O mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3681 |
Resumo: | O presente estudo trata da relação entre o mercado da educação e a escola católica, com uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do Brasil. Tem o objetivo de analisar a postura da escola católica no contexto da Sociedade do Conhecimento e da mercantilização da educação a partir das mudanças em termos de gestão que vêm ocorrendo nas instituições católicas de ensino. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa de análise textual de bibliografia, depoimentos e documentos (Moraes e Galiazzi). Desenvolveram-se considerações a partir da análise de conteúdo, gravitando em torno das categorias: sociedade do conhecimento, mercado da educação, educação católica e escola católica. Essa análise apoiou-se em dados obtidos por entrevistas livres (Denzin e Lincoln). Fez-se um estudo de caso com a observação do Colégio Anchieta para ilustrar o fenômeno da aproximação da escola católica ao mercado da educação. A fundamentação teórica para a contextualização baseia-se na análise de Andy Hargreaves, alguns pronunciamentos de responsáveis pela OCDE e a análise bibliográfica. A crítica e a desconstrução da perspectiva mercadológica envolvendo a educação centram-se, basicamente, no pensamento de Michael Appel, Mészáros e Sacristán. A revisão bibliográfica sobre as escolas católicas fundamenta-se em Laercio Dias de Castro, Manoel Alves, J.B. Libanio e em publicações da AEC, ANAMEC e da Companhia de Jesus sobre a educação jesuítica. Os resultados obtidos são uma maior compreensão sobre o cenário educacional brasileiro, especialmente no que se refere à educação católica, a identificação dos maiores desafios do mercado da educação para as escolas católicas e as razões que forçaram um processo de profissionalização da gestão. Esta pesquisa poderá ser aprofundada com dados mais específicos sobre a relação entre a identidade da escola católica no cenário do mercado da educação. |
id |
P_RS_22ecced9b6a7285545e5890ee28347c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3681 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Marta Luz Sisson deCPF:31692362020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6CPF:79647189915http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210552J3Mariucci, Sérgio Eduardo2015-04-14T14:23:15Z2011-05-022011-03-01http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3681Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431033.pdf: 589090 bytes, checksum: 99042dc9cc32feaf1b4eae773e67d2c8 (MD5) Previous issue date: 2011-03-01O presente estudo trata da relação entre o mercado da educação e a escola católica, com uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do Brasil. Tem o objetivo de analisar a postura da escola católica no contexto da Sociedade do Conhecimento e da mercantilização da educação a partir das mudanças em termos de gestão que vêm ocorrendo nas instituições católicas de ensino. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa de análise textual de bibliografia, depoimentos e documentos (Moraes e Galiazzi). Desenvolveram-se considerações a partir da análise de conteúdo, gravitando em torno das categorias: sociedade do conhecimento, mercado da educação, educação católica e escola católica. Essa análise apoiou-se em dados obtidos por entrevistas livres (Denzin e Lincoln). Fez-se um estudo de caso com a observação do Colégio Anchieta para ilustrar o fenômeno da aproximação da escola católica ao mercado da educação. A fundamentação teórica para a contextualização baseia-se na análise de Andy Hargreaves, alguns pronunciamentos de responsáveis pela OCDE e a análise bibliográfica. A crítica e a desconstrução da perspectiva mercadológica envolvendo a educação centram-se, basicamente, no pensamento de Michael Appel, Mészáros e Sacristán. A revisão bibliográfica sobre as escolas católicas fundamenta-se em Laercio Dias de Castro, Manoel Alves, J.B. Libanio e em publicações da AEC, ANAMEC e da Companhia de Jesus sobre a educação jesuítica. Os resultados obtidos são uma maior compreensão sobre o cenário educacional brasileiro, especialmente no que se refere à educação católica, a identificação dos maiores desafios do mercado da educação para as escolas católicas e as razões que forçaram um processo de profissionalização da gestão. Esta pesquisa poderá ser aprofundada com dados mais específicos sobre a relação entre a identidade da escola católica no cenário do mercado da educação.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13441/431033.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçESCOLAS CATÓLICASEDUCAÇÃO E RELIGIÃOGESTÃO DO CONHECIMENTOADMINISTRAÇÃO ESCOLARCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431033.pdf.jpg431033.pdf.jpgimage/jpeg3480http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3681/3/431033.pdf.jpgf4c6fe5a8630e8dc679fc4067995d876MD53TEXT431033.pdf.txt431033.pdf.txttext/plain228158http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3681/2/431033.pdf.txt9464d4af679cb5a32e2f4f9aea05cc26MD52ORIGINAL431033.pdfapplication/pdf589090http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3681/1/431033.pdf99042dc9cc32feaf1b4eae773e67d2c8MD51tede/36812015-04-30 08:15:39.097oai:tede2.pucrs.br:tede/3681Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasil |
title |
O mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasil |
spellingShingle |
O mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasil Mariucci, Sérgio Eduardo ESCOLAS CATÓLICAS EDUCAÇÃO E RELIGIÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasil |
title_full |
O mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasil |
title_fullStr |
O mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasil |
title_full_unstemmed |
O mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasil |
title_sort |
O mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasil |
author |
Mariucci, Sérgio Eduardo |
author_facet |
Mariucci, Sérgio Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Marta Luz Sisson de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:31692362020 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:79647189915 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210552J3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariucci, Sérgio Eduardo |
contributor_str_mv |
Castro, Marta Luz Sisson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESCOLAS CATÓLICAS EDUCAÇÃO E RELIGIÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
topic |
ESCOLAS CATÓLICAS EDUCAÇÃO E RELIGIÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente estudo trata da relação entre o mercado da educação e a escola católica, com uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do Brasil. Tem o objetivo de analisar a postura da escola católica no contexto da Sociedade do Conhecimento e da mercantilização da educação a partir das mudanças em termos de gestão que vêm ocorrendo nas instituições católicas de ensino. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa de análise textual de bibliografia, depoimentos e documentos (Moraes e Galiazzi). Desenvolveram-se considerações a partir da análise de conteúdo, gravitando em torno das categorias: sociedade do conhecimento, mercado da educação, educação católica e escola católica. Essa análise apoiou-se em dados obtidos por entrevistas livres (Denzin e Lincoln). Fez-se um estudo de caso com a observação do Colégio Anchieta para ilustrar o fenômeno da aproximação da escola católica ao mercado da educação. A fundamentação teórica para a contextualização baseia-se na análise de Andy Hargreaves, alguns pronunciamentos de responsáveis pela OCDE e a análise bibliográfica. A crítica e a desconstrução da perspectiva mercadológica envolvendo a educação centram-se, basicamente, no pensamento de Michael Appel, Mészáros e Sacristán. A revisão bibliográfica sobre as escolas católicas fundamenta-se em Laercio Dias de Castro, Manoel Alves, J.B. Libanio e em publicações da AEC, ANAMEC e da Companhia de Jesus sobre a educação jesuítica. Os resultados obtidos são uma maior compreensão sobre o cenário educacional brasileiro, especialmente no que se refere à educação católica, a identificação dos maiores desafios do mercado da educação para as escolas católicas e as razões que forçaram um processo de profissionalização da gestão. Esta pesquisa poderá ser aprofundada com dados mais específicos sobre a relação entre a identidade da escola católica no cenário do mercado da educação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3681 |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3681/3/431033.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3681/2/431033.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3681/1/431033.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4c6fe5a8630e8dc679fc4067995d876 9464d4af679cb5a32e2f4f9aea05cc26 99042dc9cc32feaf1b4eae773e67d2c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295079882752 |