Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petter, Cláudia Maria Barth
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3296
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, em Estrela, com alunos das séries finais (5a a 8a), com o objetivo de detectar como a construção coletiva de uma horta escolar poderia repercutir nos hábitos de higiene e saúde dos alunos participantes. A partir de uma pesquisa prévia sobre os problemas mais significativos da comunidade de Moinhos, em que foi apontado o consumo de drogas como o maior problema, foi desencadeado um debate quanto à utilização produtiva e prazerosa do tempo livre, como forma de prevenir riscos de sua utilização inadequada em situações prejudiciais. Houve um consenso, que resultou na decisão de construção conjunta de uma horta escolar. A pesquisa, que envolveu a implementação e repercussões desse trabalho colaborativo, teve abordagem essencialmente qualitativa, conforme a metodologia de análise textual. Entre as repercussões identificadas entre os alunos, quanto aos hábitos de higiene e saúde, nos aspectos físico, mental e social, destacam-se: mudanças na dieta alimentar, com inclusão de hortaliças nas refeições; construção de hortas em suas residências; maior envolvimento em atividades escolares e extraclasse, especialmente em Ciências; participação mais ativa e diminuição da agressividade nas relações interpessoais em sala de aula; maior compromisso com trabalhos em grupo. Além disso, houve superação das expectativas, pelo envolvimento gradual de outros educadores e das demais turmas, o que resultou na extensão da proposta a toda comunidade escolar.
id P_RS_22e26f7565b33b89474f1cf3db4699d4
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3296
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Borges, Regina Maria RabelloCPF:12067814087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1CPF:78739152049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758551Y0Petter, Cláudia Maria Barth2015-04-14T14:12:16Z2008-02-262004-04-11PETTER, Cláudia Maria Barth. Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3296Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 320728.pdf: 496843 bytes, checksum: 77d7da56ad6f18ef2ca0436cc134bda3 (MD5) Previous issue date: 2004-04-11Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, em Estrela, com alunos das séries finais (5a a 8a), com o objetivo de detectar como a construção coletiva de uma horta escolar poderia repercutir nos hábitos de higiene e saúde dos alunos participantes. A partir de uma pesquisa prévia sobre os problemas mais significativos da comunidade de Moinhos, em que foi apontado o consumo de drogas como o maior problema, foi desencadeado um debate quanto à utilização produtiva e prazerosa do tempo livre, como forma de prevenir riscos de sua utilização inadequada em situações prejudiciais. Houve um consenso, que resultou na decisão de construção conjunta de uma horta escolar. A pesquisa, que envolveu a implementação e repercussões desse trabalho colaborativo, teve abordagem essencialmente qualitativa, conforme a metodologia de análise textual. Entre as repercussões identificadas entre os alunos, quanto aos hábitos de higiene e saúde, nos aspectos físico, mental e social, destacam-se: mudanças na dieta alimentar, com inclusão de hortaliças nas refeições; construção de hortas em suas residências; maior envolvimento em atividades escolares e extraclasse, especialmente em Ciências; participação mais ativa e diminuição da agressividade nas relações interpessoais em sala de aula; maior compromisso com trabalhos em grupo. Além disso, houve superação das expectativas, pelo envolvimento gradual de outros educadores e das demais turmas, o que resultou na extensão da proposta a toda comunidade escolar.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12571/320728.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃO E SAÚDEHÁBITO ALIMENTARCRIANÇAS - CUIDADO E HIGIENECOOPERATIVISMOSAÚDE ESCOLARHIGIENE ALIMENTARCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConstrução coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL320728.pdf.jpg320728.pdf.jpgimage/jpeg3310http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3296/3/320728.pdf.jpgf86f60ec03b33e58ca01ed905522e6f3MD53TEXT320728.pdf.txt320728.pdf.txttext/plain143588http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3296/2/320728.pdf.txtf914294579172b90f01c9cb618595788MD52ORIGINAL320728.pdfapplication/pdf496843http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3296/1/320728.pdf77d7da56ad6f18ef2ca0436cc134bda3MD51tede/32962015-04-17 15:59:58.055oai:tede2.pucrs.br:tede/3296Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes
title Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes
spellingShingle Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes
Petter, Cláudia Maria Barth
EDUCAÇÃO E SAÚDE
HÁBITO ALIMENTAR
CRIANÇAS - CUIDADO E HIGIENE
COOPERATIVISMO
SAÚDE ESCOLAR
HIGIENE ALIMENTAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes
title_full Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes
title_fullStr Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes
title_full_unstemmed Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes
title_sort Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes
author Petter, Cláudia Maria Barth
author_facet Petter, Cláudia Maria Barth
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12067814087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:78739152049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758551Y0
dc.contributor.author.fl_str_mv Petter, Cláudia Maria Barth
contributor_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO E SAÚDE
HÁBITO ALIMENTAR
CRIANÇAS - CUIDADO E HIGIENE
COOPERATIVISMO
SAÚDE ESCOLAR
HIGIENE ALIMENTAR
topic EDUCAÇÃO E SAÚDE
HÁBITO ALIMENTAR
CRIANÇAS - CUIDADO E HIGIENE
COOPERATIVISMO
SAÚDE ESCOLAR
HIGIENE ALIMENTAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, em Estrela, com alunos das séries finais (5a a 8a), com o objetivo de detectar como a construção coletiva de uma horta escolar poderia repercutir nos hábitos de higiene e saúde dos alunos participantes. A partir de uma pesquisa prévia sobre os problemas mais significativos da comunidade de Moinhos, em que foi apontado o consumo de drogas como o maior problema, foi desencadeado um debate quanto à utilização produtiva e prazerosa do tempo livre, como forma de prevenir riscos de sua utilização inadequada em situações prejudiciais. Houve um consenso, que resultou na decisão de construção conjunta de uma horta escolar. A pesquisa, que envolveu a implementação e repercussões desse trabalho colaborativo, teve abordagem essencialmente qualitativa, conforme a metodologia de análise textual. Entre as repercussões identificadas entre os alunos, quanto aos hábitos de higiene e saúde, nos aspectos físico, mental e social, destacam-se: mudanças na dieta alimentar, com inclusão de hortaliças nas refeições; construção de hortas em suas residências; maior envolvimento em atividades escolares e extraclasse, especialmente em Ciências; participação mais ativa e diminuição da agressividade nas relações interpessoais em sala de aula; maior compromisso com trabalhos em grupo. Além disso, houve superação das expectativas, pelo envolvimento gradual de outros educadores e das demais turmas, o que resultou na extensão da proposta a toda comunidade escolar.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-04-11
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PETTER, Cláudia Maria Barth. Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3296
identifier_str_mv PETTER, Cláudia Maria Barth. Construção coletiva de uma horta escolar : repercussões entre os alunos participantes. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3296/3/320728.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3296/2/320728.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3296/1/320728.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f86f60ec03b33e58ca01ed905522e6f3
f914294579172b90f01c9cb618595788
77d7da56ad6f18ef2ca0436cc134bda3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292440616960