A concepção de envelhecimento de idosos institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massaia, éverton
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2557
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo propor pontos de referência para a compreensão dos temas que permearam as construções das concepções de envelhecimento concomitante à identificação de características do contexto de vida de idosos institucionalizados, análise da concepção de envelhecimento desses idosos e as convergências e divergências entre estas concepções. O estudo desenvolvido numa abordagem qualitativa, de natureza dialógica, teve como participantes nove idosos de duas instituições geriátricas da cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, sendo cinco idosos da instituição A e quatro idosos da instituição B. A coleta de dados foi realizada a partir da história de vida dos participantes, utilizando-se entrevistas narrativas para estimular os entrevistados a contarem suas histórias. Uma adaptação da proposta de Schütze foi usada para análise das histórias de vida. Autores como Becker, Bauer, Gaskell e Morin orientaram a metodologia, assim como Morin, Stuart- Hamilton e Néri auxiliaram a fundamentar a discussão. As histórias foram divididas em unidades contextuais, identificando-se os temas família, procriação, relacionamentos afetivos, trabalho, religião, sabedoria, limitações, viuvez e morte, solidão e institucionalização o que permitiu identificar dimensões emergentes. As dimensões identificadas foram a psicossocial, a biolólogica e a étnica-cultural nas concepções de envelhecimento dos idosos da instituição A e a psicossocial, a biológica e a cultural nas concepções de envelhecimento dos idosos da instituição B. Os objetivos do estudo foram alcançados, permitindo confirmar a Tese norteadora da pesquisa uma vez que emergiu a dimensão étnica-cultural evidenciada pela história social dos idosos da instituição A, não emergindo na instituição B. Foi possível, assim, apresentar pontos de referência para discussão de uma educação gerontológica, baseada nas idéias de Morin voltada para as demandas futuras.
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