguintes: após uma comparação e compreensão das análises, pode-se concluir que existe uma relação entre as perguntas, os livros e os documentos. Porém, além das relações existentes é importante salientar a importância do professor para realizar uma conexão entre as partesMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 461070.pdf: 661164 bytes, checksum: 0a59c54886caa647b147bc73a87f37bc (MD5) Previous issue date: 2014-03-31application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12619/461070.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOQUÍMICA - ENSINOQUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOENSINO MÉDIOAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL461070.pdf.jpg461070.pdf.jpgimage/jpeg2557http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/3/461070.pdf.jpg105355e34d0cbc22cd6eb14db37c0abfMD53TEXT461070.pdf.txt461070.pdf.txttext/plain164252http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/2/461070.pdf.txtacb9ed11d59440f5008361fe9e50fb6cMD52ORIGINAL461070.pdfapplication/pdf661164http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/1/461070.pdf0a59c54886caa647b147bc73a87f37bcMD51tede/34772015-04-17 15:59:58.347oai:tede2.pucrs.br:tede/3477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva |
title |
As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva |
spellingShingle |
As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva Carvalho, Juliana Grosze Nipper EDUCAÇÃO QUÍMICA - ENSINO QUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO ENSINO MÉDIO APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva |
title_full |
As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva |
title_fullStr |
As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva |
title_full_unstemmed |
As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva |
title_sort |
As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva |
author |
Carvalho, Juliana Grosze Nipper |
author_facet |
Carvalho, Juliana Grosze Nipper |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Maurivan Güntzel |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:18321992072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00985691042 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259602E0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Juliana Grosze Nipper |
contributor_str_mv |
Ramos, Maurivan Güntzel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO QUÍMICA - ENSINO QUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO ENSINO MÉDIO APRENDIZAGEM |
topic |
EDUCAÇÃO QUÍMICA - ENSINO QUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO ENSINO MÉDIO APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Students‟ questions have been untapped in chemistry teaching and in scientific inquiry. However, they play an important role to be considered by teachers due to their potential of promoting chemistry learning. For this reason, this work reports a research whose guiding question is: How questions about chemical reactions made by high school students are associated with the conceptual concept presented in textbooks (PNLD, 2012) and what are the recommendations in official educational documents regarding high school? Students‟ questions related to what they would like to learn about chemical reactions, The National Program of the Textbook 2012 and its collections as well as official educational documents (PCN, PCN+ e OCN) were the sources of data which was analyzed using the Textual Discourse Analysis (DTA) as theoretical basis. The official documents were used during the analysis. The main results of this research are: after a comparison as well as an analysis of data, it can be concluded that there is a relation among students‟ questions, textbooks as well as official educational documents. Nevertheless, besides the relation among them, it is relevant to emphasize the essential role of the teacher in order to connect these three points |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Juliana Grosze Nipper. As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3477 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Juliana Grosze Nipper. As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/3/461070.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/2/461070.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/1/461070.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
105355e34d0cbc22cd6eb14db37c0abf acb9ed11d59440f5008361fe9e50fb6c 0a59c54886caa647b147bc73a87f37bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293680033792 |