Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Cristiane Vieira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3759
Resumo: O presente estudo investiga a formação, as vivências e as expectativas do educador social, na prática do trabalho não-formal. Ouvi estes educadores contando suas caminhadas profissionais, bem como observei a realidade de suas práticas educativas, voltando a atenção ao contexto institucional, com seu paradigma social e as concepções educacionais presentes. Essa pesquisa foi guiada pelo paradigma qualitativo de pesquisa e pela abordagem do Estudo de caso. Como o objetivo central de conhecer melhor os atores desta práxis educativa, mergulhei em seus ofícios. Para a coleta de dados, utilizei entrevistas semi-estruturadas e dialógicas, bem como voltei meu olhar para a história da Congregação a que este grupo de educadores pertence. Ainda mantive observações em reuniões, momentos educativos e de lazer de educadores e educandos, para compreender o contexto vivenciado por este grupo. Contei com depoimentos de 14 educadores, incluindo equipe coordenadora da Instituição, na coleta de dados. O estudo trouxe à tona a realidade de um grupo que está atuante na educação e formação de jovens e buscam desempenhar seu ofício com muito empenho e dedicação, porém carentes de fundamentação pedagógica em sua ação educativa. São pessoas engajadas em um projeto de promoção desta juventude, baseando seu enfoque educativo no amor e na formação humana. Eles utilizam os conceitos e preceitos fomentados pela instituição, mas carecem de uma identidade de grupo comprometido com a reflexão constante, pensante sobre o sentido de seu ofício. Os depoimentos revelam os sentimentos destes educadores, elucidando a pouca valorização social, o reconhecimento de suas limitações, mas boa parte deles tem a vontade de ir além. Parece ser importante um maior envolvimento institucional no sentido de incentivar uma educação continuada de qualidade, para que estes educadores sociais desempenhem seu papel com maior segurança, melhor embasados e conscientes da importância de seu trabalho para que os jovens que estão buscando ajuda, especialmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, possam alcançar uma certa liberdade, mais segurança, autonomia e sejam agentes de transformação social
id P_RS_2804b6f4441d3f901f458da557655f62
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3759
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Engers, Maria Emília AmaralCPF:00500631034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8CPF:71114742015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716194Z9Chagas, Cristiane Vieira2015-04-14T14:23:33Z2007-03-292007-01-11CHAGAS, Cristiane Vieira. Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3759Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386839.pdf: 4920524 bytes, checksum: 7dc7043a8f6051af1cd9f373c6f39875 (MD5) Previous issue date: 2007-01-11O presente estudo investiga a formação, as vivências e as expectativas do educador social, na prática do trabalho não-formal. Ouvi estes educadores contando suas caminhadas profissionais, bem como observei a realidade de suas práticas educativas, voltando a atenção ao contexto institucional, com seu paradigma social e as concepções educacionais presentes. Essa pesquisa foi guiada pelo paradigma qualitativo de pesquisa e pela abordagem do Estudo de caso. Como o objetivo central de conhecer melhor os atores desta práxis educativa, mergulhei em seus ofícios. Para a coleta de dados, utilizei entrevistas semi-estruturadas e dialógicas, bem como voltei meu olhar para a história da Congregação a que este grupo de educadores pertence. Ainda mantive observações em reuniões, momentos educativos e de lazer de educadores e educandos, para compreender o contexto vivenciado por este grupo. Contei com depoimentos de 14 educadores, incluindo equipe coordenadora da Instituição, na coleta de dados. O estudo trouxe à tona a realidade de um grupo que está atuante na educação e formação de jovens e buscam desempenhar seu ofício com muito empenho e dedicação, porém carentes de fundamentação pedagógica em sua ação educativa. São pessoas engajadas em um projeto de promoção desta juventude, baseando seu enfoque educativo no amor e na formação humana. Eles utilizam os conceitos e preceitos fomentados pela instituição, mas carecem de uma identidade de grupo comprometido com a reflexão constante, pensante sobre o sentido de seu ofício. Os depoimentos revelam os sentimentos destes educadores, elucidando a pouca valorização social, o reconhecimento de suas limitações, mas boa parte deles tem a vontade de ir além. Parece ser importante um maior envolvimento institucional no sentido de incentivar uma educação continuada de qualidade, para que estes educadores sociais desempenhem seu papel com maior segurança, melhor embasados e conscientes da importância de seu trabalho para que os jovens que estão buscando ajuda, especialmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, possam alcançar uma certa liberdade, mais segurança, autonomia e sejam agentes de transformação socialapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9352/386839.