As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Juliana Grosze Nipper
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3477
Resumo: Students‟ questions have been untapped in chemistry teaching and in scientific inquiry. However, they play an important role to be considered by teachers due to their potential of promoting chemistry learning. For this reason, this work reports a research whose guiding question is: How questions about chemical reactions made by high school students are associated with the conceptual concept presented in textbooks (PNLD, 2012) and what are the recommendations in official educational documents regarding high school? Students‟ questions related to what they would like to learn about chemical reactions, The National Program of the Textbook 2012 and its collections as well as official educational documents (PCN, PCN+ e OCN) were the sources of data which was analyzed using the Textual Discourse Analysis (DTA) as theoretical basis. The official documents were used during the analysis. The main results of this research are: after a comparison as well as an analysis of data, it can be concluded that there is a relation among students‟ questions, textbooks as well as official educational documents. Nevertheless, besides the relation among them, it is relevant to emphasize the essential role of the teacher in order to connect these three points
id P_RS_1f6b850d5a017dbef12fe8e3b13e0fa7
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3477
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Maurivan GüntzelCPF:18321992072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3CPF:00985691042http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259602E0Carvalho, Juliana Grosze Nipper2015-04-14T14:13:05Z2014-09-092014-03-31CARVALHO, Juliana Grosze Nipper. As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3477Students‟ questions have been untapped in chemistry teaching and in scientific inquiry. However, they play an important role to be considered by teachers due to their potential of promoting chemistry learning. For this reason, this work reports a research whose guiding question is: How questions about chemical reactions made by high school students are associated with the conceptual concept presented in textbooks (PNLD, 2012) and what are the recommendations in official educational documents regarding high school? Students‟ questions related to what they would like to learn about chemical reactions, The National Program of the Textbook 2012 and its collections as well as official educational documents (PCN, PCN+ e OCN) were the sources of data which was analyzed using the Textual Discourse Analysis (DTA) as theoretical basis. The official documents were used during the analysis. The main results of this research are: after a comparison as well as an analysis of data, it can be concluded that there is a relation among students‟ questions, textbooks as well as official educational documents. Nevertheless, besides the relation among them, it is relevant to emphasize the essential role of the teacher in order to connect these three pointsAs perguntas dos estudantes são pouco valorizadas no ensino de Química e na pesquisa nessa área. No entanto, são elementos importantes a serem considerados pelos professores pela sua possibilidade de promover a aprendizagem em Química. Por isso, o trabalho relata investigação, cuja questão norteadora é: Como as perguntas dos estudantes de ensino médio sobre reações químicas relacionam-se com a apresentação desse conteúdo conceitual nos livros didáticos (PNLD 2012) e com o que recomendam os documentos educacionais oficiais do ensino médio? Perguntas de estudantes sobre o que gostariam de aprender acerca das reações químicas, as coleções de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e os documentos educacionais oficiais (PCN, PCN+ e OCN) foram as fontes de dados, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Após, foram integradas essas análises, pela produção de textos compreensivos e interpretativos. Os principais resultados dessa investigação são os seguintes: após uma comparação e compreensão das análises, pode-se concluir que existe uma relação entre as perguntas, os livros e os documentos. Porém, além das relações existentes é importante salientar a importância do professor para realizar uma conexão entre as partesMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 461070.pdf: 661164 bytes, checksum: 0a59c54886caa647b147bc73a87f37bc (MD5) Previous issue date: 2014-03-31application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12619/461070.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOQUÍMICA - ENSINOQUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOENSINO MÉDIOAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL461070.pdf.jpg461070.pdf.jpgimage/jpeg2557http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/3/461070.pdf.jpg105355e34d0cbc22cd6eb14db37c0abfMD53TEXT461070.pdf.txt461070.pdf.txttext/plain164252http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/2/461070.pdf.txtacb9ed11d59440f5008361fe9e50fb6cMD52ORIGINAL461070.pdfapplication/pdf661164http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/1/461070.pdf0a59c54886caa647b147bc73a87f37bcMD51tede/34772015-04-17 15:59:58.347oai:tede2.pucrs.br:tede/3477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva
title As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva
spellingShingle As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva
Carvalho, Juliana Grosze Nipper
EDUCAÇÃO
QUÍMICA - ENSINO
QUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva
title_full As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva
title_fullStr As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva
title_full_unstemmed As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva
title_sort As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva
author Carvalho, Juliana Grosze Nipper
author_facet Carvalho, Juliana Grosze Nipper
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maurivan Güntzel
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:18321992072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00985691042
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259602E0
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Juliana Grosze Nipper
contributor_str_mv Ramos, Maurivan Güntzel
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
QUÍMICA - ENSINO
QUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM
topic EDUCAÇÃO
QUÍMICA - ENSINO
QUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Students‟ questions have been untapped in chemistry teaching and in scientific inquiry. However, they play an important role to be considered by teachers due to their potential of promoting chemistry learning. For this reason, this work reports a research whose guiding question is: How questions about chemical reactions made by high school students are associated with the conceptual concept presented in textbooks (PNLD, 2012) and what are the recommendations in official educational documents regarding high school? Students‟ questions related to what they would like to learn about chemical reactions, The National Program of the Textbook 2012 and its collections as well as official educational documents (PCN, PCN+ e OCN) were the sources of data which was analyzed using the Textual Discourse Analysis (DTA) as theoretical basis. The official documents were used during the analysis. The main results of this research are: after a comparison as well as an analysis of data, it can be concluded that there is a relation among students‟ questions, textbooks as well as official educational documents. Nevertheless, besides the relation among them, it is relevant to emphasize the essential role of the teacher in order to connect these three points
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Juliana Grosze Nipper. As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3477
identifier_str_mv CARVALHO, Juliana Grosze Nipper. As perguntas dos estudantes sobre reações químicas, os livros didáticos e os documentos educacionais oficiais : uma análise comparativa e compreensiva. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/3/461070.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/2/461070.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3477/1/461070.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 105355e34d0cbc22cd6eb14db37c0abf
acb9ed11d59440f5008361fe9e50fb6c
0a59c54886caa647b147bc73a87f37bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293680033792