Educação como prática social: conflitos e expectativas em educadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/577 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo o mapeamento e o entendimento dos fatores de conflitos entre concepções de processos educativos e expectativas individualizadas-coletivas de docentes do Ensino Fundamental Ciclo II. Aliado a um levantamento teórico, aplicou-se questionário com o intuito de elencar possíveis pontos de conflitos capazes de influenciar os processo e espaços de ensino-aprendizagem. O campo de ação da pesquisa deu-se em instituições públicas e privadas na região do Alto Tietê – SP e teve, como horizonte de análise, o primeiro semestre do ano de 2013. Por meio dos resultados obtidos sugerem-se diálogos, no sentido de estabelecer caminhos como possibilidades de entendimento entre modelos educacionais e expectativas docentes.Palavras-chave: Educação. Conflitos. Formação de Professores Education as social practice: teachers’ expectations and conflitsThis study aimed at mapping and understanding the factors behind the conflict between the conceptions of educational processes and secondary education teachers’ individualized-collective expectations. Along with a literature review, a questionnaire was distributed with the purpose of listing possible points of conflict that may influence teaching-learning processes and spaces. Research action took place in public and private institutions in the Alto Tietê region, State of São Paulo, and the analysis was made in the first half of 2013. Based on the results obtained, we suggest dialogues in order to establish paths that can bring educational models closer to teachers’ expectations.Keywords: Education. Conflicts. Teacher Training. |
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