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALEDUCAÇÃO POPULARCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL386839.pdf.jpg386839.pdf.jpgimage/jpeg3001http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3759/3/386839.pdf.jpgba8131d6d155499be8e2a4c9be319aecMD53TEXT386839.pdf.txt386839.pdf.txttext/plain200640http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3759/2/386839.pdf.txt80dc44f7e619c7983e3e14dbaffe360eMD52ORIGINAL386839.pdfapplication/pdf4920524http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3759/1/386839.pdf7dc7043a8f6051af1cd9f373c6f39875MD51tede/37592015-04-17 15:54:56.732oai:tede2.pucrs.br:tede/3759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas
title Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas
spellingShingle Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas
Chagas, Cristiane Vieira
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO POPULAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas
title_full Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas
title_fullStr Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas
title_full_unstemmed Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas
title_sort Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas
author Chagas, Cristiane Vieira
author_facet Chagas, Cristiane Vieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Engers, Maria Emília Amaral
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00500631034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:71114742015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716194Z9
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Cristiane Vieira
contributor_str_mv Engers, Maria Emília Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO POPULAR
topic PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO POPULAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo investiga a formação, as vivências e as expectativas do educador social, na prática do trabalho não-formal. Ouvi estes educadores contando suas caminhadas profissionais, bem como observei a realidade de suas práticas educativas, voltando a atenção ao contexto institucional, com seu paradigma social e as concepções educacionais presentes. Essa pesquisa foi guiada pelo paradigma qualitativo de pesquisa e pela abordagem do Estudo de caso. Como o objetivo central de conhecer melhor os atores desta práxis educativa, mergulhei em seus ofícios. Para a coleta de dados, utilizei entrevistas semi-estruturadas e dialógicas, bem como voltei meu olhar para a história da Congregação a que este grupo de educadores pertence. Ainda mantive observações em reuniões, momentos educativos e de lazer de educadores e educandos, para compreender o contexto vivenciado por este grupo. Contei com depoimentos de 14 educadores, incluindo equipe coordenadora da Instituição, na coleta de dados. O estudo trouxe à tona a realidade de um grupo que está atuante na educação e formação de jovens e buscam desempenhar seu ofício com muito empenho e dedicação, porém carentes de fundamentação pedagógica em sua ação educativa. São pessoas engajadas em um projeto de promoção desta juventude, baseando seu enfoque educativo no amor e na formação humana. Eles utilizam os conceitos e preceitos fomentados pela instituição, mas carecem de uma identidade de grupo comprometido com a reflexão constante, pensante sobre o sentido de seu ofício. Os depoimentos revelam os sentimentos destes educadores, elucidando a pouca valorização social, o reconhecimento de suas limitações, mas boa parte deles tem a vontade de ir além. Parece ser importante um maior envolvimento institucional no sentido de incentivar uma educação continuada de qualidade, para que estes educadores sociais desempenhem seu papel com maior segurança, melhor embasados e conscientes da importância de seu trabalho para que os jovens que estão buscando ajuda, especialmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, possam alcançar uma certa liberdade, mais segurança, autonomia e sejam agentes de transformação social
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-03-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAGAS, Cristiane Vieira. Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3759
identifier_str_mv CHAGAS, Cristiane Vieira. Formação, vivência e desempenho do educador social : percepção e expectativas. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3759/3/386839.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3759/2/386839.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3759/1/386839.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba8131d6d155499be8e2a4c9be319aec
80dc44f7e619c7983e3e14dbaffe360e
7dc7043a8f6051af1cd9f373c6f39875
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765295766700032