Educação como prática social: conflitos e expectativas em educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luiz Eduardo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/577
Resumo: O presente estudo teve como objetivo o mapeamento e o entendimento dos fatores de conflitos entre concepções de processos educativos e expectativas individualizadas-coletivas de docentes do Ensino Fundamental Ciclo II. Aliado a um levantamento teórico, aplicou-se questionário com o intuito de elencar possíveis pontos de conflitos capazes de influenciar os processo e espaços de ensino-aprendizagem. O campo de ação da pesquisa deu-se em instituições públicas e privadas na região do Alto Tietê – SP e teve, como horizonte de análise, o primeiro semestre do ano de 2013. Por meio dos resultados obtidos sugerem-se diálogos, no sentido de estabelecer caminhos como possibilidades de entendimento entre modelos educacionais e expectativas docentes.Palavras-chave: Educação. Conflitos. Formação de Professores   Education as social practice: teachers’ expectations and conflitsThis study aimed at mapping and understanding the factors behind the conflict between the conceptions of educational processes and secondary education teachers’ individualized-collective expectations. Along with a literature review, a questionnaire was distributed with the purpose of listing possible points of conflict that may influence teaching-learning processes and spaces. Research action took place in public and private institutions in the Alto Tietê region, State of São Paulo, and the analysis was made in the first half of 2013. Based on the results obtained, we suggest dialogues in order to establish paths that can bring educational models closer to teachers’ expectations.Keywords: Education. Conflicts. Teacher Training. 
id EDUL-1_0a8321a1c612d2c760e018a369b514da
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/577
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Educação como prática social: conflitos e expectativas em educadoresEducação. Conflitos. Formação de ProfessoresFormação de professoresO presente estudo teve como objetivo o mapeamento e o entendimento dos fatores de conflitos entre concepções de processos educativos e expectativas individualizadas-coletivas de docentes do Ensino Fundamental Ciclo II. Aliado a um levantamento teórico, aplicou-se questionário com o intuito de elencar possíveis pontos de conflitos capazes de influenciar os processo e espaços de ensino-aprendizagem. O campo de ação da pesquisa deu-se em instituições públicas e privadas na região do Alto Tietê – SP e teve, como horizonte de análise, o primeiro semestre do ano de 2013. Por meio dos resultados obtidos sugerem-se diálogos, no sentido de estabelecer caminhos como possibilidades de entendimento entre modelos educacionais e expectativas docentes.Palavras-chave: Educação. Conflitos. Formação de Professores   Education as social practice: teachers’ expectations and conflitsThis study aimed at mapping and understanding the factors behind the conflict between the conceptions of educational processes and secondary education teachers’ individualized-collective expectations. Along with a literature review, a questionnaire was distributed with the purpose of listing possible points of conflict that may influence teaching-learning processes and spaces. Research action took place in public and private institutions in the Alto Tietê region, State of São Paulo, and the analysis was made in the first half of 2013. Based on the results obtained, we suggest dialogues in order to establish paths that can bring educational models closer to teachers’ expectations.Keywords: Education. Conflicts. Teacher Training. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/577REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 458-4832177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/577/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luiz Eduardo de2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/577Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação como prática social: conflitos e expectativas em educadores
title Educação como prática social: conflitos e expectativas em educadores
spellingShingle Educação como prática social: conflitos e expectativas em educadores
Oliveira, Luiz Eduardo de
Educação. Conflitos. Formação de Professores
Formação de professores
title_short Educação como prática social: conflitos e expectativas em educadores
title_full Educação como prática social: conflitos e expectativas em educadores
title_fullStr Educação como prática social: conflitos e expectativas em educadores
title_full_unstemmed Educação como prática social: conflitos e expectativas em educadores
title_sort Educação como prática social: conflitos e expectativas em educadores
author Oliveira, Luiz Eduardo de
author_facet Oliveira, Luiz Eduardo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luiz Eduardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Conflitos. Formação de Professores
Formação de professores
topic Educação. Conflitos. Formação de Professores
Formação de professores
description O presente estudo teve como objetivo o mapeamento e o entendimento dos fatores de conflitos entre concepções de processos educativos e expectativas individualizadas-coletivas de docentes do Ensino Fundamental Ciclo II. Aliado a um levantamento teórico, aplicou-se questionário com o intuito de elencar possíveis pontos de conflitos capazes de influenciar os processo e espaços de ensino-aprendizagem. O campo de ação da pesquisa deu-se em instituições públicas e privadas na região do Alto Tietê – SP e teve, como horizonte de análise, o primeiro semestre do ano de 2013. Por meio dos resultados obtidos sugerem-se diálogos, no sentido de estabelecer caminhos como possibilidades de entendimento entre modelos educacionais e expectativas docentes.Palavras-chave: Educação. Conflitos. Formação de Professores   Education as social practice: teachers’ expectations and conflitsThis study aimed at mapping and understanding the factors behind the conflict between the conceptions of educational processes and secondary education teachers’ individualized-collective expectations. Along with a literature review, a questionnaire was distributed with the purpose of listing possible points of conflict that may influence teaching-learning processes and spaces. Research action took place in public and private institutions in the Alto Tietê region, State of São Paulo, and the analysis was made in the first half of 2013. Based on the results obtained, we suggest dialogues in order to establish paths that can bring educational models closer to teachers’ expectations.Keywords: Education. Conflicts. Teacher Training. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/577
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/577/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 458-483
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352203038720